Animais Fantásticos: Entenda a relação de Dumbledore e Grindelwald em Harry Potter

Capa da Publicação

Animais Fantásticos: Entenda a relação de Dumbledore e Grindelwald em Harry Potter

Por Gus Fiaux

Em menos de um mês, chega aos cinemas Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore, terceiro filme na franquia que serve como prequel para as histórias de Harry Potter. Embora tenha sido inicialmente anunciada como uma saga que exploraria as aventuras de Newt Scamander no Mundo Bruxo, a franquia tem deixado cada vez mais isso de lado em prol de uma história mais focada na vida de Alvo Dumbledore e na ascensão maligna do perigoso bruxo Gerardo Grindelwald.

E desde o filme anterior, Os Crimes de Grindelwald, já dava para notar que a saga estaria explorando um pouco mais do passado de Dumbledore e como ele e Grindelwald eram “próximos”, algo que pegou muitos de surpresa em um teaser recente do filme, no qual o futuro diretor da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts confessa o seu amor pelo perigoso bruxo das trevas. Aqui, vamos explicar um pouco sobre a amizade entre Dumbledore e Grindelwald e como os dois tiveram uma grave cisão que os transformou em inimigos mortais!

Alvo Dumbledore (esq.) e Gerardo Grindelwald (dir.) aparecem em uma imagem de A Vida e as Mentiras de Alvo Dumbledore, de Rita Skeeter.

Juventude e amor proibido

Muito do que sabemos sobre a vida de Alvo Dumbledore só foi ser revelado no sétimo livro da saga escrita por J. K. Rowling. Em Harry Potter e as Relíquias da Morte, a jornalista Rita Skeeter acaba escrevendo um livro sobre a vida do bruxo, logo depois de sua morte. Intitulado “A Vida e as Mentiras de Alvo Dumbledore“, esse livro é cheio de segredos sórdidos e informações tiradas de contexto, que pintam o bruxo como um infame amante das artes das trevas, antes de ter seguido o caminho heroico.

No livro, descobrimos que Alvo Dumbledore iria viajar com um amigo, Elphias Doge, logo que acabasse com seus estudos na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Entretanto, uma tragédia aconteceu: a irmã mais nova de Alvo, Ariana Dumbledore, acabou matando a própria mãe dos dois, Kendra Dumbledore, após um surto. Sem controle de sua magia, ela era um perigo e Dumbledore foi forçado a ficar em casa para cuidar dela e de seu irmão, Aberforth, no vilarejo de Godric’s Hollow.

Eis que um dia, um curioso estrangeiro chega à vila para passar dois meses com sua tia-avó. Trata-se de Gerardo Grindelwald, um bruxo jovem que era cheio de vivacidade e brilhantismo, e logo atraiu a atenção de Dumbledore, que buscava algo para livrá-lo dos fardos da vida. Os dois se tornaram amigos, compartilhando ideias e planos sobre a magia e sobre a possível existência das Relíquias da Morte. E nesse período, Alvo deixou-se ser seduzido por um discurso perigoso criado por Grindelwald, a respeito da superioridade dos povos bruxos.

Embora isso não esteja presente nos livros, foi dado como cânone pela autora que Alvo Dumbledore era gay e sua maior paixão foi, justamente, Gerardo Grindelwald. A amizade entre os dois floresceu e eles começaram a pensar em uma vida juntos, enquanto viajavam pelo mundo em busca das Relíquias da Morte. Mas o futuro seria bem cruel para Alvo…

No Espelho de Ojesed, Alvo Dumbledore enxerga seu maior inimigo.

Pacto de Sangue e Cisão

Em Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald, descobrimos que Alvo Dumbledore, há muitos anos, chegou a fazer um Pacto de Sangue com Gerardo Grindelwald. Os Pactos de Sangue são feitiços muito fortes e poderosos, que marcam o compromisso de duas ou mais partes com um ideal em comum – e no caso do pacto criado por Dumbledore e Grindelwald, havia uma espécie de acordo de não-agressão, de modo que nenhum dos dois devia atacar o outro, sob riscos perigosos.

