Miles Morales vs Peter Parker: Qual a diferença dos poderes dos dois Homens-Aranha da Marvel?

Capa da Publicação

Miles Morales vs Peter Parker: Qual a diferença dos poderes dos dois Homens-Aranha da Marvel?

Por Junno Sena

Os não familiarizados com o Aranhaverso podem achar que toda Pessoa-Aranha tem os mesmos poderes, mas a verdade é que cada herói desse extenso multiverso tem habilidades únicas que podem ser cruciais em uma batalha. Esse é o caso de Miles Morales e seus poderes elétricos, que foram capazes de surpreender os jogadores de Spider-Man: Miles Morales.

Diferente do já conhecido Peter Parker, Miles possui uma variedade de poderes inspirados em aranhas reais, desde camuflagem até veneno, ele é uma verdadeira caixinha de surpresas. 

Quais são os poderes de Peter Parker?

Peter e Miles em Spider-Man: Miles Morales, jogo da Sony.

Ao longo dos anos, as habilidades de Peter sofreram diversas mudanças, mas, em síntese, ele mimetiza a fisiologia de uma aranha, o que significa poder escalar paredes e produzir teias — dependendo da versão.

A picada da aranha radioativa também lhe concedeu o clássico “habilidades sobre-humanas”, logo, Peter é mais forte, rápido, ágil e resistente que um ser humano comum. Outras características que se destacam em Parker é seu fator de cura, imunidade a venenos e contaminações e o famoso sentido aranha.

E quais são os poderes de Miles Morales?

Miles possui um leque de habilidades distintas as de Peter

Já Miles possui quase todos os poderes citados acima, menos a produção de teia orgânica. Como o Homem-Aranha do Universo Ultimate, o garoto utiliza disparadores de teia.

Mas ainda existem outras diferenças entre os dois. Diferente de Peter, que foi picado por uma Aranha Comum de Casa (Achaearanea tepidariorum) irradiada, a aranha que atacou Miles havia sido geneticamente modificada por um químico produzido pelas Indústrias Oz.

Desta forma, outras habilidades vieram inclusas no “pacote aranha” recebido pelo garoto. Os mais conhecidos pelo público são: (1) explosões de veneno, (2) bioeletricidade e a (3) camuflagem de aranha.

Explosões de veneno e bioeletricidade

Nos quadrinhos e jogos do herói, seus poderes relacionados a veneno são constantemente referenciados como “venom”, o que pode confundir o público com o vilão de mesmo nome. A verdade é que nenhum dos poderes de Miles vieram do simbionte.

Bioeletricidade é uma das principais habilidades do personagem.

Porém, o veneno emitido pelo rapaz foi crucial para conseguir afastar Venom durante seu primeiro encontro com o vilão. Não apenas ele, mas através de uma descarga de energia pelas suas mãos, o garoto já deixou Cassandra Lang em sua forma gigante inconsciente, além de ter nocauteado o Duende Verde e ter obrigado o Doutor Octopus a desenvolver um conjunto de tentáculos que não conduzem o ataque de veneno.

Mesmo o veneno sendo conduzido por suas mãos, Miles aperfeiçoou esse ataque, criando algumas variações, como a Mega Explosão — em que bioeletricidade percorre todo o seu corpo —, Feixe de Veneno, Soco de Veneno, Fios de Energia — choques elétricos enviados por suas teias — e Repulsão Lateral — projeção de veneno que o faz se lançar ao ar com mais força.

Camuflagem de aranha

Com tantos poderes, o mais curioso de Miles é ser bem mais discreto que o Aranha de Peter Parker. O Amigão da Vizinhança é conhecido por deixar um rastro de destruição atrás de si.

Miles, por outro lado, consegue se misturar ao ambiente, permitindo que se esgueire entre seus inimigos para um ataque ou, em alguns casos, encontre uma rota de fuga com maior facilidade.

Entre tantas mudanças, o Sentido Aranha se manteve nas histórias de Miles.

Essa habilidade é constantemente descrita como uma “invisibilidade”, mas a mesma está atrelada à capacidade de aranhas de se esconderem na mata, se tornando imperceptíveis pelos seus predadores ou presas.

Imortalidade?

E não é apenas aí que as diferenças entre Miles e Parker aparecem. Norman Osborn acredita que um dos efeitos colaterais da fórmula Oz — utilizada na aranha que picou Miles — era a imortalidade. De acordo com o vilão, essa mesma mudança genética pode ter afetado o herói. Porém, até o momento, a teoria de Osborn não foi comprovada.

Aproveite e continue lendo: