James Cameron, de Titanic e Avatar, critica roteiro de filmes da Marvel e DC

Capa da Publicação

James Cameron, de Titanic e Avatar, critica roteiro de filmes da Marvel e DC

Por Gabriel Mattos

James Cameron conquistou o topo da bilheteria mundial mais de uma vez, com Titanic e Avatar. Em uma nova entrevista, para divulgar Avatar 2: O Caminho da Água, o diretor aproveitou para atacar seus principais concorrentes, os filmes da Marvel Studios e da DC Studios, pelo modo em que seus heróis são escritos.

Em conversa com o The New York Times, Cameron defendeu a importância de retratar maturidade nos personagens de um filme condizente com a sua idade, algo que ele não vê acontecendo com os filmes de super-heróis.

“Quando eu olho esses grandes filmes de espetáculo — estou olhando para você, Marvel e DC — não importa o quão velho esses personagens sejam, eles todos agem como se estivessem na faculdade. Eles tem relacionamentos, mas não de verdade. Eles nunca penduram as chuteiras por causa dos filhos. As coisas que realmente nos movem e nos dão poder, amor, e um propósito? Aqueles personagem não vivenciam isso e eu não acho que esse seja o jeito certo de se fazer filmes,” afirma Cameron.

Falta de maturidade e relações familiares na Marvel Studios e DC Studios incomoda James Cameron (Créditos: Disney)

A crítica parece ignorar completamente as narrativas de personagens como Homem de Ferro, Homem-Formiga e Gavião Arqueiro, que passam por situações similares as descritas por Cameron nas produções mais recentes.

Para evitar os erros de seus rivais, a sequência de Avatar vai acontecer cerca de 15 anos após o grande sucesso da finada 20th Century Fox. Neytiri (Zoe Saldaña) e Jake Sully (Sam Worthington) terão filhos e isso mudara completamente os rumos da história.

“Zoe e Sam agora vivem pais, 15 anos depois,” revela Cameron, “No primeiro filme, o personagem do Sam salta de uma criatura voadora e essencialmente muda o rumo da história como resultado desse doido, quase suicida salto de fé. E a personagem da Zoe também se joga e assume que terão grandes folhas lá embaixo para aparar sua queda [em outra cena]. Mas quando você é um pai, você não pensa desse jeito. Então para mim, como um pai de cinco filhos, estou dizendo ‘O que acontece quando esses personagens amadurecem e percebem que eles tem responsabilidades além da própria sobrevivência?'”

Avatar 2: O Caminho da Água, produzido pela mesma Disney que detém o Marvel Studios, estreia em 15 de dezembro.

Leia também: