A Casa do Dragão: Ator fala sobre grande mudança de Criston Cole na série

Capa da Publicação

A Casa do Dragão: Ator fala sobre grande mudança de Criston Cole na série

Por Gus Fiaux

Atenção: Alerta de Spoilers!

Se as oito temporadas de Game of Thrones nos ensinaram algo, foi: não confie em todo mundo que aparece com um sorriso gentil. Alguns anos depois, isso se aplica diretamente a Casa do Dragão, especialmente com o cavaleiro Criston Cole, que foi durante os capítulos anteriores foi construído como um defensor leal e sincero de Rhaenyra Targaryen.

Porém, no quinto capítulo da série, podemos vê-lo tomando uma decisão bem questionável: após ser recusado por Rhaenyra, ele acaba matando Joffrey – o romance secreto de Laenor Velaryon. Ele até pensa em acabar com a própria vida após o ato, mas é parado pela Rainha Alicent Hightower. Em entrevista recente ao EWFabien Frankel, que interpreta Criston Cole, comentou um pouco a evolução de seu personagem:

“Ele é bem estabelecido como uma coisa só, e conforme a série progride, ele muda muito. Isso era bem animador para mim. Ele é estabelecido como um cavaleiro nobre e cheio de boas intenções que está ali para proteger Rhaenyra. E para aqueles que leram os livros, ele não é isso de forma alguma.”

Vale lembrar que, em Fogo e Sangue, Criston Cole mata Joffrey em um torneio. Na série, esses eventos acontecem de um jeito bem diferente – e muito mais brutal – já que tudo se passa durante um casamento. Isso faz com que Cole seja um personagem bem complexo e muito mais difícil de se perdoar.

De acordo com o astro, Criston Cole fez o que fez por conta de ações de Rhaenyra.

Ainda de acordo com Frankel, as motivações de seu personagem não surgiram apenas porque ele tomou um pé na bunda. Na verdade, foi o modo como Rhaenyra Targaryen fez ele passar por tanto sofrimento que o moldou para que ele se transformasse nesse antagonista. De acordo com ele:

“Eu não acho que seja porque [Rhaenyra] diz que não vai fugir com ele. Eu acho que é pela forma em que ela diz que não vai fugir com ele. Aquela cena poderia facilmente ser escrita como ele pedindo a ela para fugir com ele, e ela entende porque ele se sente dessa forma, mas não pode deixar seu papel como rainha, mas ela poderia oferecer a ele uma saída caso ele quisesse sair da Guarda Real. Isso poderia muito bem ser o cenário, mas não é. Para mim, isso é muito interessante. Ela escolheu manter ele ali. Ela fez ele permanecer durante todo o casamento. É assim que a animosidade se constrói.”

Agora, A Casa do Dragão terá um grande salto temporal – tanto que no próximo capítulo, já veremos Emma D’Arcy Olivia Cooke assumindo os papéis de Rhaenyra e de Alicent. O que podemos imaginar é que, de alguma forma, Criston Cole passará a trabalhar junto de Alicent – e isso trará consequências bem devastadoras para Porto Real e para a dinastia dos Targaryen.

A Casa do Dragão é exibida aos domingos na HBO e no HBO Max.

Abaixo, confira também: