Desvendando o meme: Por que o Batman dá um tapa em Robin?

Capa da Publicação

Desvendando o meme: Por que o Batman dá um tapa em Robin?

Por Nick Narukame

Quem navega pela internet nos dias de hoje com certeza já se deparou com o meme do Batman acertando um tapa na cara de Robin. A imagem já foi editada para se enquadrar em diversos contextos, ganhando repercussão mundial. Mas, por que exatamente o Cavaleiro das Trevas está agredindo o Menino Prodígio no original? A resposta tem relação com o Superman!

Qual o contexto da história?

Segundo divulgado pelo site Polygon, o famoso tapa acontece na edição #123 de World’s Finest em uma história intitulada “The Clash of Cape and Cowl!” (publicada aqui no Brasil na 23ª edição da Coleção Invictus como “A Vingança de Batman”). A trama não faz parte do cânone de Batman e faz parte de um crossover com o Superman.

Imagem retirada do quadrinho em questão.

Batman deduz que o culpado pela morte de seu pai é o então Superboy.

Nessa versão da história, os pais de Bruce Wayne não morreram quando ele era criança. Seu pai estava envolvido em estudos de um soro que prometia imunizar o Superman de sua fraqueza com kriptonitas, sendo assassinado no mesmo dia em que se recusou a entregar o tal soro para o herói. Bruce, que, assim como Clark, ainda era um adolescente na época, chega a conclusão de que foi o jovem Homem de Aço, decidindo se tornar o melhor detetive de todos os tempos para se vingar.

Por que Batman bate em Robin?

Eventualmente, com o avanço da história, Batman presencia a morte dos Flying Graysons (Graysons Voadores, em uma tradução livre) e adota Dick, filho dos dois, como seu “aprendiz”. Mas Dick – agora vestindo o manto de Robin – acreditava na inocência de Superman, sendo um de seus maiores fãs. Robin enfrenta Batman e afirma acreditar que o outro herói não seria capaz de cometer um assassinato.

É então que acontece a famosa cena reproduzida em milhares de memes pela internet. Batman esbofeteia Dick e o repreende por dizer que ele está errado e reiterando que “provar a culpa do Superman é a maior missão de toda a sua vida”. Robin então pede para que ele desista dessa obsessão e informa que nesse plano de vingança ele não poderá permanecer ao lado de Batman.

Imagem retirada do quadrinho em questão.

A famosa imagem que rodou o mundo em diversos contextos como meme.

Batman perde a cabeça com essa “rebeldia” de Dick, apaga suas memórias de que um dia tenha sido Robin e o manda para um orfanato.

Afinal, o Superman tinha matado os pais de Bruce?

Não. Mais para a frente, Batman se une a Lex Luthor para capturar o herói kriptoniano e, quando já estão com ele sob seu poder, Luthor admite que na verdade tinha sido ele o real assassino do pai de Batman usando uma versão robótica do Superboy. Isso acabou mostrando o quão sem sentido havia sido aquele plano todo de vida e que Robin, na verdade, estava certo.

Bruce liberta Superman e morre em seu lugar, levando uma bala especial destinada a ele e pede desculpas em meio ao seu último suspiro.

Mas e você? Sabia dessa história alternativa que originou o meme? Divida com a gente nos comentários!

Aproveite e confira também: