Miles Morales: Tudo que você precisa saber sobre o Homem-Aranha da Marvel

Capa da Publicação

Miles Morales: Tudo que você precisa saber sobre o Homem-Aranha da Marvel

Por Junno Sena

Diferente de Peter Parker, que foi concebido através da pergunta “Como seria um herói com poderes de inseto?”, Miles Morales foi rascunhado de uma questão bem menos complexa: “Como seria um Homem-Aranha negro?”. Seguindo a candidatura e posterior vitória de Barack Obama como presidente, os rumores e pedidos dos fãs para que Donald Glover se tornasse o Homem-Aranha nos cinemas; o editor-chefe, Axel Alonso, viu uma oportunidade para mudar a dinâmica da Marvel. E é assim que Miles dá seus primeiros passos para se tornar a lenda que é hoje.

Como Miles Morales foi criado?

Capa de Ultimate Fallout #4

Mas não foi tão fácil quanto parece. Mesmo que o intuito de Stan Lee fosse esboçar a ideia que qualquer pessoa poderia estar por baixo da máscara do Homem-Aranha, os 49 anos de racismo que separam a criação de Parker e Morales tornaram impossível para que isso se tornasse realidade. E a solução foi trabalhar com o famoso “What if…?”.

“Nós vimos a América ganhar seu primeiro presidente negro e pensamos que talvez fosse a hora de darmos uma olhada em nossos ícones”, disse Axel Alonso sobre a criação de Miles Morales.

Criado por Brian Michael Bendis e Sara Pichelli, nesse “E se…?” construído no Universo Ultimate da Marvel, um espaço para novas ideias serem esboçadas, mas nunca relevantes para a linha temporal original, Peter Parker morreria tragicamente e, a revelação de sua identidade somado a uma aranha radioativa fugindo da Oscorp fariam de Miles, uma versão inteiramente nova do Homem-Aranha.

Apresentado em Ultimate Fallout #4, é interessante notar que, até o momento, os personagens que carregaram o nome do Aranha, salvo Miguel O’Hara, estavam geralmente atrelados a Peter, fossem como parentes de realidades alternativas ou como clones do garoto. A inserção de Miles marca uma maior abertura do Aranhaverso, tornando efetiva a ideia de que qualquer um pode ser o herói aracnídeo. Esse pontapé inicial, do primeiro Aranha negro, vai se estender por várias participações do personagem no Universo Marvel, como o número 42 sendo utilizado em Homem-Aranha no Aranhaverso, uma homenagem ao primeiro jogador de baseball na Major League, Jackie Robinson.

Jackie Robinson e o número 42

Qual é a origem de Miles Morales nos quadrinhos?

Porém, sua origem é bem menos pretensiosa do que parece. Após visitar o tio, que na época era o vilão Gatuno, uma aranha da Oscorp pica Miles. Após espumar pela boca e desmaiar, ele vê seu pai discutindo com seu tio e é quando ele percebe que está invisível. Ao caminhar pela rua para arejar a cabeça, ele é abordado por um grupo que quer roubar sua mochila e descobre outra habilidade, a capacidade de imobilizar seu oponente com veneno.

Mesmo descobrindo poder saltar grandes distâncias e escalar paredes, o garoto opta por viver uma vida normal. Isso muda dois meses depois, quando passa a ter pesadelos premonitórios onde Electro o eletrocutava. Neste mesmo dia, Parker morre baleado. Descobrir a verdadeira identidade do Homem-Aranha o faz prestar uma homenagem e comparece ao enterro do herói. É então que, em uma conversa com Gwen Stacy, ele descobre a máxima sobre ser um Aranha: “Com grandes poderes, vem grandes responsabilidades”.

Miles Morales do Universo 616

Universo Ultimate

A frase dita por Gwen ecoou na mente e coração do garoto, finalmente o fazendo aceitar os poderes que lhe foram dados. Mas, assim como diversos leitores não gostaram da criação de Miles, nem todo mundo ficou feliz ao ver um Homem-Aranha com uma fantasia velha, balançando pelos prédios. Jessica Drew, a Mulher-Aranha, decide confrontá-lo e o leva para uma cela em Treskelion ONE, a sede dos Supremos, onde Homem de Ferro, Nick Fury e Gavião Arqueiro o observam.

Conseguindo a confiança dos heróis após nocautear Electro, Miles inicia sua carreira como o novo Aranha. Nesse momento, a popularidade do herói já estava crescendo, se tornando um dos carros chefe do Universo Ultimate que, aos poucos, estava chegando ao seu fim. O que culminou no início de um crossover entre o Universo Ultimate e a Terra-616, casa do Peter Parker original e da linha temporal principal da Marvel.

Entre idas e vindas por buracos de minhoca, encontros com vilões inusitados e uma breve participação na equipe dos X-Men do passado, Miles encontraria uma nova casa no Universo 616.

Miles Morales e seu crossover com os X-Men

Mudança de universo

Mas antes de arrumar as malas e se mudar para essa nova realidade, Miles precisou lidar com algumas perdas e desilusões. Além de descobrir que seu tio era o vilão Gatuno, Miles perdeu sua mãe após um ataque do Venom no hospital onde ela trabalhava. O desespero dos policiais os fez atirar sem cuidado algum, atingindo Rio Morales, que morreu nos braços de Miles. 

Em Guerras Secretas, evento que aposenta o Universo Ultimate, essa situação é revertida. Homem-Molecular, em dívida com Miles, coloca o rapaz e sua mãe na continuidade do universo principal da Marvel. Os novos ares causam diversas outras mudanças na história de Miles, o tornando uma persona originária da Terra-616.

Por outro lado, mesmo que o Homem-Molecular tenha ajudado Miles a recriar sua família e manter sua identidade e história no Universo 616, ele esqueceu ou não foi capaz de remover o outro Miles que já existia lá. E essa contraparte cheia de amargura após perder sua amada, passou a trabalhar para o Rei do Crime, Wilson Fisk. Ele se tornou obcecado pela ideia de viajar por outras realidades e, após causar vários problemas para o herói aracnídeo, Miles alternativo conseguiu encontrar um lar na Terra-1610, onde sua amada, Bárbara, ainda estava viva.

Equipes heroicas

Nova, Homem-Aranha e Miss Marvel

Eventualmente, Miles conseguiu se encaixar nessa nova vida. Tendo encontrado outros exilados das Guerras Secretas, como Gwenpool, e fazendo parte de equipes como Vingadores e Campeões, Miles passou de um personagem alternativo para um dos novos rostos da juventude da Marvel. Ao lado da Miss Marvel da Kamala Khan, e Nova de Sam Alexander, o personagem até mesmo se rebelou contra os Vingadores.

Depois disso, além de ser protagonista de Homem-Aranha no Aranhaverso, Miles teve aparições na animação Ultimate Spider-Man, dublado por Donald Glover, ganhou um jogo para PlayStation em 2020 e, além de aparecer em outras animações, promete dar as caras em outras mídias. Já nos quadrinhos, uma série “What if…?”, apresentando versões alternativas de Miles será publicada esse ano pela Marvel. Enquanto isso, o que se pode fazer é esperar pelos próximos dois filmes do Aranhaverso.

Continue lendo: