12 atores de Hollywood que são brasileiros e você não sabia

Capa da Publicação

12 atores de Hollywood que são brasileiros e você não sabia

Por Arthur Eloi

Não só o Brasil é lar para todo tipo de cultura, como também os brasileiros são conhecidos por estarem em todos os lugares do planeta. Hollywood não é diferente, e há uma grande variedade de atores nascidos no Brasil, ou então filhos de brasileiros, que conquistaram o estrelato no cinema e na televisão.

Confira abaixo 12 atores de Hollywood que são brasileiros e você não sabia!

Barbie Ferreira

Nome em ascensão em Hollywood, Barbie Ferreira já conquistou dois papéis de peso ao estrelar o filme Desgrávida (2020) e, claro, viver Kat nas duas temporadas de Euphoria. Além disso, ela já está confirmada no elenco de Não! Não Olhe!, o próximo filme de Jordan Peele (Corra!, Nós).

Muita gente não sabe que Barbie Ferreira é filha de brasileiros por parte de mãe. Por conta disso, ela sabe frequentemente interage com os fãs do Brasil nas suas redes sociais, conversando normalmente em português – até mesmo com sotaque mineiro, algo que ela diz que puxou da avó.

Henry Zaga

Nascido em Brasília, Henry Zaga é outro ator brasileiro que ganha cada vez mais espaço em Hollywood. Desde seu primeiro papel aos 22 anos, em 2015, ele apenas estrelou produções estrangeiras.

Logo após uma pequena participação em The Mysteries of Laura, Henry Zaga foi recrutado para o elenco de Teen Wolf, série de enorme sucesso da MTV em que viveu Josh Diaz. Depois disso, teve personagens recorrentes em 13 Reasons Why, Trinkets, The Stand e a minissérie de Quem É Você, Alasca?. Nos cinemas, também deu vida ao Mancha Solar, herói brasileiro em Os Novos Mutantes (2020).

Kaya Scodelario

A ascendência brasileira de Kaya Scodelario costuma pegar as pessoas de surpresa. A atriz nasceu em Londres, no Reino Unido, mas é filha de mãe brasileira, e foi criada falando inglês e português. Por conta disso, é muito comum vê-la dando entrevistas em português para veículos nacionais, o que sempre confunde a mente do público.

O currículo de Kaya Scodelario é bastante impressionante. Seu primeiro papel foi em Lunar (2009), filme que marcou a estreia do diretor Duncan Jones (o filho de David Bowie), mas o papel que a colocou no estrelato foi viver Effy na série britânica Skins. De lá para cá, atuou também na saga Maze Runner, Piratas do Caribe: A Vingança de Salazar (2017), Predadores Assassinos (2019) e Resident Evil: Bem-vindo a Raccoon City (2021), em que viveu Claire Redfield.

Camila Mendes

Ainda que tenha nascido nos Estados Unidos, Camila Mendes é filha de um casal brasileiro, e até chegou a morar no Brasil por um tempo quando era pequena. Por conta disso, ela fala português fluentemente e, segundo a própria, tenha se manter conectada com a cultura brasileira – seja voltando frequentemente ao país, ou em grupos de WhatsApp de sua família.

Camila Mendes é bastante conhecida por viver Veronica Lodge em Riverdale, a amada e odiada série da CW que adapta os quadrinhos da Turma do Archie. Além disso, ela também estrelou comédias como O Encontro Perfeito (2019) e Palm Springs (2020).

Mia Goth

Queridinha de filmes bizarros e de terror, Mia Goth nasceu no Reino Unido, mas veio para o Brasil com sua família com apenas alguns meses de vida, e ficou até os cinco anos de idade. Se você duvida da identidade brasileira da atriz, basta olhar seu nome completo: Mia Gypsy Mello da Silva Goth. A profissão também está no sangue, já que ela é neta da atriz brasileira Maria Gladys. Em 2021, Goth fez uma homenagem à avó com uma participação remota no programa A Noite É Nossa, da Record, em que aparece falando em português.

O currículo de Mia Goth é repleto de filmes provocantes. Sua estreia foi no segundo filme de Ninfomaníaca (2013), de Lars Von Trier, e depois seguiu com projetos igualmente tensos, como O Sobrevivente (2015), A Cura (2016) e Suspiria: A Dança do Medo (2018).

Lino Facioli

Lino Facioli ficou grande durante a época de Game of Thrones, por ter interpretado o pequeno maníaco Robin Arryn no seriado da HBO. Apesar de ter crescido em Londres, ele nasceu em Ribeirão Preto.

Além do personagem de Game of Thrones, o ator também contracenou com Tim Roth e Cillian Murphy em Quebrado (2012), e estrela Sex Education, série da Netflix em que vive Dex Thompson.

Alfred Enoch

Alfred Enoch ficou conhecido por viver Dean Thomas na saga Harry Potter, com aparições em todos os filmes desde o primeiro. O sotaque britânico é justificado, já que nasceu no Reino Unido, mas é filho de brasileiro, tem nacionalidade brasileira e até fala português com sotaque carioca.

Além de Harry Potter, o ator também estrelou a minissérie Tróia: A Queda de Uma Cidade, integrou o elenco de How To Get Away With Murder, e atualmente pode ser encontrado no elenco de Fundação. Recentemente, também fez seu primeiro papel em uma produção brasileira, tendo estrelado Medida Provisória (2020) ao lado de Taís Araújo e Seu Jorge, com direção de Lázaro Ramos.

Morena Baccarin

Uma das atrizes brasileiras de maior sucesso, Morena Baccarin nasceu no Rio de Janeiro, mas toda sua carreira se desenvolveu no exterior. Seu currículo é marcado por muitos papéis especialmente relevantes para a cultura pop, como de Inara Serra em Firefly, Adria em Stargate SG-1, Anna em V: Visitantes, e Vanessa nos filmes de Deadpool.

A brasileira parece ter um carinho especial pela DC Comics. Além de ter dado voz às personagens como Canário Negra e Talia Al-Ghul em animações, ela viveu a doutora Leslie Thompkins na série Gotham, e também é a voz da inteligência artificial Gideon em The Flash.

Julia Goldani Telles

Nascida em Los Angeles, Julia Goldani Telles é filha de pai mexicano e mãe brasileira, e foi criada no Rio de Janeiro dos dois aos cinco anos de idade. Quando voltou aos Estados Unidos, só sabia falar português por conta de sua criação.

Dedicada ao balé, ela só começou a atuar após sofrer uma lesão, mas sua afinidade com dança lhe rendeu seu primeiro papel na série Bunheads, em que viveu a dançarina Sasha Torres. Depois disso, teve participações em Gilmore Girls: Um Ano para Recordar, e estrelou séries como The Affair e The Girlfriend Experience. No cinema, protagonizou Slender Man: Pesadelo Sem Rosto (2018) e o drama Terra Assombrada (2018).

Daniel Benzali

Ainda que não esteja mais na ativa hoje em dia, Daniel Benzali é um ator brasileiro com um currículo bastante forte no exterior. Nascido no Rio de Janeiro, ele foi criado na cidade de Nova York, mas estudou artes cênicas no Reino Unido. Por lá, se consagrou no teatro após integrar a prestigiada Royal Shakespeare Company, onde contracenou em produções com Malcolm McDowell (Laranja Mecânica) e estrelou a primeira montagem de Sunset Boulevard, de Andrew Lloyd Weber (Fantasma da Ópera, Cats).

No cinema, estrelou em filmes como 007 – Na Mira dos Assassinos (1985) e Crime na Casa Branca (1997). Também teve bastante participação em séries de TV como Arquivo X, The Outer Limits, General Hospital, Californication, Jericho, NYPD Blue, entre muitas outras.

Maiara Walsh

Com alguns papéis interessantes em sua carreira, Maiara Walsh é um nome que costuma passar um pouco batido quando se trata de brasileiros em Hollywood, mas que sempre é digno de nota. Filha de uma mãe brasileira, ela nasceu nos Estados Unidos, mas se mudou para São Paulo dos dois aos 11 anos de idade.

Logo aos 19 anos, conseguiu um papel recorrente na comédia Cory na Casa Branca, em que viveu Meena Paroom na série do Disney Channel. Depois disso, também participou de Desperate Housewives e viveu Mia Valdez em The Last Ship.

Jordana Brewster

Ainda que tenha nascido no Panamá, a própria Jordana Brewster se considera brasileira por conta de sua mãe, e por ter sido criada no Rio de Janeiro dos seis aos dez anos de idade. Até hoje, a atriz fala português fluentemente.

O principal papel de Jordana Brewster é como Mia Toretto, a irmã do personagem de Vin Diesel em Velozes e Furiosos. Ela foi escalada logo no primeiro filme, de 2001, e se mantém presente na franquia até hoje. Além disso, estrelou O Massacre da Serra Elétrica: O Início (2006) e a série de TV de Máquina Mortífera.