Demolidor ou Homem-Aranha: Quem tem o sensor de perigo mais poderoso?

Capa da Publicação

Demolidor ou Homem-Aranha: Quem tem o sensor de perigo mais poderoso?

Por Junno Sena

Criados por Stan Lee, o Demônio de Hell’s Kitchen e o Amigão da Vizinhança possuem muito em comum: desde aspectos visuais até a forma como combatem o crime. Porém, existem peculiaridades nas habilidades do Demolidor e do Homem-Aranha que, no dia-a-dia do combate ao crime, podem fazer muita diferença. Principalmente quando falamos em um dos artifícios mais utilizados pelos dois — seu sexto sentido.

Enquanto o Homem-Aranha possui o seu sentido aranha, um conjunto de reflexos que permitem ao herói prever ataques e desviar antes que o atinja, Demolidor teve o seu olfato, paladar, audição e tato aflorados após o acidente com líquido radioativo.

Na prática, a função dessas habilidades são iguais: proteger os vigilantes de ataques repentinos. Quando colocados lado a lado, existem questões que devem ser levadas em conta para definir qual é “mais poderoso”.

Vantagens e desvantagens

Sentido Aranha sendo utilizado em Homem-Aranha no Aranhaverso

Alguns podem achar o contrário, mas o sentido aranha não é infalível. Já foi provado que ele pode ser burlado, através de eletrônicos, como quando Tiberius Stone utilizou aranha-neutralizadores para sobrecarregar os sentidos de Parker, ou quando o herói está cansado.

Por outro lado, o sentido aranha pode afastar Peter de armas ou capangas escondidos e fazê-lo perceber se há câmeras ou observadores escondidos. Sem contar que está tão conectado com seu corpo que seu organismo passa a produzir mais adrenalina, o colocando em posição de ataque ou fuga instantaneamente.

O que é uma falha no sentido do Homem-Aranha é o “saber que há um perigo”, mas “não ter ideia de qual o perigo”. Já Matt pode não enxergar se alguém está com uma arma apontada em sua direção, porém, através de som, cheiro e vibrações, ele irá saber onde o atirador está e qual arma está utilizando.

Qual “sensor” é mais poderoso?

Quadrinhos do herói já tentou ilustrar como o seu radar funciona

De acordo com alguns fóruns, o próprio Stan Lee admitiu que o radar do Demolidor é mais poderoso. O sensor do herói consegue, em teoria, cobrir um perímetro superior a 100 metros ao seu redor.

Outro ponto que realça uma habilidade em relação a outra é que o sentido de Parker é instantâneo. O personagem apenas consegue sentir o perigo quando está próximo de si, diferente do colega.

Enquanto Murdock pode utilizar informações como batimentos cardíacos, respiração acelerada, suor e outras variáveis para descobrir as intenções de um desconhecido se aproximando. No fim, o que se pode concluir é que a vida de vigilante de ambos os personagens seria bem mais curta se não tivessem essa carta escondida nas mangas.

Aproveite e continue lendo: