Madame Teia: Tudo sobre a personagem da Marvel que vai ganhar filme

Capa da Publicação

Madame Teia: Tudo sobre a personagem da Marvel que vai ganhar filme

Por Junno Sena

Quem não se lembra da idosa frágil com frases enigmáticas e visual marcantes na animação do Homem-Aranha dos anos 90? Aproximando o Cabeça de Teia do seu lado místico, Madame Teia se tornou um marco para a série animada do herói da Marvel. Misturando misticismo com o Aranhaverso, Cassandra Webb foi uma breve apresentação para o quão vasta poderia se tornar a história de Peter Parker.

Neste texto, contamos mais sobre a personagem, sua origem e seu possível futuro nos cinemas!

Cassandra Webb, a primeira Madame Teia

Cassandra Webb como Madame Teia.

Com o anúncio de um filme próprio, surgiu a dúvida: Será que a idosa enigmática possui história para carregar um filme? Criada por Denny O’Neil e arte de John Romita Jr., a primeira aparição da mutante se deu em novembro de 1980, em The Amazing Spider-Man #210. Nela, após ser levado à vidente Cassandra Webb por sua amiga, Peter diz que a mulher não passa de uma farsante. O que o herói não esperava é que Madame Teia se tornaria um elemento chave para desvendar um sequestro.

“Hey, aranha… Achou que era o único Cabeça de Teia na cidade…? Conheça Madame Teia!”, diz a capa da história de sua primeira aparição na Marvel.

A vidente não apenas prova que seus poderes são reais, como faz uma ligação para Parker e deixa claro saber de sua identidade secreta, além de prever uma proposta de emprego vinda de J. Jonah Jameson. Madame Teia, então, se manteve presente na vida de Parker, quase como uma versão da Oráculo, Barbara Gordon, para o Batman. Dando pistas e visões para o herói, a personagem chegou a ser sequestrada pelo Fanático, uma vez pela família de Kraven, já conheceu e irritou Jessica Jones e participou de uma seita com Norman Osborn

Primeira aparição da personagem

A Reunião dos Cinco, como foi chamada, tinha o intuito de concluir um ritual e dividir dádivas e maldições para os cinco reunidos. Entre imortalidade, insanidade, conhecimento, poder e morte, Cassandra recebe a imortalidade, enquanto Norman, a insanidade. A pegadinha é que nem tudo é o que parece e às vezes, receber a morte seria melhor.

Isso porque Cassandra nunca manteve essa dádiva por muito tempo. Sendo uma parte importante do time de Mulheres-Aranha, Cassandra se viu na necessidade de passar o manto e poderes para outra personagem importante do Aranhaverso: Julia Carpenter, a segunda Spider-Woman dos quadrinhos, conhecida como Arachne — que também está no centro das teorias sobre o filme que será estrelado por Dakota Johnson.

Julia Carpenter, a segunda Madame Teia

Após sofrer uma ferida mortal, Cassandra decide transferir seus poderes proféticos, junto de sua cegueira, para Julia, que se tornou a nova Madame Teia. Aquele não foi o fim de Cassandra, pelo contrário, a personagem morreu, voltou a vida, enfrentou Electro e até se tornou um clone. Mas, a personagem não estava feliz com o que o futuro lhe reservava. Enquanto recusava ajuda e a tomar os remédios necessários para estabilizar o seu corpo clonado, a mulher enfim se deixou partir.

“Não me ajude. Eu vi o futuro e é um que eu preferiria não viver para vê-lo acontecer”, Madame Teia antes morrer pela última vez.

O encontro de Madame Teia e Fanático.

O que parecia ser o estado frágil de Cassandra abre espaço para uma nova versão da personagem. Mesmo que a Madame Teia original nunca estivesse parada e sempre se colocasse em risco, a verdade é que sua cegueira e paralisia a tornavam uma personagem reclusa. A inserção de Julia dá maior dinamismo ao manto de Teia, podendo colocá-la em em campo com outros Aranhas.

Ordem da Teia

Julia e a Ordem da Teia

Isso acontece com a personagem ajudando com o arco Ilha-Aranha, bem como tendo um papel relativamente importante no arco em que Doutor Octopus e o Homem-Aranha trocaram de corpo, para citar alguns exemplos. A sua conexão com a Teia da Vida e do Destino é o seu diferencial comparado a outros personagens, a permitindo ser de grande utilidade em eventos com outros heróis aracnídeos, como Seda, Spider-Gwen e Miles Morales.

Em Ordem da Teia, por exemplo, um sonho premonitório e o surgimento do vilão Kindred faz com que Julia reúna várias “Pessoas-Aranha” para impedir que Peter salve a vida de Norman Osborn. Lutando lado a lado com seus parceiros de equipe, Julia mostra que possui um leque de habilidades além das doadas por Cassandra, que foram a telepatia, projeção astral, clarividência e sua cegueira.

Madame Teia em live-action

Julia Carpenter como Madame Teia.

Com alguns dos famosos poderes aracnídeos de Peter, e por ainda possuir o título de Madame Teia, Julia é o centro da teoria do filme com Dakota Johnson. Tanto pelo dinamismo presente na personagem, quanto pela atriz ser bem mais jovem que Cassandra. É possível que a necessidade de uma presença feminina no Aranhaverso dos live-actions da Sony seja preenchida com duas personagens.

Mas essa é apenas a ponta do iceberg. Madame Teia ainda possui muito para contar. Em outros universos, por exemplo, Gwen Stacy recebeu o manto da vidente. Em outros casos, a inserção da personagem no universo cinematográfico pode significar a apresentação futura de personagens como Jessica Drew e Mattie Franklin. Porém, como isso vai acontecer é algo que nem Madame Teia será capaz de prever.

Os poderes e as habilidades da Madame Teia

A Madame Teia tem um poderoso arsenal de habilidades.

A Madame Teia carrega consigo um poderoso arsenal de habilidades especiais, muitas delas envolvendo capacidades psíquicas que a ajudam a projetar sua consciência para fora de seu corpo, por exemplo. Ela também consegue prever acontecimentos do futuro, algo que, sem dúvida, torna-se bastante útil em uma luta.

Os principais poderes da Madame Teia são:

  • Telepatia: capacidade de ler mentes;
  • Projeção Astral: habilidade de projetar sua consciência para fora do corpo;
  • Cirurgia Psíquica: capacidade de realizar cirurgias em outras mentes;
  • Clarividência: sensibilidade às energias psíquicas do ambiente;
  • Presciência: habilidade de ver aspectos do futuro;
  • Imortalidade: vida eterna.

Aproveite e leia também: