Afinal, Harry Potter perdeu sua habilidade de falar com cobras após morte de Voldemort?

Capa da Publicação

Afinal, Harry Potter perdeu sua habilidade de falar com cobras após morte de Voldemort?

Por Gus Fiaux

No universo de Harry Potter, poderes estranhos fazem parte do dia a dia de muitos bruxos, mas há alguns que não são considerados legais, mesmo pelos mais esquisitões da comunidade mágica. Ofidioglossia, por exemplo, é como se chama a habilidade de falar com cobras, e é um dom geralmente associado aos bruxos das trevas. Porém, o próprio Menino Que Sobreviveu possuía essa habilidade.

O motivo disso é simples: quando Voldemort tentou matar Harry, quando ele ainda era um bebê, um fragmento de sua alma acabou se alojando no corpo do jovem bruxo, transformando-o em uma Horcrux involuntária. Com isso, Harry acabou ganhando vários dos poderes e habilidades do Lorde das Trevas, como a capacidade de falar com as serpentes. Mas como Voldemort é morto em Relíquias da Morte, será que Harry perde esse dom?

Sim, Harry não consegue mais falar com as cobras, mas o motivo não tem a ver com a morte de Voldemort. Na verdade, ele perde esse dom um pouco antes disso, quando reencontra o Lorde das Trevas na Floresta Proibida e é atingido pela maldição Avada Kedavra. Isso faz com que Voldemort destrua a Horcrux que habita no corpo do garoto, aniquilando todas as conexões que tinha com ele.

Harry se comunica com cobras desde Pedra Filosofal.

Essa ideia foi sustentada pela própria J.K. Rowling, a autora dos livros. Em 2007, durante uma conversa com os fãs pelo site da Bloomsbury (a editora que publicava os livros no Reino Unido), ela foi questionada por Nigel, um fã da franquia, a respeito da ofidioglossia de Harry após o confronto final com Voldemort.

A autora disse: “Não, ele perdeu essa habilidade e está muito feliz com isso”, indicando mais uma vez como Harry não gostava das similaridades que tinha com Voldemort, devido à conexão estabelecida entre os dois.

Vale lembrar que a ofidioglossia aparece mais de uma vez no Mundo Bruxo. Em Pedra Filosofal, vemos Harry conversar com uma cobra em um zoológico. Em Câmara Secreta, ele usa essa habilidade para descobrir sobre o Basilisco. Ali, descobrimos que o fundador da casa da Sonserina, Salazar Slytherin, também era um ofidioglota.

Abaixo, confira também: