A Casa do Dragão: Como a relação entre Alicent e Rhaenyra é diferente no livro

Capa da Publicação

A Casa do Dragão: Como a relação entre Alicent e Rhaenyra é diferente no livro

Por Melissa de Viveiros

A Casa do Dragão adapta a trama do livro Fogo & Sangue, de George R. R. Martin, para o formato de série. Com uma história bastante centrada no Trono de Ferro e na luta de Rhaenyra para conquistá-lo, a princesa é uma das peças centrais da trama — assim como a Lady Alicent Hightower, apresentada como sua amiga mas que logo se torna mais que isso. Mas como é a relação das duas nos livros?

Apesar de até o momento seguir relativamente fielmente o que é descrito no livro, House of the Dragon vem tomando liberdades na construção de diversos elementos. Seja na violência ampla de seu mundo (já que, apesar dos conflitos e guerras, não é comum no universo de Martin que lordes se matem em qualquer ocasião sem qualquer consequência), nas idades de seus personagens ou nas relações entre eles, diversos elementos foram alterados para a série.

Rhaenyra e Alicent são muito próximas no início da série. (Reprodução: HBO)

A relação entre Alicent e Rhaenyra é um desses elementos. No início da série, as duas são apresentadas como amigas próximas, principalmente por não contarem com outras damas de idade semelhante ao seu redor. Em entrevista, as intérpretes das versões mais jovens das personagens, Milly Alcock Emily Carey, mencionaram até uma construção com um viés romântico, ainda que isso não se desenvolva nesse sentido depois.

Mesmo após um período de desavença e frieza seguindo o casamento de Alicent com o pai de Rhaenyra, Viserys, parte dessa proximidade ainda se mantém. Assim, na versão audiovisual elas tem um relacionamento e uma conexão muito próximos, mantido por anos, e que possivelmente resultará em muito drama e desavenças profundas quando as duas de fato estiverem de lados opostos.

Já nos livros, isso é bem diferente. Para começar, Alicent e Rhaenyra tem uma distância de idade bem maior do que na série. Quando a Hightower se casou com Viserys, ela tinha cerca de 18 anos, enquanto sua enteada tinha apenas 9. Assim, a relação delas nunca foi de amizade como na série, ainda que tenha começado de forma positiva.

Nos livros, a princesa e a rainha nunca se deram tão bem. (Reprodução: Fogo & Sangue/Douglas Wheatley)

É dito que, no casamento, Alicent se referiu a Rhaenyra como “filha”, e a princesa fez questão de servi-la. A proximidade entre as duas, no entanto, não durou muito, já que um ano depois de se casar com o rei a nova rainha deu a ele um filho homem, seguido de uma filha e mais um menino. Isso começou a criar inimizade entre as duas, já que Rhaenyra foi mantida como herdeira do trono ao invés dos filhos de Alicent.

A situação se tornou cada vez pior, sem o atenuante da afeição entre elas que a produção da HBO traz. Assim, o relacionamento das personagens é bem diferente nos livros e na série, com muito mais antagonismo na versão literária.

A história completa pode ser conferida no livro Fogo & Sangue. Já a versão da série pode ser acompanhada em A Casa do Dragão, que ganha novos episódios aos domingos na HBO e HBO Max.

Veja também: