A Casa do Dragão: As principais diferenças entre os acontecimentos do casamento no episódio 5 e o livro

Capa da Publicação

A Casa do Dragão: As principais diferenças entre os acontecimentos do casamento no episódio 5 e o livro

Por Melissa de Viveiros

Atenção: Alerta de Spoilers!

A Casa do Dragão chegou à metade de sua primeira temporada no último domingo (18). Apresentando o casamento bastante movimentado entre a princesa Rhaenyra e Laenor Velaryon, o episódio 5 trouxe grandes acontecimentos à história, mas nem tudo ocorreu de maneira semelhante ao que é contado no livro em que a obra se baseia.

O grande destaque nesse sentido é o fim do episódio, mas a morte de Sor Joffrey Lonmouth não é a única parte em que a trama se diferencia de Fogo & Sangue, livro escrito por George R. R. Martin que a série adapta. O casamento da herdeira do trono e do filho de Corlys Velaryon ocorre de modo um tanto diferente, por conta de vários detalhes.

Daemon não só comparece como tem um momento bem próximo com a noiva durante o casamento. (Reprodução: HBO)

Um deles é a presença de Daemon no banquete, já que o príncipe havia sido exilado pelo irmão. No livro, após ser exilado, o irmão do rei só retorna à corte muito depois, já sendo casado e tendo duas filhas. Ele ter se tornado pai é, na verdade, um dos motivos pelos quais Viserys o aceita de volta, acreditando que a paternidade teria feito com que ele mudasse.

Outra diferença é que, na versão literária, a celebração de fato dura sete dias, sendo descrita como uma das maiores festas que o reino havia visto em anos. No livro, é dito que “O casamento foi comemorado com sete dias de festas e justas, o maior torneio havia muitos anos”.

Assim como na série, Rhaenyra e Sor Criston haviam se desentendido antes do casamento acontecer, embora mais de uma versão de como isso aconteceu seja apresentada no livro. Essa oposição entre eles é oficializada quando a princesa nega seu favor a ele, o dando a Sor Harwin Strong, enquanto o cavaleiro da Guarda Real passa a usar a prenda da rainha Alicent.

Sor Joffrey Lonmouth é assassinado por Sor Criston no meio do banquete na série. (Reprodução: HBO)

Na versão da HBO, Cole assassina o amante de Laenor, Sor Joffrey Lonmouth, propositalmente. No livro, ainda que ele também tire a vida do Cavaleiro dos Beijos, isso acontece de modo diferente, durante um torneio, e a morte é considerada acidental. Mesmo assim, o rei Viserys fica furioso, já que uma ocasião alegre é estragada pelo acontecimento. De qualquer maneira, nada sugere que a cerimônia foi realizada de modo apressado por conta da tragédia, do modo como ocorre no episódio.

Como a morte de Joffrey demora dias antes dele de fato falecer, e é considerada acidental, Sor Criston não é culpabilizado, e não há indicação de que se sinta culpado. Já na série, o cavaleiro sai ileso apesar de matar o outro propositalmente durante a celebração, e é apenas sua própria culpa que o leva a quase tirar a própria vida, sendo impedido pela rainha Alicent, enquanto no livro nada do tipo é mencionado.

Outro ponto bem diferente é a entrada de Alicent com seu marcante vestido verde. Embora o momento seja importante nas duas versões, no livro é em uma situação diferente que ela usa o icônico vestido verde: a celebração de cinco anos de seu casamento com o rei Viserys. Além disso, é a oposição entre o verde dela e o preto usado por Rhaenyra que se destaca, algo que não acontece na série.

A Casa do Dragão está disponível na HBO e HBO Max.

Veja também: