Dragon Ball Super: Entenda a nova forma de Vegeta no mangá

Capa da Publicação

Dragon Ball Super: Entenda a nova forma de Vegeta no mangá

Por Flávia Pedro

Atenção: Alerta de Spoilers!

Dragon Ball é uma obra do aclamado autor Akira Toriyama e durante toda a sua franquia, os personagens de Vegeta e Goku rivalizam e disputam entre si quando o assunto são níveis de poder e força. Em Dragon Ball Super não é diferente, ainda mais no contexto em que essa história se desenvolve: torneios para definir o lutador mais forte de todos os universos e mais uma vez proteger a Terra – e outros universos – de Deuses da Destruição com níveis absurdamente superiores de poder.

É na tentativa de alcançar tais níveis e superar seus próprios limites que Vegeta treina incessantemente e, após tanto treinamento, atinge níveis de força e transformações que nunca havia alcançado antes. A transformação mais surpreendente com certeza é a mais recente do mangá, conhecida como Ultra Ego. Vamos te contar tudo o que você precisa saber sobre essa nova técnica!

Em que momento a transformação de Vegeta acontece?

A nova transformação de Vegeta vem sendo descrita por muitos como “a mais forte que o personagem já possuiu” e não é pra menos. Durante os últimos capítulos do mangá acompanhamos a intensa luta entre Granolah e Vegeta, sendo esse o momento em que Vegeta libera seu novo poder, chamado de Ultra Ego (que combina perfeitamente com a personalidade do Príncipe dos Sayajins).

Granorah vs Vegeta em Dragon Ball Super

Vale lembrar que o personagem Granolah, com a intenção de se vingar de Freeza e dos Sayajins por terem cometido genocídio em seu planeta, reuniu as Esferas do Dragão de seu planeta natal, Cereal e seu pedido ao Dragão Toronbo foi: se tornar o guerreiro mais forte do universo.

Porém, seu desejo tem uma limitação apontada por Toronbo: esse poder que Granolah receberá se restringe exclusivamente ao seu potencial, ou seja, ele se tornará mais forte, mas não mais do que seu potencial permite. Mesmo assim, já vimos Granolah vencendo Goku facilmente, mesmo com Kakaroto também tendo conquistado recentemente um novo nível de poder.

A derrota de Goku para Granolah demonstra como essa nova versão de Vegeta não é apenas muito forte, mas beira facilmente o nível de um Deus, uma vez que ele está se saindo bem melhor que Goku lutando contra um mesmo adversário. Vegeta finalmente consegue o que buscava desde o início da franquia: superar Goku. Pensando além da rixa entre os dois, se Vegeta derrotar Granolah, ele assumirá o posto de guerreiro mais forte do Universo 7.

Sobre o Ultra Ego

Vegeta no modo Ultra Ego em Dragon Ball Super

Como funciona o Ultra Ego?

No capítulo 75 do mangá, Vegeta explica a Granolah um pouco sobre como executa sua técnica. Ele afirma ter descoberto o caminho para adquirir tal poder após aprender mais sobre o poder destrutivo de Beerus. Assim como funciona com os sayajins em suas transformações, essa nova forma de Vegeta está diretamente ligada à suas emoções, como Vegeta afirma: quanto “mais quente sua alma de batalha queima”, mais forte ele fica.

Apesar de Vegeta dizer que sua nova forma tem poder ilimitado, ela é sim limitada pelo nível de poder atual do personagem que só tende a se aperfeiçoar a partir de agora. No mesmo capítulo também nos é revelado que essa é uma técnica de curta duração, assim como algumas outras transformações que vemos ao longo da série.

A técnica é baseada em dois conceitos que funcionam em contraste um com o outro: enquanto o Ultra Instinct permite que o poder e eficiência do usuário aumente drásticamente a cada ataque que o mesmo desfere, o Ultra Ego permite que o poder do usuário aumente a cada dano que ele sofre e a medida que vai focando mais na batalha. Basicamente, é uma técnica onde há ganho de poder atacando, defendendo e sendo golpeado.

Em outras palavras: o Ultra Instinct é como conquistar a si mesmo e expandir seu poder, enquanto o Ultra Ego liga a aquisição de poder a quase que um ato de auto-indulgência.

Quais são as fraquezas do Ultra Ego?

Levando em conta que foco na batalha precisa estar intensificado e quanto mais dano, mais poder você adquire, o usuário é levado a agir de maneira precipitada, tendendo a querer ser golpeado levando inúmeros danos físicos para continuar batalhando com eficácia. Segundo Vegeta, a forma está em sua capacidade completa quando ele abandona seu senso de moralidade.

Dragon Ball Super está atualmente em sua edição de número 76, disponível no Japão e para ser lido no site da V-Jump.

Confira também a lista de Dragon Ball: Todas as fusões do Z ao Super, ranqueadas