Batman: HQ icônica do herói deve ganhar sequência

Capa da Publicação

Batman: HQ icônica do herói deve ganhar sequência

Por Gus Fiaux

Considerada por muitos como uma das melhores histórias do Cavaleiro das Trevas, Batman: Silêncio foi lançada em 2002 e se espalhou pelos títulos relacionados ao herói, se transformando em um clássico absoluto da DC Comics. Agora, vinte anos após a publicação da história original, a editora está dando pistas sobre uma vindoura sequência!

Recentemente, foi lançada nos Estados Unidos Batman: Hush 20th Anniversary Special Edition (via Screen Rant), a versão comemorativa encadernada da saga. Além de trazer a história completa, essa nova edição também é recheada com extras, incluindo entrevistas com os criadores e um epílogo inédito, intitulado Prologue: The Aftermath – que em tradução livre, significa “Prólogo: As Consequências“.

Nesse epílogo, que começa diretamente após os eventos de Silêncio, vemos o Batman vasculhando um rio após seu confronto final com Silêncio, enquanto busca pelo vilão. O Cavaleiro das Trevas acaba se deparando com um barco com o casco revestido de cobre, algo que o antagonista já havia usado anteriormente para tentar bloquear a visão de raio-X do Superman.

Ao chegar ao local, o Batman descobre que de fato se tratava do esconderijo de Silêncio. Contudo, o vilão já havia ido embora, deixando para trás muita munição e algumas bandagens, que ele usa para esconder seu próprio rosto. Logo em sequência, vemos Silêncio sendo encontrado por ninguém menos que Coringa Arlequina.

Silêncio é confrontado pelo Coringa e pela Arlequina.

Isso por si só já ajudou a espalhar os rumores de uma sequência, contudo as entrevistas com Jeph Loeb Jim Lee – respectivamente o roteirista e o ilustrador da saga – deixam tudo ainda mais escancarado. Os dois comentam todo o impacto cultural de Silêncio nas histórias do Batman.

Loeb então cita que ele e Lee já tiveram conversas sobre uma possível sequência e pedem que os fãs leiam o material extra – o epílogo inédito – incluído na edição. Mas antes que possa dar mais detalhes, Loeb é interrompido por Lee, que apenas fala: “Silêncio!”

Caso isso aconteça de fato, ainda não sabemos qual seria a trama da continuação e se seria uma sequência direta da saga original, se passando após os eventos desse epílogo; ou se seria uma história na continuidade atual das HQs da DC Comics, depois de tudo que aconteceu no meio tempo desde o lançamento da saga.

Batman: Silêncio traz o Cavaleiro das Trevas se unindo à Batfamília para enfrentar vários de seus inimigos mais antigos. Por trás dos panos, temos Tommy Elliot, um amigo de infância de Bruce Wayne que se transformou em um vilão sádico e cruel, o Silêncio. A HQ trouxe grandes pontos de impacto na história do herói, como a descoberta da identidade secreta do Batman pelo Charada e todo o desabrochar do relacionamento entre Bruce e a Mulher-Gato.

A edição comemorativa de 20 anos de Batman: Silêncio está à venda nos Estados Unidos, ainda sem previsão de publicação no Brasil.

Abaixo, veja também: