Harry Potter: Como Dumbledore sabia que Harry “ressuscitaria” ao ser morto por Voldemort?

Capa da Publicação

Harry Potter: Como Dumbledore sabia que Harry “ressuscitaria” ao ser morto por Voldemort?

Por Gus Fiaux

Harry Potter e as Relíquias da Morte traz o grande e épico confronto final da saga do Menino Que Sobreviveu. Após descobrir que Lord Voldemort fragmentou sua própria alma em vários pedaços, criando sete Horcruxes, o jovem bruxo e seus aliados precisam encontrar uma forma de destruir esses objetos malditos antes de deterem o Lorde das Trevas de uma vez por todas. Acontece que Harry Potter também é uma dessas Horcruxes.

Essa talvez seja a maior reviravolta de toda a saga criada por J.K. Rowling: a descoberta de que Harry possui, em seu próprio corpo, um fragmento da alma de seu inimigo, do homem que matou seus pais. E se quiser detê-lo em definitivo, ele precisa se sacrificar para destruir esse pedaço. E é exatamente isso que acontece quando ele descobre essa situação: Harry marcha lentamente para a morte, enquanto encontra Voldemort na Floresta Proibida. 

Porém, uma figura sempre soube desse “detalhe”: Alvo Dumbledore criou Harry “como um porco para o abate”, nas palavras de Severo Snape, já que o diretor de Hogwarts sabia o segredo da sétima Horcrux, mas nunca contou ao garoto antes de sua morte. E quando Harry é “morto” por Voldemort, o garoto tem a chance de rever o professor no limbo, onde eles conversam uma última vez.

No limbo – que toma a forma da estação de King’s Cross, a mesma em que Harry costumava pegar o Expresso de Hogwarts – eles acabam se deparando com um corpo raquítico e deformado: o pedaço da alma de Voldemort, que o próprio bruxo das trevas acabara de destruir ao tentar matar Harry. E isso faz com que o garoto ressuscite, já que não foi o “alvo” do feitiço. Porém, os fãs se questionam como Dumbledore sabia que Harry não iria morrer.

Alvo encontra Harry no limbo, em Relíquias da Morte: Parte 2.

A verdade é um pouco mais assustadora: Dumbledore não tinha total certeza de que Harry não morreria. Ele tinha apenas uma suspeita que o sacrifício de Lillian Potter seria o suficiente para proteger o garoto mais uma vez, assim como havia protegido há tantos anos. Caso você não se lembre, foi o sacrifício da mãe de Harry que fez com que ele sobrevivesse à Maldição da Morte quando Voldemort foi visitar a casa dos Potter.

Desde então, Dumbledore acreditava que a força daquele amor seria uma barreira grande o bastante para defender Harry de qualquer ataque de Voldemort ao longo dos anos. Por isso, quando Harry “morre” em Relíquias da Morte, o menino logo volta à vida e é apenas temporariamente “levado ao limbo”. Porém, há outro fator também a se considerar.

Algumas teorias de fãs indicam que Dumbledore teria transformado Harry no Senhor da Morte, por dá-lo todas as Relíquias da Morte. Ele primeiro ganha a Capa da Invisibilidade em seu primeiro Natal em Hogwarts, depois acha a Pedra da Ressurreição no Pomo de Ouro deixado por Dumbledore e, por fim, conquista a lealdade da Varinha das Varinhas após desarmar Draco Malfoy em um duelo.

Como é dito tanto em Relíquias da Morte quanto em Os Contos de Beedle, o Bardo, aquele que possui todas as três Relíquias se torna o “Senhor da Morte” e pode inclusive burlá-la. É possível que Dumbledore acreditasse nas lendas e mitos sobre os artefatos, e com isso teria motivos o bastante para crer na “ressurreição” de Harry.

Você pode assistir todos os filmes de Harry Potter no HBO Max!

Abaixo, confira também: