Capa da Publicação

Avatar: James Cameron ameaçou demitir os roteiristas das continuações

Por Gus Fiaux

Atual detentor do título de maior bilheteria de todos os tempos, Avatar foi um sucesso retumbante nos cinemas em 2009, por conta dos avanços tecnológicos empregados para criar o mundo de Pandora e os personagens alienígenas que o povoam. Agora, mais de uma década após o lançamento do filme original, vamos retornar a esse universo não apenas uma vez, mas quatro.

Recentemente, James Cameron esteve no podcast de Marianne Williamson para falar um pouco do trabalho por trás das câmeras para as sequências. Ele comentou que teve alguns atritos com a equipe de roteiristas contratados para trabalhar nas continuações, já que queria primeiro entender o sucesso do filme original antes de começar a se envolver com novas histórias – e isso acabou gerando uma séria ameaça por parte do cineasta:

“Quando eu me sentei para escrever as continuações, eu sabia que teriam três na época e eventualmente viraram quatro [sequências]. Eu juntei um grupo de roteiristas e disse: ‘Eu não quero ouvir as novas ideias de ninguém ou os projetos até que tenhamos entendido o que funcionou no primeiro filme, o que conectou [com o público] e porquê foi um sucesso. Eles queriam continuar falando sobre novas histórias. Eu disse: ‘Nós ainda não estamos fazendo isso’. Eventualmente, eu tive que ameaçar despedir todos eles porque eles faziam o que roteiristas costumam fazer, que é tentar criar novas histórias. Eu disse: ‘Precisamos entender qual era a conexão e protegê-la. Proteger aquele âmbar e aquela chama’.”

Quem é fã do filme original sabe que as sequências estão sendo desenvolvidas há muitos anos – para ser mais exato, desde 2009, depois do estrondoso sucesso do primeiro filme. Com o passar dos anos, o plano de James Cameron ficou mais ambicioso – e hoje temos não apenas uma, mas quatro continuações anunciadas, que devem ser lançadas entre 2022 e 2028. Avatar 2 e 3 foram gravados ao mesmo tempo, desde 2019 até o final de 2020.

As continuações de Avatar vão explorar mais do ecossistema de Pandora e a vida dos Na’vi.

Ainda não sabemos o que esperar de Avatar 2 e os demais filmes futuros, ainda mais levando em conta que o longa original saiu há mais de dez anos e, desde então, o interesse do público nesse universo deu uma esfriada significativa. Sabemos que o segundo deve explorar mais do ecossistema de Pandora, sobretudo da vida aquática. As continuações podem continuar a partir daí, desenvolvendo mais a cultura dos Na’vi e até mesmo outras espécies alienígenas.

O segundo filme de Avatar deve chegar aos cinemas em dezembro de 2022, caso não haja novos adiamentos ou atrasos. Os demais sairão em sequência a cada dois anos, com Avatar 5 planejado para 2028.

Abaixo, veja fotos dos bastidores de Avatar 2:

Imagem de perfil
sobre o autor Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Wouldst thou like to live deliciously? || @gus_fiaux