O futuro do Arrowverso após Crise nas Infinitas Terras

Capa da Publicação

O futuro do Arrowverso após Crise nas Infinitas Terras

Por Raphael Martins

Crise nas Infinitas Terras, o mega-evento que reuniu muito do que foi feito com o universo DC no cinema e na televisão, veio e já foi, e como prometido, expandiu os horizontes dos personagens da editora na TV e mudou o chamado Arrowverso para todo o sempre. Tendo assegurado a existência de um multiverso, que engloba inclusive o que está sendo feito nas telonas atualmente, a Crise também tratou de unificar o universo dos heróis do canal CW, responsável pelas séries do Arrowverso, que agora vivem todos sob o mesmo céu, na mesma Terra.

Muita coisa mudou após o crossover na agora chamada “Terra Primordial”, mas se você não assiste à todas as séries – ou a nenhuma delas – e gostaria de ficar por dentro do que está acontecendo, esta matéria foi feita pensando em você. Além das mudanças no multiverso, novas séries também estão no horizonte e ainda há muito a se descobrir. Então ative seu manipulador de vórtice e venha com a gente!

Os heróis do multiverso DC reunidos em Crise nas Infinitas Terras: tudo mudou, como era de se esperar

Arrow

A série do Arqueiro Verde chegou ao fim durante a última semana, mas não sem antes mostrar o que mudou na nova Terra-1, agora “Terra Primordial”. A mãe de Oliver (Stephen Amell) e Thea (Willa Holland), Moira (Susannah Thompson) está viva e bem, não tendo sido morta pelo Exterminador na segunda temporada e nem se envolvido com a trama sombria de Malcom Merlyn (John Barrowman) no primeiro ano. Emiko (Sea Shimooka), irmã bastarda de Oliver, também está viva e nunca se tornou uma criminosa. Ambas aparecem no último episódio da série, “Fadeout“, durante o funeral de Oliver.

Mas as principais mudanças tem a ver com os filhos do herói, Mia (Katherine McNamara) e William (Jack Moore). Ao contrário do futuro pós-apocalíptico mostrado na sétima temporada, tudo deu certo para os irmãos, que cresceram juntos na mansão e viveram felizes e abastados em uma Star City onde nenhum crime aconteceu por vinte anos. Mia, aliás, é noiva de JJ (Charlie Barnett), que nessa realidade não tem nada a ver com a gangue dos Exterminadores. Dinah Drake (Juliana Harkavy), que acordou no futuro sem nenhum registro de sua existência no passado, vive em paz como cantora em um bar, enquanto Renee Ramirez (Rick Gonzalez), o antigo Cão Raivoso, governa a cidade com justiça e sabedoria pelo terceiro mandato seguido.

Toda essa paz será ameaçada na série derivada de Arrow focada em Mia, Dinah e Laurel (Katie Cassidy), Green Arrow & The Canaries (“Arqueira Verde e as Canários”, em tradução livre), na qual as três super-heroínas voltarão aos uniformes para impedir vilões ainda desconhecidos de mergulharem Star City em caos mais uma vez e arruinarem a paz que o Arqueiro Verde se sacrificou para tornar real.

E claro, não podemos nos esquecer de John Diggle (David Ramsey), que depois de muitas teorias de fãs, pode ou não ter se tornado um Lanterna Verde após ter encontrado um anel de poder no último episódio de Arrow. Agora, a esperança desses fãs é a de que essa pergunta seja respondida em breve.

Veja também: Sinopse da série derivada de Arrow focada nas Canários é liberada

As heroínas de Green Arrow & The Canaries protegerão a Star City do futuro

Supergirl

A vida da garota de aço também virou de cabeça para baixo após a Crise. Agora, Kara (Melissa Benoist) e Alex (Chyler Leigh) devem responder diretamente ao novo chefe do DOE: Lex Luthor (Jon Cryer), que se colocou em uma posição de liderança quando ajudou a moldar a Terra Primordial e se tornou amado pelo mundo inteiro, que o julga como praticamente um santo. Obviamente ele tem seus próprios objetivos nefastos, mas se a heroína quiser derrotá-lo, não tem outra escolha a não ser trabalhar junto com ele e ficar de olho em todas as suas ações.

Lena Luthor (Katie McGrath) continua em sua cruzada de vingança contra a garota de aço e todos os seus amigos, mas com uma vantagem: ninguém sabe que ela lembra dos acontecimentos de antes da crise, o que os faz pensarem que ela ainda está do lado deles. Lena, aliás, nunca esteve tão próxima de ser uma super-vilã: agora ela é a principal aliada de Lex em seus planos, ainda que continue com a intenção de livrar o mundo da violência. Enquanto isso, Brainy (Jesse Rath) também debandou para o lado do vilão, mas com o objetivo de salvar o mundo da organização misteriosa Leviatã.

Vale mencionar que, para os heróis da Terra primordial, todos os outros universos foram apagados, sendo aquele o único. Seres de outros universos acabaram se refugiando nesta nova Terra e isso deve ser abordado com mais detalhes em algum momento durante a atual temporada das aventuras da heroína.

Veja também: Novo episódio de Supergirl confirma dois locais importantes das HQs

A Supergirl agora responde diretamente a Lex Luthor no DOE

Superman & Lois

Não é apenas Arrow que ganhará uma série derivada muito em breve! O canal CW confirmou há alguns meses que o Superman do Arrowverso, vivido pelo ator Tyler Hoechlin, ganhará uma série só sua, chamada Superman & Lois. Nela, o homem de aço e sua agora esposa Lois Lane (Elizabeth Tulloch) serão mostrados tentando lidar ao mesmo tempo com seus deveres para com a Terra e a criação de sua família, que aumentou depois da Crise.

Clark e Lois agora não tem apenas um, mas dois filhos, cujos nomes na chamada de elenco são Matthew e Ethan, provavelmente nomes falsos para esconder a verdadeira identidade dos personagens, algo muito comum em produções antecipadas que querem manter suas surpresas guardadas até o momento certo.

De acordo com o site GeeksWorldwide, a série do Superman se passaria alguns anos no futuro e apresentaria Jonathan Kent e Damian Wayne, o filho do Batman. Essa informação ainda não foi confirmada, muito menos se eles já serão mostrados como Superboy e Robin na série, mas a história por si só já animou os fãs.

Veja também: Superman & Lois é confirmada como nova série heroica da CW

Superman & Lois Lane terão sua própria série no canal CW em breve

The Flash

Contrariando todas as expectativas, até mesmo as do próprio Monitor (LaMonica Garret), Barry Allen (Grant Gustin) acabou sobrevivendo à Crise, apagando a notícia do jornal que estampava seu desaparecimento definitivo desde o primeiro episódio da série e tornando a deixar as possibilidades infinitas para o Flash.

O seriado só retorna com novos episódios no dia 4 de fevereiro, mas já podemos antecipar algumas mudanças em relação ao que já tinha sido estabelecido em temporadas anteriores, como o fato de que Cisco (Carlos Valdes) recuperou seus poderes e voltou a atuar como o herói Vibro. Ainda não se sabe como a Crise afetou as vidas de Ralph/Homem-Elástico (Hartley Sawyer), Caitlin/Nevasca (Danielle Panabaker) e os outros membros do time Flash, mas parece improvável que as mudanças terminem por aí.

Livre de seu destino mortal, Barry Allen está pronto para continuar sua luta como o Flash

Veja também: The Flash terá retorno de personagem importante após Crise nas Infinitas Terras

Legends of Tomorrow, Batwoman e Raio Negro

Para a sorte das lendas, a Crise teve efeitos praticamente nulos nos membros da equipe, tendo todos eles seguido suas vidas de aventuras pelo tempo e o espaço como se nada tivesse acontecido. O mesmo não pode ser dito de sua capitã, Sara Lance (Caity Lotz), que ainda sente em seu coração o peso da morte de Oliver Queen. Não que isso vá influenciar no ritmo louco e sem nenhum medo de exagerar na dose que a série tem, é claro.

Já a Batwoman (Ruby Rose) pode ter ganhado reforços de peso em sua luta contra o crime em Gotham City. Agora que ela vive na mesma Terra em que Supergirl, Superman, Flash e os outros, ela poderia pedir ajuda a qualquer um deles quando quisesse, o que tem poucas chances de acontecer, afinal é de Kate Kane que estamos falando. Contudo, isso não impede que seus amigos super-heróis apareçam eventualmente para dar aquela força. A Supergirl, aliás, pode dar as caras nos próximos episódios da série da defensora de Gotham City. A maior mudança, no entanto é a adição de mais uma Beth, a irmã de Kate. Se no universo original Beth se tornou a psicótica Alice, a Terra-Prime, tem uma outra Beth, que nunca foi sequestrada e torturada até se tornou a vilã. Agora resta saber como a heroína vai conseguir lidar com tudo isso.

O mesmo pode ser dito do Raio Negro (Cress Williams), que antes era o único herói de seu mundo e agora o divide com outros paladinos da justiça, entre eles o maior de todos, o Superman, de quem é um fã declarado desde que ele era apenas um personagem de ficção em sua Terra original. O herói de Freeland deve continuar sua luta contra os invasores que a tomaram, mas não estranhem se os outros membros da Liga da Justiça aparecerem para oferecer ajuda.

Sim, você não leu errado: os heróis da Terra Primordial se uniram e fundaram uma superequipe, que ainda não foi chamada por nenhum deles de Liga da Justiça, mas para todos os efeitos, é a versão daquele universo do time de heróis mais poderoso do planeta.

Veja também: [Crítica] Crise nas Infinitas Terras é uma carta de amor aos fãs da DC Comics

A Liga da Justiça do Arrowverso está formada: heróis do canal agora compartilham a mesma Terra

Como podemos ver, Crise nas Infinitas Terras foi um acontecimento tão grande que permitiu inclusive a criação de novas séries, mas seus efeitos vão muito além da Terra Primordial. Na Terra-2, outrora lar da heroína Jesse Quick (Violet Beane) e de “Harry” Wells (Tom Cavanagh), uma nova história começará a ser contada em Stargirl, que irá introduzir nas telinhas, além da heroína título, uma nova versão da Sociedade da Justiça, bem diferente daquela vista em Legends of Tomorrow.

Crise nas Infinitas Terras mostrou, com suas várias participações especiais, aparições de outras séries e referências a vários filmes, que nada é impossível no multiverso DC. O próximo crossover deve ter uma escala bem menor, como já garantiu o produtor Marc Guggenheim, mas como bons fãs, aguardaremos ansiosos os próximos passos de um universo que só cresce cada vez mais.

Fique com algumas imagens de Crise nas Infinitas Terras na nossa galeria: