Por que exatamente J. Jonah Jameson odeia o Homem-Aranha?

Capa da Publicação

Por que exatamente J. Jonah Jameson odeia o Homem-Aranha?

Por Nick Narukame

Quem conhece o Homem-Aranha já se deparou com a figura de J. Jonah Jameson em algum momento da vida. O dono do Clarim Diário é conhecido por destruir a imagem do herói nas edições de seu jornal e estar sempre gritando por fotos do Cabeça de Teia. Mas você já se perguntou o motivo de tanta raiva gratuita?

Motivo 1: Inveja

Segundo divulgado pelo CBR, o motivo pelo qual J.J.J. sente tanta aversão pelo Amigão da Vizinhança sofreu muitas alterações conforme a história ia mudando de roteirista. Logo em sua primeira aparição, o personagem afirma não gostar do Aranha por considera-lo um péssimo exemplo para as crianças (O Homem-Aranha, de Stan Lee e Steve Ditko, publicada no Brasil em 1969).

Segundo ele, as crianças ficariam tentadas a fazer os mesmos feitos extraordinários e perigosos que o teioso e deveriam se inspirar em heróis mais “tradicionais” como seu filho astronauta John Jameson.

Obviamente essa desculpa não colou e, em edições posteriores da mesma revista, Jameson foi pintado como um homem mesquinho que agia da forma como agia por inveja. Por muitos anos essa foi a explicação oficial para sua raiva, porém, com o passar do tempo, alguns roteiristas foram suavizando a figura de J.J.J. e, na década de 1990, algumas explicações mais maleáveis começaram a surgir.

Motivo 2: vigilante ilegal

Em Spectacular Spider-Man #175 (publicada por aqui como Homem-Aranha #137 em 1994), de David Michelinie e Sal Buscema, é Mary Jane quem oferece uma explicação. A ruiva afirma que Jameson não gosta de Homem-Aranha por não ser licenciado pelo governo e que essas atividades de vigilante eram contrárias ao que o repórter considerava certo. Claro, isso acaba indo de encontro com atitudes fora da lei tomadas pelo próprio Jameson em sua busca incansável em pôr as mãos no herói, mas essa hipocrisia é comum até na vida real.

Página retirada da HQ citada.

A explicação de Mary Jane sobre o ódio de J. J. Jameson tem a ver com suas atividades de vigilância não serem regulamentadas pelo governo.

Motivo 3: pai abusivo

Ainda na década de 1990, a animação de Homem-Aranha segue uma linha um pouco mais emocional para explicar o ódio de J.J.J.: sua esposa teria sido morta por um homem mascarado e ele associava esse fato a máscara usada pelo Aranha.

A questão da máscara foi aproveitada por Zeb Wells e Dean Haspiel em Spider-Man’s Tangled Web #20 (Homem-Aranha #25 na edição Brasileira) que explora o passado de Jameson, explicando que ele foi criado por um homem abusivo que era considerado um “herói de guerra”. Por conta disso, Jameson sempre desconfiou que o Aranha estivesse fingindo ser um herói enquanto era um completo idiota por baixo da máscara como sua figura paterna havia sido.

Página retirada da HQ citada.

Algumas HQs também sugerem um problema de Jameson com máscaras.

Mais recentemente, a sexta edição da HQ Peter Parker: The Spectacular Spider-Man (publicada aqui como Espetacular Homem Aranha nº24 em 2018) de Chip Zdarsky, Michael Walsh e Ian Herring, mostrou uma melhora no relacionamento de Peter e Jameson. Isso ocorreu após o herói revelar sua identidade secreta em uma entrevista concedida a ele em troca de informações que o Cabeça de Teia precisava. Isso reforça a versão de Wells onde a máscara era o principal motivo de toda a desconfiança de J.J.J.

De toda a forma, J. J. Jameson segue sendo representado como alguém egoísta na maior parte dos casos, movido por uma inveja que, apesar de ser justificada por alguns roteiristas, atrapalha em muito a vida do Homem-Aranha.

Mas e você? O que acha do personagem e de suas motivações? Tem alguma teoria sobre isso tudo? Divida com a gente nos comentários!

Aproveite e confira também: