Superman: Como seria a trama de Homem de Aço 2?

Capa da Publicação

Superman: Como seria a trama de Homem de Aço 2?

Por Arthur Eloi

Zack Snyder deixou sua marca na DC Comics ao apresentar sua visão grandiosa para os heróis da casa, e tudo isso começou com Homem de Aço, longa de 2012 que explorou a origem e os dilemas enfrentados pelo Superman, interpretado por Henry Cavill.

O filme conquistou uma sólida base de fãs e se saiu bem nas bilheterias, mas nunca foi expandido em uma continuação. Ao invés disso, o herói bateu cabeças com o Batman em Batman vs. Superman (2016), e depois com os demais personagens da Liga da Justiça (2017). Hoje em dia, tanto Zack Snyder quanto Henry Cavill não estão mais envolvidos com a DC, com o cineasta desenvolvendo filmes na Netflix, e o ator interpretando o bruxo Geralt de Rívia na série The Witcher.

Mesmo assim, vale imaginar como um Homem de Aço 2 teria sido, e há algumas declarações para ajudar nessa especulação. Em 2017, a Warner Bros. planejava uma sequência sem Snyder, e passou a sondar Matthew Vaughn, de Kick-Ass e Kingsman, para comandar o projeto.

É curioso que Vaughn já havia abordado o estúdio em 2008, ao lado do quadrinista Mark Millar, com ideias para um filme do Superman. Pensado como uma trilogia, o longa inicial seria quase todo ambientado em Krypton, em uma realidade em que Kal-El se tornou adulto ainda em seu planeta natal, ao ponto de presenciar sua destruição. Ele chegaria à Terra não como um enviado de seus pais, mas sim como um fugitivo maduro e consciente, o que traria um conflito cultural ainda maior ao herói.

Quando Matthew Vaughn foi contatado pela Warner Bros. para comandar Homem de Aço 2, muitas de suas ideias eram incompatíveis com o estado do Universo Expandido da DC, visto que o primeiro filme já havia estabelecido a destruição de Krypton e a chegada de Kal-El à Terra ainda bebê. De qualquer forma, falando com o Polygon em 2019, o cineasta revelou que se inspiraria no que planejou ao lado de Mark Millar.

Diferente dos eventos de Homem de Aço (2012), trilogia pensada por Matthew Vaughn e Mark Millar mostraria o Superman crescendo em Krypton antes da sua destruição

Os detalhes são vagos, mas é possível que Vaughn introduzisse uma trama em que o Superman – que seria novamente vivido por Henry Cavill – descobrisse que uma das cidades de Krypton sobreviveu à extinção, trazendo a tona um pouco dos dilemas e conflitos da trilogia que nunca foi.

De 2019 para cá, a DC mudou sua abordagem nos cinemas, e o Superman deu espaço para outros tipos de projetos. Hoje, não há mais pressão por um universo compartilhado, e filmes individuais como Coringa (2019) e Batman (2022) se consagraram por suas histórias únicas.

O Superman, inclusive, já tem projetos em desenvolvimento com essa abordagem, como uma obra na HBO Max que trará Val-Zod como o herói, e que terá produção por Michael B. Jordan (Pantera Negra, Creed). É possível imaginar um filme solo do Homem de Aço que siga as ideias de Matthew Vaughn, e o próprio cineasta já se mostrou aberto a realizá-las, caso tenha a oportunidade: “Seria muito difícil recusar”, afirmou o diretor quando questionado pelo Polygon em 2019.

Homem de Aço (2012) está disponível no catálogo da HBO Max.

Aproveite e confira: