A maior fraqueza da Mística, vilã dos X-Men

Capa da Publicação

A maior fraqueza da Mística, vilã dos X-Men

Por Gus Fiaux

Mística é uma das personagens mais misteriosas do universo X-Men. Além de suas motivações nunca estarem completamente claras para o público, as habilidades e fraquezas da mutante parecem sofrer algumas mudanças no decorrer de sua história. Com um papel importante na saga Immortal X-Men (Os Imortais X-Men, em tradução livre), escrita por Kieron Gillen e com arte de Lucas Werneck, separamos aqui a maior fraqueza da personagem para lembrá-lo o que é capaz de pará-la.

Com suas habilidades de mudar de aparência, alguns podem acreditar que o principal problema que a personagem enfrenta é não conseguir modificar sua massa corporal ou não ser capaz de copiar poderes e informações de quem personifica.

Porém, os danos psicológicos gerados pela constante mudança de aparência são o real problema. Manifestando uma forma de esquizofrenia, a personagem passou a mudar não apenas de rosto, mas também de personalidade, tornando-se volátil e imprevisível.

Mística tem a personalidade fragmentada, graças aos seus poderes.

Em determinado momento das HQs, Psylocke conseguiu estabilizar a mente da metamorfa, mas essa ainda é uma característica que pode ser levantada de tempos em tempos pelos roteiristas responsáveis pelas HQs dos X-Men.

Poderes mutantes causando problemas psicológicos não é algo recente no universo Marvel. O maior problema da mutante Vampira, por exemplo, não era apenas a inabilidade de controlar seus poderes, mas também os danos que assimilar poderes e personalidade causavam em sua mente.

Abaixo, confira também: