Oscars 2021: Onde e como assistir cada filme indicado à premiação

Capa da Publicação

Oscars 2021: Onde e como assistir cada filme indicado à premiação

Por Gabriel Mattos

A temporada de premiações está diferente esse ano. Em 2021, a tradicional cerimônia dos Oscars acontecerá apenas no final de abril. Uma ótima notícia para quem estava enrolando para assistir aos grandes indicados desta edição.

Como os cinemas ficaram longos períodos fechados, devido a pandemia de covid-19, a grande maioria dos indicados acabou sendo obrigada a abraçar a distribuição digital, o que facilita muito a vida dos cinéfilos de plantão.

Para ajudar ainda mais a sua maratona, chega de ficar caçando onde assistir cada título: separamos em que plataforma de streaming você encontra cada indicado. Pode preparar a pipoca, escolher os seus favoritos e acompanhar a cerimônia no dia 25 de abril!

Netflix

Filme tem dez indicações ao Oscar

No passado, houve muita resistência da Academia em aceitar filmes da Netflix como indicações válidas. Mas a gigante do streaming deu a volta por cima e agora reúne a grande maioria dos indicados da edição.

O grande destaque fica para “Mank”, filme de David Fincher que concentra o maior número de indicações — incluindo Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Ator Principal para Gary Oldman e Melhor Atriz Coadjuvante para Amanda Seyfried.

Viola Davis e Chadwick Boseman concorrem por “A Voz Suprema do Blues”

Outro indicado a filme do ano disponível na plataforma é “Os 7 de Chicago”, que também pode levar, entre outros prêmios técnicos, Melhor Roteiro Original e Melhor Ator Coadjuvante para Sacha Baron Cohen.

Mas o nosso grande favorito da plataforma é o último trabalho lançado pelo inesquecível Chadwick Boseman antes de seu falecimento precoce em meados de 2020. Boseman concorre a Melhor Ator por “A Voz Suprema Do Blues”, que também disputa Melhor Atriz graças a talentosa Viola Davis e mais três estatuetas técnicas.

Confira todos os filmes indicados ao Oscar disponíveis na Netflix:

Prime Video

Prime Video acumula 6 indicações por “O Som do Silêncio”.

É fato que o Prime Video, plataforma de streaming da Amazon, ainda não consegue competir com a Netflix em quantidade de indicados. Mas isso não os impediu de conquistar uma indicação a Melhor Filme com “O Som do Silêncio”, que também disputa pelo prêmio de Melhor Ator com Riz Ahmed, Melhor Ator Coadjuvante com Paul Raci e mais três categorias.

Uma grata surpresa é o irreverente Borat: Fita de Cinema Seguinte. A continuação da comédia escrachada de Sacha Baron Cohen foi nomeada por Melhor Roteiro Adaptado e também rendeu a Maria Bakalova uma indicação por Melhor Atriz Coadjuvante.

Confira todos os filmes indicados ao Oscar disponíveis no Prime Video:

Disney+

“Dois Irmãos – Uma Jornada Fantástica” é destaque na categoria Melhor Animação do Oscar 2021

Essa é a primeira premiação dos Oscars desde o lançamento do Disney+ no Brasil. A plataforma tem a enorme vantagem de contar com todo o tradicional catálogo de filmes da Disney, o que é garantia de qualidade sem igual.

Como esperado, o streaming brilha mesmo na categoria Animação. Dois dos longas indicados a Melhor Animação estão disponíveis na plataforma: Soul, que também disputa por Melhor Som e Melhor Trilha Sonora, e o subestimado Dois Irmãos: Uma Jornada Fantástica.

Já na categoria Melhor Animação em Curta-Metragem, a magia da Pixar é representada por Toca, uma doce história sobre a importância de pedir ajuda.

Confira todos os filmes indicados ao Oscar disponíveis no Disney+:

Apple TV+, Globoplay e Telecine

Emma concorre por Melhor Figurino

As demais plataformas de streaming não estão a tanto tempo no mercado para trazer uma representação expressiva nas maiores premiações, mas ainda conquistaram feitos importantes esse ano.

Especialmente a Apple TV+ que conseguiu emplacar duas indicações por conteúdos originais na primeira vez em sua história: Melhor Animação, pelo filme Wolfwalkers, e Melhor Som, pelo filme Greyound – Na Mira do Inimigo.

Vale lembrar que assinantes Globoplay poderão assistir a versão da cerimônia transmitida na Globo após o Big Brother Brasil. Bem a tempo de descobrir os maiores premiados da noite.

Apple TV+

Globoplay

Telecine Play

  • Emma – 2 indicações

Youtube

A Academia descobriu o valor da música negra com “Soul” e “Judas e o Messias Negro”

Fugindo um pouco do eixo do streaming pago, alguns indicados podem ser encontrados em plataformas completamente gratuitas, como o Youtube e Spotify. Esse é o caso do curta Feeling Through, que conta o encontro de um jovem em situação de rua com um homem incapaz de falar ou ouvi-lo.

Esse ano, a maioria dos indicados a Melhor Documentário em Curta-Metragem estão na plataforma, como Do Not Split, que expõe a situação dos protestos contra o governo chinês em Hong Kong. Documentários produzidos por grandes sites jornalísticos também competem por uma estatueta, como A Concerto is a Conversation, do New York Times, e Colette, do The Guardian.

Por fim, não podemos esquecer que todos os indicados musicais podem ser ouvidos tanto no Youtube quanto no Spotify, incluindo as trilhas sonoras de Soul e Judas e o Messias Negro. Mas é claro que fica difícil avaliar com precisão fora do contexto dos filmes que representam.

Indicados a Melhor Trilha Sonora no Youtube:

Indicados a Melhor Canção Original no Youtube:

Cinemas

Minari conquistou indicações históricas, mas ainda não estreou no Brasil

Por fim, há aqueles filmes que só chegaram em território nacional nas salas de cinema. Em meio a pandemia, a grande maioria passou batido até pelos mais ávidos fãs da sétima arte. Outros continuam em cartaz até o presente momento, como um dos favoritos na categoria de Melhor Roteiro Original, Judas e o Messias Negro.

Por outro lado, muitos indicados ao Melhor Filme deste ano ainda estão para estrear em território brasileiro. Bela Vingança, Minari e Nomadland chegarão em breve aos cinemas. Enquanto Meu Pai poderá ser comprado e alugado nas principais plataformas digitais a partir do dia 9 de abril.

Indisponíveis no Brasil no Momento

Curta estrelando Oscar Isaac tem grandes chances de levar estatueta

Infelizmente não tem jeito, alguns títulos não tem no Brasil. Por serem filmes com um público mais específico, todo ano alguns indicados acabam sendo esnobados pelos cinemas brasileiros e dessa vez não seria diferente.

O curta The Present foi distribuído pela Netflix em diversos países mas ainda não chegou ao Brasil. Two Distant Strangers está previsto para chegar ao catálogo da plataforma no dia 9 de abril. Já o curta White Eye pode ser encontrado apenas em uma plataforma internacional para críticos. The Letter Room, curta de Oscar Isaac, não tem previsão de estreia por aqui.

Também não temos acesso aos concorrentes à Melhor Filme Internacional, aos curtas animados Genius Loci, Yes-People e Opera, além do documentário Hunger Award.

Para quem vai sua torcida nos Oscars 2021? Não deixe de comentar!

Fique com: