Tsunade Senju: Tudo sobre a personagem de Naruto

Capa da Publicação

Tsunade Senju: Tudo sobre a personagem de Naruto

Por Nick Narukame

Sendo uma das primeiras personagens femininas apresentadas em Naruto com uma força digna de nota, Tsunade Senju é uma das mais empolgantes kunoichis do universo do ninja de macacão laranja, possuindo uma trajetória densa, dolorosa e digna da atenção de todos os fãs da obra.

A quinta hokage de Konohagkure foi importante para a trama em diversos momentos e de diversas formas e, abaixo, conferiremos tudo o que sabemos sobre a ninja que se tornou a sennin responsável pelo treinamento e evolução de Sakura Haruno no decorrer da série animada.

Quem é Tsunade Senju?

Tsunade Senju, a primeira mulher a se tornar hokage de Konohagakure

Tsunade é a neta do primeiro hokage, Hashirama Senju com sua esposa Mito Uzumaki, tendo parentesco com o segundo hokage, Tobirama Senju, sendo sua sobrinha-neta. Mas sua fama como a kunoichi lendária que é em nada tem a ver com sua linhagem sanguínea e sim com suas habilidades incríveis desenvolvidas enquanto crescia em sua vida de ninja.

Ela se tornou um dos três lendários sennins ao lado de seus dois companheiros de equipe Orochimaru e Jiraya, bem como a melhor ninja médica existente. Apesar de todo esse caminho vasto como ninja, Tsunade, em dado momento, abandonou a Vila da Folha e tentou encontrar novas formas de viver, se envolvendo com bebidas e jogos de azar, adquirindo o título de “A Lendária Otária” pela quantidade de vezes em que foi feita de boba durante partidas valendo dinheiro.

É apresentada como uma mulher de fibra e força louváveis e, embora abalada por conta de tragédias anteriores, não se desvia de seus valores, mesmo quando a tentação de o fazer é grande e a faz balançar.

As tragédias na vida de Tsunade

Tsunade (esquerda) e seu falecido amor, Dan (direita)

Tsunade Senju não era filha única e conhecemos durante a quarta temporada da fase clássica do anime seu irmão mais novo Nawaki que possuía os mesmos sonho que Naruto, o protagonista da série. Ele acaba morto em combate após receber dela de presente de aniversário um colar que havia sido lhe cedido por seu avó como uma preciosa jóia de família.

Após o incidente, a jovem Tsundade conhece Dan Katou, que acaba se tornando seu interesse amoroso após demonstrar apoio no desejo de diminuir as baixas ocorridas no campo de batalha.

Tsunade teve grande participação durante a segunda grande guerra ninja

A ninja entrega o colar de Hashirama ao seu amado para demonstrar seu afeto lhe dando um presente que julgava de extrema importância, mas o rapaz acaba morrendo em combate depois disso fazendo com que Tsunade acredite que a jóia está amaldiçoada e desenvolvendo hematofobia (medo de sangue) o que a deixa incapacitada de participar de batalhas ou mesmo exercer sua profissão de ninja médica, tamanho havia sido seu trauma.

Desiludida, a lendária kunoichi abandona a Vila da Folha ao lado de Shizune, sobrinha de Dan.

A relação de Tsunade com Jiraya e Orochimaru

Jiraya, Orochimaru e Tsunade foram parte da mesma equipe quando mais jovens

Tsunade, Orochimaru e Jiraya foram parceiros de equipe em seus tempos de gennin, tendo os três sido treinados por Sarutobi, o terceiro hokage da Vila da Folha. Embora Orochimaru sempre tenha se mostrado um pouco mais distante para com seus companheiros de equipe, a relação de Tsunade com Jiraya sempre foi bastante conturbada.

Jiraya desenvolveu um imenso respeito por Tsunade

Devido a seu comportamento inconveniente e regado a erotismos, não raras eram as vezes em que Jiraya apanhava de Tsunade por estar espionando casas de banho femininas e coisas do gênero, tendo sido quase morto por ela uma das vezes ficando com vários ossos do corpo quebrados.

Como Tsunade se tornou hokage?

A força de Tsunade é temida por todos os seus inimigos

Apesar de muitas pessoas acreditarem que Tsunade se tornou hokage apenas por conta da rejeição de Jiraya em assumir o título, isso não é de todo verdade. É fato que o Sábio do Sapo negou o pedido que havia sido feito primeiramente para ele, mas deve-se levar em consideração que Tsunade havia deixado a vila naquela época e Jiraya era o único sennin disponível para o cargo.

Por isso o ninja partiu com Naruto em uma busca por Tsunade, para que a aldeia tivesse mais opções de escolha além dele que, definitivamente não queria assumir o posto. A lendária kunoichi precisou ser convencida a retornar para a aldeia e o fez após ver muito de Dan e Nawaki em Naruto, assumindo assim o posto de quinta hokage, mostrando em diversas cenas posteriores que era sim poderosa o suficiente para merecer estar ali e não apenas porque “Jiraya não quis”.

Tsunade, como já dito antes, é uma ninja lendária, conhecida por muitos lugares devido às suas habilidades notórias.

Quais são os poderes de Tsunade Senju?

Tsunade fazendo uso de toda a sua força

A lendária kunoichi é dona de um controle de chakra impressionante que ela consegue canalizar para aumentar sua força física de modo notório. Também possui habilidades de cura que renderam a ela o título de melhor ninja médica, desenvolvendo jutsus regenerativos que deixaram até mesmo Orochimaru impressionado.

Armazena chakra através de um selo desenhado em sua testa que, ao ser liberado, lhe dá ainda mais força do que tem normalmente, fazendo suas células regenerarem com uma velocidade além da normal. O problema é que esse jutsu infelizmente reduz a expectativa de vida de seu usuário.

Também faz uso de uma técnica que mantém sua aparência jovem, ainda que, na realidade, esteja na casa dos cinquenta anos de idade.

Por que Tsunade começou a treinar Sakura?

Tsunade e sua pupila, Sakura durante a quarta guerra ninja

É a pedido da própria Sakura após uma missão particularmente complicada que Tsunade decide treiná-la.  Ela vê muito de si na garota e, de fato, não se decepciona ao adotá-la como discípula.

Sakura foi uma das únicas ninjas a dominar mais de cem jutsus de cura, sendo capaz de invocar a lesma Katsuyu que, antes dela, era invocada também por Tsunade. A garota também consegue canalizar o chakra para gerar ataques tão fortes quanto os de sua mestre, tornando-se também uma sennin das lesmas.

E aí? Sabia dessas curiosidades sobre a quinta hokage da Vila da Folha? Divida com a gente seus conhecimentos nos comentários!

Aproveite e confira também: