Besouro Azul: Quem é o herói da DC? Tudo sobre o personagem que vai ganhar filme

Capa da Publicação

Besouro Azul: Quem é o herói da DC? Tudo sobre o personagem que vai ganhar filme

Por Junno Sena

Existe uma linha tênue entre heróis conhecidos e completamente desconhecidos quando tratamos de quadrinhos. Mas, o herói Besouro Azul parece estar na área cinza, ainda tentando entender onde está. Para alguns, é o personagem apresentado em Justiça Jovem, para outros “aquele que vai ter o filme com a Bruna Marquezine”. Porém, o título do herói data de 1939, com Charles Nicholas Wojtkoski no comando criativo, e seu manto já passou por diversos personagens com diferentes habilidades.

Quem é o Besouro Azul?

Capa de Mystery Men Comics #1

Começando por Dan Garrett, que aparece pela primeira vez em Mystery Men Comics #1 durante a era de ouro dos quadrinhos. E é nesse mesmo ponto que começa a confusão. O herói foi publicado por diversas editoras, incluindo a Fox Comics e Charlton Comics, além da DC Comics. Iniciando sua trajetória com tiras de jornal e uma série de rádio, Besouro Azul manteve um relativo sucesso, mas com publicações solo sem uma frequência de publicação adequada, caiu no ostracismo durante os anos 50.

A situação do Besouro Azul parecia estar para mudar quando, no meio dos anos 50, a Fox Comics saiu do mercado. A Charlton Comics, então, decidiu trazer o herói de volta até meados de 1964, ano em que decidiu recontar sua história. Mas, novamente, o personagem cairia no limbo do desconhecido. 

Entre editoras e edições esparsas em sua carreira, Dan Garrett ganhou diversas histórias de origem. Na primeira, mergulhada em investigação policial, Dan era filho de um policial assassinado por um criminoso. Sem habilidades sobrenaturais a princípio, ele era como os heróis das séries de rádio da época. Em 1964, ele ganharia uma história que repercutiria no futuro da DC. Nela, Dan Garrett se tornou um arqueólogo que, após encontrar um escaravelho enterrado no Egito, recebeu super força, visão aprimorada, a capacidade de voar e gerar raios explosivos.

O Escaravelho Besouro

Dan Garrett na reformulação do herói.

A partir desse objeto, a mitologia por trás do Besouro Azul foi construída. Em 1966, em Capitão Átomo #83, Ted Kord estreou como uma nova versão do herói escrita por Steve Ditko. Seguindo uma trama menos mística e mais tecnológica, Kord era aluno de Garrett. Após o herói ser morto em batalha contra o tio de Ted, Jarvis Kord, o manto do Besouro Azul foi passado a ele. Mas, o escaravelho e seus poderes místicos nunca chegaram a Ted, fazendo-o preferir por apetrechos tecnológicos.

O personagem voltaria a ter relevância apenas em 1986, com a DC Comics em posse de seu material criativo. Tendo uma série solo e participado da Liga da Justiça, Besouro Azul teve uma participação na trama da Crise nas Infinitas Terras. Em Countdown to Infinite Crisis, Kord se nega a fazer parte da organização de Maxwell Lord e é morto.

Antes disso, porém, descobrimos que o escaravelho não havia sido destruído, como supunha Kord, mas sim encontrado enterrado em um templo no Egito. Em uma luta entre Shazam e Espectro, o artefato caiu em um terreno abandonado em El Paso. É então que Jaime Reyes o encontra e naquela mesma noite, o objeto ganha vida e se une a sua espinha, o transformando no Besouro Azul.

Quais são os poderes do Besouro Azul?

Jaime Reyes se torna o novo Besouro Azul

Entre algumas das habilidades adquiridas por Jaime pelo artefato, temos força aprimorada, vôo, visão de raio-X, além de atirar raios energéticos. O objeto ainda consegue proteger o corpo do hospedeiro através de uma cota de malha especial e, se Jaime for vítima de um poder de controle de mente, o escaravelho assume o controle da armadura. Devido a essa mesma autoconsciência, ele pode manifestar uma série de poderes por vontade própria, com o intuito de proteger o rapaz. 

Quem é Jaime Reyes?

Mas, assim como todo bom coming-of-age, no arco de Jaime Reyes como o Besouro Azul, o foco não é o escaravelho inicialmente. Primeiro, conhecemos sua família e amigos, mas com o surgimento do objeto e uma visita do Gladiador Dourado, o garoto se vê em uma aventura no espaço ao lado de Batman e sua equipe, se perdendo entre dimensões, fugindo dos Lanternas Verdes e retornando à Terra apenas um ano depois. 

O encontro de Jaime Reyes com o escaravelho.

Jaime tenta retomar sua vida e aprender mais sobre o escaravelho. Entre tretas mágicas em El Paso, o garoto descobre que o artefato é na verdade um pedaço de tecnologia extraterrestre, através do Pacificador. Tentando encontrar mais informações, Jaime segue uma trilha de pistas até Dan Garrett e o passado do Besouro Azul.

A Expansão

É assim que ele conhece a neta de Dan Garrett, Danielle. Ela pede pelo artefato por ter sido de seu avô, mas o escaravelho está preso à coluna do rapaz, o que faz Danielle desistir da ideia. Ainda seguindo uma trama investigativa, Jaime é levado à Expansão, civilização alienígena que criou o objeto. Com o intuito de dominar a humanidade, o plano da raça alienígena era apresentar o Besouro Azul e seu hospedeiro como heróis aos humanos e então, dominá-lo para controlar a Terra.

A Expansão na animação Justiça Jovem.

O plano fracassou quando o escaravelho entrou em contato com magia, o corrompendo e quebrando a influência da Expansão. Jaime também foi crucial para a libertação do escaravelho, pois sua conexão serviu como inspiração para substituir a programação da raça alienígena por livre arbítrio e independência.

Adaptações com o Besouro Azul

Besouro Azul na equipe da animação Justiça Jovem.

Sua luta contra a invasão alienígena o colocou lado a lado dos Novos Titãs e o encontro foi o pontapé para vermos o rapaz na animação Justiça Jovem. Mas, antes disso, o personagem dá as caras em algumas outras mídias. Em “Booster”, episódio da temporada final de Smallville, Jaime Reyes dá as caras com direito a menção a Dan Garrett. Enquanto no Arrowverse, as indústrias Kord são referenciadas. Entre animações, o Besouro Azul esteve em alguns filmes como Liga da Justiça vs. Jovens Titãs e Jovens Titãs: O Contrato de Judas.

O destaque em Justiça Jovem ficou para o seu arco que trouxe um escaravelho com uma personalidade mais violenta. As constantes discussões entre o escaravelho e Jaime se tornaram um dos pontos altos da história do personagem, além de seu embate contra a Expansão.

Besouro Azul no cinema

Xolo Maridueña e Bruna Marquezine.

Já no cinema, Angel Manuel Soto e Gareth Dunnet-Alcocer prometem contar a história de Jaime Reyes com Xolo Maridueña no papel principal e Bruna Marquezine como Penny, seu interesse romântico. Além deles, foram escalados Belissa Escobedo, que viverá a irmã mais nova de Jaime, Milagros Reyes, e Harvey Guillén como um personagem ainda não divulgado.

Não se sabe a sinopse oficial do filme, mas já podemos esperar uma trama de invasão alienígena com possibilidade do Pacificador dar as caras. Por enquanto, ficamos no aguardo, já que o filme tem estreia programada apenas para 18 de agosto de 2023.

Aproveite e continue lendo: