Resident Evil: 12 easter eggs e referências de Bem-vindo a Raccoon City

Capa da Publicação

Resident Evil: 12 easter eggs e referências de Bem-vindo a Raccoon City

Por Arthur Eloi

Depois de muitas adaptações absurdas, Resident Evil agora ganha um filme que quer se manter totalmente fiel aos jogos. O novo longa é moldado pelos dois clássicos da Capcom, e isso não significa se inspirar nas tramas, como também uma boa dose de referências!

Confira abaixo 12 easter eggs de Resident Evil: Bem-vindo a Raccoon City!

Imagem de capa do item

Burg para a viagem

O novo filme transpõe por completo a estética do remake de Resident Evil 2, que foi lançado em 2019. Isso significa recriar locações, usar as mesmas cores e até aproveitar detalhes divertidos para os fãs.

No game, o primeiro contato com um zumbi se dá quando um caminhoneiro acidentalmente atropela um morto-vivo nas estradas de Raccoon City. O incidente só ocorre porque o motorista está distraído com o rádio, e com um hambúrguer que ficou tão realista no jogo que chega a dar água na boca. A imagem deve ter ficado na cabeça do diretor Johannes Roberts, já que o filme replica a cena (só que com a presença de Claire Redfield), com direito ao hambúrguer e tudo.

Imagem de capa do item

Jill Sandwich

Sabe por que o filme se inspira na trama dos remakes de Resident Evil, ao invés dos títulos originais? Porque a narrativa dos clássicos de PlayStation 1 era… questionável, no mínimo. Um dos exemplos que mostra o quão meia boca a escrita do game de 1996 era surge quando a protagonista Jill Valentine é resgatada de uma armadilha esmagadora por seu colega, Barry, que rapidamente dispara: “Você quase virou um sanduíche de Jill!”.

A fala, por sua breguice espontânea, se tornou um meme, tendo sido referenciada dentro da própria franquia e até de outros games, como Dead Rising. No filme, a homenagem surge quando Jill (Hannah John-Kamen) rouba o lanche de Wesker (Tom Hopper), e exclama: “Agora é um sanduíche da Jill”.

Imagem de capa do item

Compromisso com a informação

Na trama do filme, Claire Redfield (Kaya Scodelario) retorna a Raccoon City para investigar uma conspiração envolvendo a Umbrella Corporation. Para tentar conseguir a ajuda de seu irmão, Chris Redfield (Robbie Amell), ela apresenta um vídeo de um homem que afirmava que coisas ruins estavam prestes a acontecer na cidade.

A pessoa do vídeo é Ben Bertolucci, um jornalista com uma pequena participação em Resident Evil 2, que serve ao mesmo propósito: revelar um esquema de corrupção entre a Umbrella Corporation e a polícia de Raccoon City. No filme, ele é vivido por Josh Cruddas (Polar), mas em ambas as versões acaba tendo um final trágico.

Imagem de capa do item

Itchy. Tasty.

Muito da trama de Resident Evil não acontece em cutscenes, mas sim em documentos de texto que o jogador encontra pelos cenários. Um dos mais populares do primeiro jogo é um pesquisador da Umbrella narrando seu contágio pelo T-Vírus. A cada novo arquivo, é visível que o narrador está perdendo sua sanidade, e passa a ceder a impulsos animalescos, como fome por carne humana e uma estranha coceira. Suas últimas palavras, já sem muita coerência após matar e devorar um colega, são simplesmente: “Itchy. Tasty") (ou “Coceira. Saboroso*” em tradução livre).

Essas palavras são justamente o que a zumbi que ataca Claire Redfield no filme escreve em sangue no vidro, sinalizando sua gradual insanidade, assim como aconteceu com o pesquisador.

Imagem de capa do item

Rinha de monstros gigantes

Quando a situação começa a apertar, a equipe da STARS se reúne na Delegacia de Polícia de Raccoon City. A sala é surpreendentemente idêntica à dos jogos, mas o que realmente chama a atenção é a discussão levantada por Jill Valentine.

A policial simplesmente solta: “Qual é pior: uma cobra gigante ou um tubarão branco?”. No caso, ambas as respostas estão certas, visto que os dois são chefões que o jogador enfrenta no primeiro game da franquia.

Imagem de capa do item

Festa de boas-vindas

Leon S. Kennedy (Avan Jogia) não deu sorte, e acaba tendo seu primeiro dia de expediente justo no último dia da cidade. O pessoal da delegacia até havia se reunido para celebrar a chegada do novato, mas a festa teve de ser cancelada quando o caos tomou conta.

No fundo da cena, é possível ver um banner de boas-vindas pendurado na parede. As plaquinhas também estão presentes no jogo, mas ficam em outra sala por lá (a segunda porta à esquerda no sangão da RPD). Para economizar nos cenários, a produção do filme apenas colocou a referência em outro ambiente.

Imagem de capa do item

Acidente mortal

Lembra do caminhoneiro lá do começo do filme? Ele acaba infectado, e provoca um enorme acidente ao colidir o seu caminhão contra os portões da Delegacia de Raccoon City, complicando ainda mais a vida dos sobreviventes lá dentro.

O momento é tirado direto do jogo, mas na obra original isso acontece nos momentos iniciais da trama.

Imagem de capa do item

O primeiro zumbi

Bem-vindo a Raccoon City mira em replicar vários dos momentos marcantes do game, então não poderia faltar uma das cenas mais icônicas: o primeiro encontro com um zumbi. No jogo original (e no remake), minutos após entrar na Mansão Spencer, a equipe dá de cara com um morto-vivo se alimentando de um cadáver.

O momento ficou registrado na mente de muitos jogadores por ser uma cutscene meio macabra, com o zumbi virando lentamente para encarar os protagonistas. O filme, claro, replica esse exato momento.

Imagem de capa do item

Puzzle do piano

Resident Evil definiu o que seria um survival horror, e uma parte fundamental do gênero - além dos sustos e do combate tenso - é a exploração. Os games da Capcom ficaram conhecidos por seus excelentes ambientes, cheios de segredos e quebra-cabeças.

Resolver um puzzle em um filme pode não ter o mesmo apelo, mas Bem-vindo a Raccoon City dá um aceno aos jogos ao colocar Wesker para resolver um quebra-cabeça envolvendo um piano, que abre uma passagem secreta se tiver uma melodia tocada na ordem correta. É possível encontrar essa mesma charada em uma das áreas da Mansão Spencer no jogo original.

Imagem de capa do item

Tiro de bazuca

Resident Evil estabeleceu algumas tradições que sempre são usadas na franquia, como o estilo dos itens de cura, as salas seguras e por aí vai. Uma deles envolve as batalhas finais, que geralmente colocam os protagonistas contra monstrões gigantescos. O jogador sempre vai gastar toda a munição que tiver, mas o golpe final costuma vir de um tiro de bazuca.

O filme segue essa mesma lógica, e a única coisa capaz de impedir a versão mutante de William Birkin (Neal McDonough) é um bazucada bem posicionada!

Imagem de capa do item

Adeus de Raccoon City

Por misturar elementos dos dois primeiros jogos em menos de duas horas, o filme deixa muita coisa de fora, mas ainda encontra uma forma de ter os protagonistas fugindo de trem da cidade de Raccoon City.

Essa conclusão é parecida com a de Resident Evil 2, incluindo a cena dos sobreviventes caminhando para fora da cidade após uma noite verdadeiramente infernal.

Imagem de capa do item

Ada Wong

Um dos destaques da campanha de Leon em Resident Evil 2 é quando o policial se depara com Ada Wong, uma espiã enviada para Raccoon City para conseguir uma amostra do vírus.

Infelizmente, a personagem foi cortada do filme - pelo menos até a cena pós-créditos. Após toda a confusão em Raccoon City, Ada Wong (interpretada por Lily Gao) dá as caras para resgatar Wesker, que se infectou com o vírus para escapar da morte. Isso significa que, caso uma sequência seja aprovada, a personagem terá destaque na nova trama.

Seu arco pode ser utilizado caso a produção decida adaptar Resident Evil 3, que também se passa em Raccoon City, ou então colocá-la para encontrar Leon em uma adaptação de Resident Evil 4.