Isso supostamente teria acontecido enquanto ainda eram jovens adultos e amantes, como uma forma de firmar seu compromisso com a supremacia bruxa. Tudo mudou, no entanto, quando antes de viajarem, Alvo Dumbledore foi confrontado por seu próprio irmão, Aberforth Dumbledore, que expôs o quão inescrupuloso era o plano do casal e como Alvo estava deixando sua irmã mais nova completamente ao léu. E isso foi a primeira coisa que despertou a consciência de Dumbledore.

Porém, Gerardo Grindelwald não ficou nada feliz com a intromissão de Aberforth. Ainda em Godric’s Hollow, ele invadiu a casa dos Dumbledore e atacou o irmão de Alvo com a Maldição Cruciatus, um dos feitiços imperdoáveis. A seguir, tanto Alvo quanto Gerardo e Aberforth passaram a lutar entre si, disparando feitiços e maldições um contra o outro. E eventualmente, um feitiço “perdido” atingiu Ariana Dumbledore, a irmã mais nova de Alvo, que morreu na mesma hora.

Isso gerou uma cisão imediata entre Dumbledore e Grindelwald, mas nunca soubemos quem acertou o feitiço em Ariana – de modo que pode ter sido o próprio Alvo, enfurecido pelo clamor da batalha. Há rumores de que, no novo filme, a morte de Ariana será tratada como uma consequência pela quebra do Pacto de Sangue, mas isso ainda não foi confirmado. De um jeito ou de outro, os dois racharam ali, com Grindelwald determinado a explorar a Europa, enquanto Dumbledore ficou para trás e começou a trilhar o caminho que o transformaria em diretor de Hogwarts.

A grande batalha se aproxima!

Reencontro e a grande batalha

Originalmente, no cânone criado por J.K. Rowling, era dito que Alvo Dumbledore e Gerardo Grindelwald só se encontrariam novamente em 1945, ano em que os dois bruxos travaram um grande duelo, que resultou na trágica derrota de Grindelwald. Porém, a franquia Animais Fantásticos está fazendo mudanças no cânone e pequenos retcons, trazendo mais detalhes para as origens desse confronto. Desde o primeiro filme, no entanto, estamos vendo como Grindelwald têm conquistado cada vez mais poder e angariado súditos para sua causa supremacista.

Por outro lado, Dumbledore conta com a ajuda de Newt Scamander para realizar diversas missões, enquanto tenta acabar com a ascensão vertiginosa do seu antigo amigo e amante. E tudo isso parece chegar a um ponto de ebulição em Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore, que pelo trailer, parece trazer o primeiro reencontro de Alvo e Gerardo antes da batalha que acontecerá em 1945 – e que deve ser o tema do último filme dessa pentalogia, caso a Warner siga os planos.

Em Os Crimes de Grindelwald, o filme termina com Alvo reconquistando um pequeno pingente, que representa o Pacto de Sangue feito entre ele e Grindelwald, e diz que tentará de tudo para quebrar a magia. É possível que isso já tenha acontecido antes dos eventos do terceiro filme, e agora veremos Dumbledore ainda mais imerso na ação contra o bruxo das trevas. Por outro lado, Grindelwald também tem uma carta na manga, já que está junto de Credence Barebone, cujo nome real é Aurelius Dumbledore.

Outros rumores indicam que Aurelius pode ser um sobrinho perdido de Alvo Dumbledore, que até então nunca fora mencionado no cânone – uma teoria que pode ganhar força com a presença de Aberforth Dumbledore no longa. De qualquer jeito, já sabemos como a história termina: Alvo finalmente vai confrontar Gerardo e derrotá-lo. É assim que ele conquista domínio sobre a Varinha das Varinhas até sua morte, enquanto o bruxo das trevas para seus últimos dias enclausurado na prisão de Nurmengard, que antes servia como sua própria base de operações.

Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore estreia em 14 de abril nos cinemas.

Abaixo, veja também: