Homem-Aranha: Peter Parker já se tornou o Duende Verde em saga controversa da Marvel

Capa da Publicação

Homem-Aranha: Peter Parker já se tornou o Duende Verde em saga controversa da Marvel

Por Gus Fiaux

Todo herói que se preze precisa ter um inimigo poderoso, vil e cruel, que sirva como seu nêmese pessoal. Já vimos isso aos montes, seja com o Batman e o Coringa, o Capitão América e o Caveira Vermelha, e, é claro, com o Homem-Aranha e o Duende Verde. Porém, você sabia que em uma realidade alternativa… eles já foram a mesma pessoa?

Em Dinastia M, a Feiticeira Escarlate usa sua magia do caos para criar uma nova realidade alternativa, onde o mundo é totalmente diferente e os maiores sonhos de todos os heróis da Marvel se tornam realidade. Aqui, os mutantes são a raça dominante do planeta, Carol Danvers é uma heroína muito amada e Peter Parker tem a chance de reencontrar Gwen Stacy, que se torna sua esposa. Além disso, o personagem é rico, bem-sucedido e muito famoso.

Na trama da saga principal, os heróis começam a retomar suas memórias da “realidade original”, o que, para Peter, significa ver sua vida desmoronando. Assim, antes de tudo ruir, seu subconsciente começa a encontrar formas de sabotá-lo.

Peter Parker era o Duende Verde na realidade de Dinastia M.

Em Spider-Man: House of M (via ScreenRant), de Mark Waid, Tom Peyer Salvador Larroca, seguimos J. Jonah Jameson, que é o agente publicitário de Peter Parker, sendo continuamente humilhado e feito de serviçal. Certo dia, ele recebe a visita do Duende Verde, que o entrega o diário do Homem-Aranha, cheio de informações bem incriminadoras, como o fato de que ele recebeu seus poderes através de um acidente.

Isso pode parecer algo simples, mas vale lembrar que no universo de Dinastia M, os mutantes eram a “raça superior” enquanto os humanos são uma minoria oprimida. Ao levar isso para a imprensa, JJJ faz com que o Homem-Aranha seja perseguido e odiado, fazendo com que Gwen Stacy busque pelo Duende Verde junto do Rino (que nesse universo, é segurança de Peter), para tentar descobrir as motivações para ele ter vazado segredos do Herói Aracnídeo.

Eventualmente, eles conseguem capturar e prender o vilão, mas ao tirar sua máscara, descobrimos que o homem por baixo dela é ninguém menos que Peter Parker, consumido pela culpa e decidido a sabotar sua própria vida perfeita por saber que tudo não passa de uma mentira.

Embora Dinastia M seja uma saga aclamada pelo público, o tie-in (nome que se dá aos quadrinhos mensais que fazem conexões com uma saga principal maior) Spider-Man: House of M é bem polêmico entre os fãs. Há quem goste da forma como o quadrinho trata a psiquê de Peter Parker, mas há também quem ache que transformá-lo no Duende Verde é uma desonra à memória do herói.

Qual a sua opinião sobre isso?

No Brasil, essa história foi publicada entre Homem-Aranha #58 #59, publicadas pela Panini Comics em 2006.

Abaixo, confira também: