Cillian Murphy: 11 fatos e curiosidades sobre a vida e carreira do ator

Capa da Publicação

Cillian Murphy: 11 fatos e curiosidades sobre a vida e carreira do ator

Por Jaqueline Sousa

Cillian Murphy pode até ser mais conhecido atualmente por viver o frio e calculista Thomas Shelby na série Peaky Blinders, mas o ator de 46 anos também mantém uma sólida carreira na indústria cinematográfica, que vem sendo construída desde o início dos anos 2000.

Mesmo com a fama que conquistou, Murphy prefere manter sua vida privada longe dos holofotes. Seu maior foco continua sendo o trabalho, algo que podemos comprovar devido ao enorme talento que ele esbanja. Pensando nisso, hoje nós vamos te contar 11 fatos e curiosidades sobre a vida e a carreira de Cillian Murphy!

Imagem de capa do item

As origens irlandesas de Cillian Murphy

Apesar de já ter interpretado personagens de nacionalidades diferentes, as verdadeiras origens de Cillian estão em Douglas, na cidade de Cork, Irlanda. Ele foi criado pela mãe, que era uma professora de francês, e pelo pai, que trabalhava para o Departamento de Educação e Habilidades na Irlanda. Murphy também tem três irmãos mais novos.

Hoje em dia, Cillian Murphy permanece morando em seu país natal, Irlanda, residindo na capital, Dublin, juntamente com a esposa e seus dois filhos.

Imagem de capa do item

Ele estudou Direito na faculdade

Antes mesmo de cogitar a ideia de ser ator, Cillian entrou para a faculdade de Direito na University College Cork. Entretanto, cerca de um ano depois, ele acabou desistindo de seguir carreira nessa área, pois percebeu que tinha outros objetivos na vida.

Foi durante essa época que Murphy começou a desenvolver suas habilidades artísticas, tanto na música, como na atuação.

Imagem de capa do item

Cillian Murphy tinha uma banda de rock com o irmão

Desde a infância, a música sempre esteve presente na vida de Cillian Murphy. Durante certo período, o ator até teve uma banda de rock com seu irmão, influenciada por Frank Zappa e chamada Sons of Mr. Greengenes.

Em entrevista ao The Guardian, em 2006, Murphy contou um pouco sobre suas aventuras musicais, revelando que a banda recebeu uma proposta de uma gravadora para gravar cinco álbuns. O acordo não foi para frente porque seu irmão ainda estava na escola e Cillian tinha acabado de entrar na universidade. O ator brincou: “Meus pais ficaram aterrorizados com a ideia de perder os filhos para o monstro do rock ‘n’ roll”.

Imagem de capa do item

O início da carreira de Cillian Murphy como ator

A época da faculdade foi uma grande divisora de águas na vida de Murphy. Assim como a vontade de ser um astro da música, foi também neste período que ele começou a se interessar por atuação.

O primeiro trabalho como ator aconteceu em 1996 quando ele já tinha desistido da universidade. O trabalho em questão foi na peça Disco Pigs, papel que ele reprisou em 2001, desta vez em uma adaptação cinematográfica inspirada na produção teatral.

Entre outros projetos no teatros e participações menores no cinema, Cillian só começou a chamar mais atenção na indústria quando protagonizou Extermínio, filme de 2002 de Danny Boyle.

Imagem de capa do item

Cillian Murphy quase foi um Batman

E se Christian Bale não tivesse conseguido a oportunidade de interpretar o Batman na trilogia de Christopher Nolan? Durante o período de audições para a escolha do Morcego ideal, Cillian Murphy tentou uma chance na disputa ao fazer um teste para viver o personagem.

O ator não conseguiu o papel, mas não voltou para casa de mãos abanando: Nolan gostou tanto de Murphy que o escalou como o vilão Jonathan Crane, ou Espantalho. Sua estreia foi em Batman Begins (2005), filme que marcou sua primeira parceria - de muitas - com o diretor.

Imagem de capa do item

A parceria com Christopher Nolan

Em território hollywoodiano, é comum encontrarmos diversas parcerias entre atores e cineastas, como Penélope Cruz e Pedro Almodóvar, ou Sofia Coppola e Kirsten Dunst. O próprio Cillian Murphy também faz parte do fenômeno, em conjunto com Christopher Nolan.

Além de Batman Begins, o ator esteve em Batman: O Cavaleiro das Trevas (2008), Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge (2012), A Origem (2010) e Dunkirk (2017). E não para por aí: Cillian protagonizará Oppenheimer, próximo filme de Nolan, previsto para 2023, que contará a história do cientista que ajudou a criar a bomba atômica.

Imagem de capa do item

Participou de um programa de rádio da BBC

Quando o assunto é música, Cillian Murphy não brinca em serviço: ele até já fez um programa na BBC Radio. Intitulado Cillian Murphy’s Limited Edition, o especial foi ao ar durante o ano de 2020, mas o ator já fazia algumas participações na rádio desde 2013, onde comentava suas preferências musicais. O programa retornou em 2021, como parte da estação digital chamada BBC 6 Music.

Imagem de capa do item

Cillian Murphy não gosta do universo da fama

Para muitos atores já consagrados na indústria, a fama é uma consequência natural do trabalho diante das câmeras, especialmente quando o profissional em questão tem projetos importantes no currículo. Mas Cillian Murphy sempre demonstrou certa resistência aos charmes do estrelato.

Sendo assim, ele faz parte do grupo de estrelas que não está muito interessado em aparecer o tempo todo no centro dos holofotes. Desde o início da carreira como ator, Murphy prefere manter sua vida pessoal longe da mídia e também não faz muitas aparições públicas em eventos.

Imagem de capa do item

Ele não curte o corte de cabelo do Thomas Shelby

O corte de cabelo de Thomas Shelby é uma das principais marcas do personagem em Peaky Blinders. Entretanto, mesmo que o estilo tenha ficado bastante popular entre o público, Cillian nunca foi muito fã do visual.

Além disso, durante uma entrevista ao New York Post, o ator comentou que, quando está com o corte de Shelby, geralmente as pessoas o reconhecem com maior facilidade.

Imagem de capa do item

Cillian Murphy fumou cerca de 3 mil cigarros de ervas até a segunda temporada de Peaky Blinders

Se você acompanha Peaky Blinders sabe que é difícil ver Thomas Shelby sem um cigarro na mão. O elemento faz parte da caracterização do personagem, além de ser um ato condizente com a época em que a série é ambientada.

Sendo assim, intrigado a respeito da quantidade de cigarros que já tinha fumado durante as gravações, Murphy pediu para o departamento de adereços fazer uma contagem. A revelação do número aconteceu durante uma entrevista ao The Independent, em 2016, onde o ator afirmou que, até a segunda temporada, tinha fumado cerca de 3 mil cigarros.

Vale ressaltar que o tipo de cigarro utilizado nas filmagens não causa dependência ou danos à saúde, pois não possui componentes como a nicotina, por exemplo. Se no segundo ano da série os números já eram altíssimos, imagine como não está essa conta agora. Haja cigarro para Thomas Shelby!

Imagem de capa do item

Qual é a altura de Cillian Murphy?

A título de curiosidade, Cillian Murphy tem 1,72 m de altura.