Star Wars: O que aconteceu com Mace Windu, personagem de Samuel L. Jackson?

Capa da Publicação

Star Wars: O que aconteceu com Mace Windu, personagem de Samuel L. Jackson?

Por Gabriel Mattos

Mace Windu, personagem de Samuel L. Jackson, era uma das figuras mais importantes do Conselho Jedi de Star Wars. Empunhando seu sabre de luz roxo, o personagem causou uma forte impressão nos fãs da saga, especialmente nos jovens negros que enfim se viam representados neste universo. Em uma entrevista recente, Jackson demonstrou interesse em retornar ao personagem, mas seria isso possível?

O que aconteceu com Mace Windu?

Mace Windu perde a mão, mas nada garante que esteja morto

Nos filmes, Mace Windu foi declarado morto no clímax de Star Wars: A Vingança dos Sith. Após confirmar suas suspeitas sobre o Chanceler Palpatine, o Mestre Jedi estava pronto para prender o Lorde Sith, mas foi interceptado por Anakin Skywalker.

O futuro Imperador havia seduzido Anakin para o lado sombrio da Força, prometendo um poder que ele não conseguiria conquistar seguindo as regras dos Jedi. Assim, para defender seus objetivos egoístas, Anakin renega o Conselho e ataca Mace Windu. Em certo momento, ele consegue decepar a mão de seu antigo superior. E Mace Windu voa pelos céus de Coruscant com uma rajada de eletricidade de Darth Sidious.

Mesmo debilitado, nunca vemos de fato o momento da morte do herói, o que neste universo abre precedente para um possível retorno. Oficialmente, ele é tido como morto, mas isso poderia mudar a qualquer momento.

Mace Windu está vivo?

Se Darth Maul pode sobreviver com as pernas de uma aranha, o destino de Windu é promissor.

Depois que Darth Maul, que havia sido cortado ao meio em uma cena de A Ameaça Fantasma, retorna na animação The Clone Wars, nada impede o personagem de Samuel L. Jackson de retornar com uma mão mecânica. Não seria difícil para ele aparar a queda com a Força, mas os roteiristas precisariam de uma boa justificativa para a sua ausência por todos esses anos.

Inclusive, Jackson defendeu a ideia em um vídeo no Twitter, ainda em 2016, alegando que conversou com o próprio George Lucas — criador de Star Wars — sobre a possibilidade. O manda chuva aprovou, respondendo que “Eu estou okay com a ideia. Você pode estar vivo.” Mas como isso poderia acontecer?

Como Mace Windu poderia voltar?

Série de Ahsoka é a oportunidade perfeita para resgatar o Mestre Jedi

Uma possível solução é enviar o Mestre Jedi em uma missão pelas Regiões Desconhecidas. Depois do final de Star Wars: Rebels, há uma grande chance desta área ser explorada na série solo da Ahsoka, o que daria um bom pretexto para o retorno do herói.

Esta é uma zona da galáxia longe de qualquer influência do Império ou da República. Assim, caso Windu estivesse perseguindo uma grande ameaça neste lugar, como Thrawn, faria sentido ele não retornar por um bom tempo.

Recentemente, Samuel L. Jackson voltou a comentar o assunto durante um podcast (via TheDirect), confessando que queria aparecer na terceira temporada de The Mandalorian. Mas e você, como gostaria de ver o Jedi retornando? Não deixe de comentar!

Fique com: