Boba Fett: Tudo que você precisa saber sobre o personagem que ganhou série no Disney+

Capa da Publicação

Boba Fett: Tudo que você precisa saber sobre o personagem que ganhou série no Disney+

Por Jaqueline Sousa

O que não falta na franquia Star Wars é a grandiosidade de personagens icônicos que ficaram marcados na história da cultura pop. Um deles é o caçador de recompensas Boba Fett, que ganhou uma série própria no Disney+ intitulada O Livro de Boba Fett.

Apesar de não ter muito tempo de tela nos filmes em que aparece, o enigmático caçador de recompensas se tornou extremamente popular entre o público. Seu ar de mistério gera curiosidade até os dias de hoje, o que nos leva à pergunta: afinal, quem é Boba Fett? Vem com a gente que nós vamos te explicar tudo que você precisa saber sobre o caçador de recompensas mais famoso da galáxia!

A origem de Boba Fett

Conforme revelado em Ataque dos Clones, Boba é um clone inalterado de Jango Fett, que o criou como filho.

Quando George Lucas introduziu Boba Fett nos cinemas pela primeira vez, em Star Wars Episódio V: O Império Contra-Ataca (1980) ele não estava muito preocupado em falar sobre o passado do personagem. Apesar de ter sido apresentado previamente no controverso especial de Natal de Star Wars e em uma animação, ninguém sabia o que ele era e nem ao menos de onde vinha. Mas foi exatamente essa aura de mistério ao redor do anti-herói que o transformou em um ícone.

As origens de Boba Fett só começaram a ser elucidadas algum tempo depois, em Star Wars Episódio II: O Ataque dos Clones (2002). É assim que descobrimos que o personagem é, na verdade, um clone inalterado de Jango Fett, que era um dos melhores caçadores de recompensas da galáxia naquele período.

Ao fazer um acordo com o Lorde Sith Darth Tyranus para se tornar o modelo genético de um exército de clones, Jango solicitou que uma réplica sem modificações genéticas, como condicionamento comportamental e crescimento acelerado, fosse criado. Assim, Boba Fett surgiu logo após a Batalha de Naboo.

Boba foi criado no planeta Kamino, onde Jango o ensinou a lutar e a desenvolver habilidades de sobrevivência ainda durante a infância. Além disso, o garoto também aprendeu a operar sistemas de armas na nave do pai, a Escravo I.

A busca por vingança

O jovem Boba Fett após ver seu pai sendo morto, em Ataque dos Clones.

Como podemos acompanhar em O Ataque dos Clones, Jango Fett foi decapitado pelo Mestre Jedi Mace Windu, em batalha. A morte do pai causou um trauma gigantesco na vida de Boba, já que o garoto assistiu ao ocorrido em tempo real. 

Assim, em busca de vingança, ele se juntou a uma equipe de caçadores de recompensas que também queriam destruir o Mestre Jedi, conforme os eventos da série animada A Guerra dos Clones (2008). Infiltrado, o jovem Boba planejou uma armadilha para se vingar de Mace Windu, porém, após diversas tentativas fracassadas, ele foi capturado e preso. Mesmo arrependido de suas ações, Boba diz ao Mestre que nunca o perdoaria por ter matado seu pai, demonstrando a influência do ato na formação de sua personalidade e ideologias. 

O caçador de recompensas mais temido da galáxia

Boba Fett consolidou sua fama trabalhando para o mercenário Jabba, o Hutt e o temido Darth Vader.

Depois que Boba conseguiu sair da prisão, ele formou um sindicato de caçadores de recompensas em Tatooine. Foi  assim que sua carreira como caçador se iniciou, com seus feitos grandiosos fazendo com que sua reputação na galáxia se expandisse – e amedrontasse. Com seus conhecimentos sobre o comércio de caça de recompensas, Fett finalmente assumiu o manto de seu pai, reconstruindo a armadura característica em homenagem a Jango.

Foi também durante essa época que Boba começou a trabalhar com o mercenário Jabba, o Hutt, tornando-se, mais tarde, o arqui-inimigo de Han Solo, após ser contratado por Darth Vader para capturá-lo e atrair Luke Skywalker para uma armadilha. 

O destino de Boba Fett

Apesar de ser dado como morto em Retorno de Jedi, o caçador de recompensas fez um retorno triunfal.

Quando Han Solo é congelado em carbonita no final de O Império Contra-Ataca, Boba o leva para Jabba, já que o proprietário da Millennium Falcon estava devendo dinheiro ao gângster. É assim que, em Star Wars Episódio VI: O Retorno de Jedi, Luke vai até Tatooine para salvar o amigo das garras do mercenário.

Entre lutas e muita areia, Boba Fett acaba sendo engolido pelo Poço de Sarlacc, enquanto tentava matar Luke, Solo e Chewbacca. Dado como morto, o trágico – e até sem graça – destino do caçador de recompensas não agradou os fãs na época do lançamento do filme.

Mas nem tudo está perdido: o anti-herói fez um retorno triunfal na série O Mandaloriano, estrelada por Pedro Pascal. Sua aparição confirma que ele sobreviveu à queda no Sarlacc, mas acabou perdendo sua armadura, que foi encontrada por Jawas e vendida ao xerife Cobb Vanth. A armadura é recuperada pelo Mandaloriano posteriormente, com os eventos da recente temporada servindo de gancho para a série O Livro de Boba Fett, protagonizada por Temuera Morrison.

A série do Disney+

O Livro de Boba Fett acompanha a jornada do lendário caçador de recompensas e da mercenária Fennec Shand (Ming-Na Wen) para reconquistar o território que era governado por Jabba, o Hutt. Com criação de Jon Favreau e Dave Filoni, a série tem 7 episódios, lançados semanalmente no Disney+.

E você, o que está achando de O Livro de Boba Fett? Conta pra gente!

Aproveite também: