Lanterna Verde: Como a interferência do estúdio prejudicou o filme com Ryan Reynolds

Capa da Publicação

Lanterna Verde: Como a interferência do estúdio prejudicou o filme com Ryan Reynolds

Por Junno Sena

Lanterna Verde, filme de 2011 com Ryan Reynolds, é lembrado pelo público com amargor. Entre uma história que não agrada, efeitos especiais de baixo orçamento e um grande elenco desperdiçado, o resultado final desagradou a maioria. O que poucos sabem é como a Warner Bros e os produtores e executivos da época prejudicaram o filme.

Muito disso por que, diferente da Marvel Studios, que colocou uma pessoa no comando de todo o seu universo cinematográfico, a DC e a Warner se mantiveram na decisão de que cada produção deveria servir ao seu propósito separadamente.

Atualmente, a escolha do estúdio pode parecer estranha, dado o sucesso do Universo Cinematográfico da Marvel, porém, na época, três anos antes (2008), Christopher Nolan havia dado início a trilogia do Cavaleiro das Trevas.

Cavaleiro das Trevas foi um grande sucesso para a sua época.

A mesma ignorava qualquer outro filme da DC e se debruçava apenas em contar a história do Batman. Sendo considerada uma obra-prima dos filmes de herói, o estúdio acreditava que manter seus personagens separados não apenas economizaria dinheiro como também daria lucro o suficiente para manter as produções em atividade.

Mas, manter esse universo separado também significou ter diferentes produtores e acionistas envolvidos em diferentes produções. No caso de Cavaleiro das Trevas, a cabeça por trás de tudo era seu diretor, Nolan. Para Lanterna Verde, o mesmo não aconteceu.

Inicialmente, o filme seria dirigido por Greg Berlanti, responsável pelo Arrowverse. Berlanti deixou o projeto e Martin Campbell o substituiu. As mudanças da equipe não pararam por aí e Michael Goldenberg foi chamado para reescrever o roteiro já finalizado.

Imagem promocional de Lanterna Verde.

Para os pouco familiarizados com  a carreira dos dois, Campbell é conhecido por ter dirigido A Lenda do Zorro e A Máscara do Zorro e dois filmes da franquia 007. Já Goldenberg, mesmo com Contato em seu currículo, escreveu o roteiro de Harry Potter e a Ordem da Fênix, um dos menos favoritos da franquia.

As mudanças ainda incluíram o ator principal, que seria Bradley Cooper ao invés de Ryan Reynolds, assim como refilmagens ocorridas em janeiro de 2011, uma conversão do filme de última hora para 3D e seu corte final ter sido tirado das mãos de Campbell antes de seu lançamento.

Ainda não satisfeitos, os produtores chamaram Geoff Johns, roteirista da DC Comics, e Jeff Robinov, executivo da Warner, para o processo de edição do filme.

Em outras palavras, o desejo de criar um novo Cavaleiro das Trevas e capitalizar com o sucesso dos filmes de heróis criou um efeito cascata de mudanças de equipe e refilmagens para Lanterna Verde.

Devido a constante interferência de executivos e produtores, o que poderia ter se tornado um filme divertido ganhou a fama de uma das piores adaptações dos quadrinhos.

Aproveite e continue lendo: