Cavaleiro da Lua: Quem é Taweret, a Deusa hipopótamo?

Capa da Publicação

Cavaleiro da Lua: Quem é Taweret, a Deusa hipopótamo?

Por Chris Rantin

Ao final do quarto episódio de Cavaleiro da Lua, uma nova divindade egípcia apareceu no Universo Cinematográfico Marvel: Taweret, a simpática Deusa hipopótamo, que surge em um momento bem delicado para Marc Spector e Steve Grant.

Isso porque, após conhecer Hathor e os outros Deuses, perder sua conexão com Khonshu, e falhar na sua tentativa de impedir Arthur Harrow de chegar até a tumba de Ammit, o herói acabou em um hospício, com sua sanidade ainda mais frágil.

Mas afinal, quem é Taweret? Será que ela pode ser uma aliada de Marc e Steve? Enquanto aguardamos para saber o destino do protagonista, preparei esse artigo para conhecermos mais essa grande Deusa.

Quem é Taweret na mitologia egípcia? 

Estátua de Taweret

Taweret, também chamada de Taurt ou Tuéris, é a Deusa hipopótamo da mitologia egípcia da fertilidade, partos e protetora das crianças. Ela também é conhecida como Senhora do Paraíso, Senhora do Horizonte, Aquela que Remove as Águas, Senhora da Água Pura e Senhora da Casa de Parto

Ela é representada como uma mistura de cabeça de hipopótamo, seios de mulher, rabo de crocodilo e garras de leão, aparecendo de pé e usando joias e amuletos sagrados. Contudo, ela não é a única Deusa hipopótamo do antigo Egito, mas parte de um conjunto de divindades que costumam ser descritas como ela, com por exemplo Apet (a Cuidadora), Hedjet  (a Branca) e Reret (a Semeadora).

Isso porque, como Germond e Livet afirmam, hipopótamos eram criaturas temidas e reverenciadas no antigo Egito. Enquanto os machos eram vistos como figuras selvagens que precisavam ser combatidas pelos faraós, as fêmeas eram valorizadas por suas características protetoras — especialmente por cuidar dos seus filhotes. 

Taweret descrita no Livro dos Mortos

Ritner mostra que Taweret era principalmente associada com crianças, com sua imagem adornando objetos ligados a rituais de parto, assim como utensílios utilizados para alimentar crianças, o que destaca seu papel como protetora. 

Contudo, ela também possuía características ligadas à pós-vida, com Pinch sugerindo que isso indicaria seu papel facilitar o renascimento após a morte. Assim como as outras Deusas hipopótamo, mitos indicam que Taweret também tinha um papel de nutrir os mortos

Alguns mitos sugerem que Hathor, após sua fúria como Olho de Rá, retornou ao Egito e se transformou em uma grande hipopótamo, que seria a outra Deusa. Ao mergulhar no Nilo, as águas transbordaram, trazendo fertilidade para a região. Essa história ressalta o papel de Taweret como Senhora da Água Pura, trazendo fertilidade e renascimento para o Egito, algo que reforça seu papel como nutridora. 

Outros mitos também mostram Taweret como um aspecto de outras divindades ligadas à maternidade como Ísis, Mut e Neith, que se manifestariam como a Deusa ao assumir um papel de protetora. 

Taweret na arte de Jeff Dahl

Registrado no Monolito Metternich temos um longo registro sobre a criação de Hórus por Ísis. Nele a Deusa da magia diz que seu filho é protegido pela Semeadora e pelo Anão, indicando se tratar da Deusa hipopótamo e Bes, outra divindade protetora das crianças. Também é dito que ela auxiliou Hórus em sua guerra contra Set, reforçando seu papel como aliada do Deus, bem como sua fidelidade para com Ísis e Osíris.

A relação de Taweret com outras divindades é um tanto confusa. Já foi sugerido que ela seria esposa de Apófis, a grande serpente do caos que planejava destruir o Sol; ou uma das concubinas de Set, o Deus do Caos que matou Osíris e tentou assumir seu trono como líder das divindades. 

Também é sugerido que ela foi esposa de Sobek, o Deus crocodilo do Nilo; e de Bes, o Deus anão protetor de tudo que é bom e inimigo de tudo que é mal; por fim, mas não menos importante, há registros que sugerem que ela foi esposa de Amun e, com ele, deu luz a Osíris e, portanto, aos seus irmãos Set, Ísis, Néftis e o antigo Hórus.  

Entretanto, Taweret sempre é descrita como uma divindade benéfica e protetora. Quando ligada à Set, por exemplo, é dito que ela permaneceu leal à Hórus. E alguns mitos sugerem que, quando Ísis fugiu com seu filho, foi Taweret quem segurou Set no céu, o que impediu que ele os machucassem. 

Quem é Taweret na Marvel?

Poucas divindades egípcias ganharam destaque nos quadrinhos da Marvel. E, infelizmente, Taweret não foi um deles. A divindade não aparece nos quadrinhos da Marvel, sem ter interação com o Cavaleiro da Lua ou qualquer outro personagem importante. 

Quem é Taweret em Cavaleiro da Lua?  

Taweret dando “oi” para Marc e Steven

Taweret já havia sido mencionada por Steven no primeiro episódio, quando ele ainda está no museu, sendo chamada de “a hipopótamo”. Agora, no episódio desta semana de Cavaleiro da Lua, finalmente conhecemos a Deusa. 

Ela aparece logo antes dos créditos, surpreendendo Marc e Steven que gritam em pânico. A Deusa, representada como uma hipopótamo humanoide bastante alta, carrega um disco sobre seus longos cabelos, joias e símbolos sagrados em seu peito.

Sendo parte do hospício que prende Marc e Steven, até o momento, não fica claro se ela existe de fato ou se tudo não passa de uma alucinação do protagonista. Por esse motivo, também é cedo para dizer se ela será uma aliada ou inimiga, apesar da sua introdução alegre ao encontrar os heróis. 

Alguns fãs especulam que Taweret pode assumir o papel de Ammit nos quadrinhos do Cavaleiro da Lua. Na trama, a Devoradora se disfarça como uma psiquiatra, tentando prender Marc no hospício e fragmentar ainda mais a sua mente.

Antonia Salib

Contudo, já sabemos quem dá vida à Deusa na série. Trata-se de Antonia Salib, conforme foi confirmado pela Variety durante a première da série. Em uma rápida entrevista, Salib disse que ficou bem animada em trabalhar com o MCU, especialmente por ser um trabalho bastante colaborativo. 

E aí, o que será veremos de Taweret no futuro de Cavaleiro da Lua? Comente suas teorias!

——-

Fontes: 

Budge, E Wallis. The Gods of the Egyptians, 1904.

Hill, Jenny. Ancient Egypt Online

Germond;Livet. An Egyptian Bestiary, 2001.

Pinch, Geraldine. Magic in Ancient Egypt, 1994.

Ritner, Robert. Household Religion in Ancient Egypt, presente no livro Household and Family Religion in Antiquity, 2008.

Watterson, Barbara. Gods of Ancient Egypt, 1996. 

Atualmente, novos episódios de Cavaleiro da Lua estão chegando ao Disney+ às quartas-feiras.

Veja também: