Star Wars: Qual o visual dos Jawas por trás dos capuzes?

Capa da Publicação

Star Wars: Qual o visual dos Jawas por trás dos capuzes?

Por Jaqueline Sousa

Reconhecidos por seus robes marrons e olhos amarelos brilhantes, os Jawas estão presentes no universo de Star Wars desde o lançamento do primeiro filme da franquia, em 1977. Desde então, eles já deram as caras em diversas produções, sendo que sua mais recente aparição aconteceu no quinto episódio de O Livro de Boba Fett, do Disney+.

O intrigante em relação aos Jawas é que não conhecemos o visual das pequenas criaturas por trás de seus capuzes, e não é como se eles fizessem algum esforço para mostrar seus rostos. Ainda assim, alguns rumores acerca da verdadeira aparência dos Jawas já circularam ao longo dos anos. Confira o que se sabe até o momento!

Quem são os Jawas?

Os Jawas são reconhecidos por seus robes marrons e olhos amarelos/avermelhados.

Habitantes de Tatooine, os Jawas são catadores de lixo profissionais que estão sempre à procura de sucatas descartadas, como restos de droides, para vendê-las aos moradores do planeta desértico. Apesar da aparência humanóide, eles vivem escondidos por trás de seus robes marrons e apenas seus olhos amarelos/avermelhados brilhantes ficam à mostra.

Para transportar – e também coletar – as mercadorias, os Jawas utilizam os sandcrawlers, um enorme veículo capaz de até mesmo abrigar um grupo considerável de Jawas, já que eles são criaturas pequenas, chegando a medir apenas 1 metro

Qual o visual dos Jawas?

Apesar de existirem algumas especulações sobre a real aparência dos Jawas, ainda não sabe sabe o que eles escondem por trás dos capuzes.

Canonicamente falando, não há uma revelação concreta do visual dos Jawas por trás de seus capuzes. O que se sabe é aquilo que vemos nas telas, mas existem alguns indícios e rumores no universo de George Lucas que podem nos apresentar ao menos uma ideia da aparência da espécie.

Uma dessas pistas aparece na novelização de Star Wars: Episódio IV: Uma Nova Esperança, escrita por Alan Dean Foster. Na trama, o autor descreve os Jawas como “nunca tinham sido vistos fora de suas capas protetoras e máscaras de areia, logo ninguém sabia exatamente como aparentavam”. O diferencial é que Foster também os descreve como “extraordinariamente feios” (via ScreenRant).

Alguns dos rumores envolvidos no real visual dos Jawas indicam outras características, como o uso das pedras amarelo-alaranjadas nos olhos para protegê-los do sol e uma provável ancestralidade em comum com os Tuskens. Outra especulação alega que as criaturas eram apenas grandes roedores. 

Recentemente, o quinto episódio de O Livro de Boba Fett apresentou uma nova informação sobre a espécie, quando Peli Motto revela a Din Djarin que já namorou um Jawa. Segundo ela, as criaturas são “peludas”. Se levarmos em consideração o rumor de que as criaturas parecem roedores, seria esse um indicativo da real aparência da espécie?

Em contrapartida, o artista Ralph McQuarrie, que trabalhou em conjunto com George Lucas no desenvolvimento da trilogia original da franquia, já chegou a fazer algumas ilustrações de como imaginava o visual dos Jawas. 

Na imagem, podemos observar que eles assumem características mais humanas, usando capacetes por baixo do capuz. Confira:

Como notamos, o mistério em torno da figura dos Jawas ainda persiste no universo de Star Wars. Pode ser que ainda leve algum tempo para que o visual por trás dos capuzes e olhos amarelados seja revelado, o que nos deixa apenas com especulações e teorias sobre qual seria a aparência real das pequenas criaturas. 

Aproveite também: