Loki: Final da 2ª temporada permite que o MCU remova Jonathan Majors como vilão da Saga do Multiverso?

Capa da Publicação

Loki: Final da 2ª temporada permite que o MCU remova Jonathan Majors como vilão da Saga do Multiverso?

Por Gus Fiaux

Atenção: Alerta de Spoilers!

Após algumas semanas de teorias e discussões, Loki finalmente chegou à derradeira conclusão de seu segundo ano, finalizando uma nova jornada para o Deus da Trapaça – ou melhor, das Histórias – no MCU. A série, desde que foi ao ar pela primeira vez em 2021, chamou atenção por apresentar alguns detalhes cruciais para a Saga do Multiverso – e entre essas adições, nenhuma chama mais atenção que Kang, o Conquistador.

Antes mesmo da versão “principal” do personagem fazer sua estreia em Quantumania, já havíamos conhecido um dos vários “Kangs” do Multiverso – a variante conhecida como Aquele Que Permanece, que serve como principal líder da Agência de Variação Temporal, que ele mesmo usou durante anos para propósitos escusos.

Agora, rumores começaram a surgir na internet sobre Marvel Studios querer se distanciar ao máximo da figura de Jonathan Majors – que se inseriu em um turbilhão de polêmicas após ter sido acusado de agressão doméstica. No entanto, será que a segunda temporada de Loki serve para resolver as pontas soltas nesse sentido?

Pode ser que sim, pode ser que não.

No fim da segunda temporada, Loki assume o lugar d’Aquele Que Permanece na Cidadela no Fim dos Tempos. Através disso, ele é capaz de impedir as reincarnações dessa variante de Kang e ainda usa seus novos dons para dar vida ao Multiverso, cultivando todas as ramificações como galhos da Árvore-Mundo – e, nesse processo, ele ainda consegue dar livre-arbítrio para todos.

A grande mudança vem na figura de Victor Timely, uma outra variante de Kang que já havia surgido em uma cena pós-créditos de Quantumania, e foi desenvolvido mais a fundo na segunda temporada de Loki. Timely, que se torna Kang após receber um manual da AVT enviado a mando dele mesmo no futuro, acaba não passando por essa origem, e com isso nunca se transforma em Kang.

Com isso, a Marvel Studios agora tem passe livre para deixar Kang de fora de seu futuro nos cinemas, talvez dando espaço para outro vilão nas Guerras Secretas. Claro, isso implicaria em uma mudança de planos e de título para o quinto filme da equipe, que até o momento é intitulado Vingadores: A Dinastia Kang.

Claro, isso deixaria em aberto vários plots que foram encaminhados ao longo dos últimos meses, como a cena pós-créditos de Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania onde vemos o Conselho dos Kangs. Porém, isso não é bem novidade no desenvolvimento do Universo Cinematográfico da Marvel.

E evidentemente, não quer dizer necessariamente que Kang será substituído. Como bem sabemos, o Conquistador é conhecido por viver “à parte” do tempo nos quadrinhos, e poderia facilmente “burlar” sua própria história de origem apenas para retornar como uma grande ameaça no final. Porém, se levarmos em conta tudo que vem acontecendo nos bastidores do MCU, com adiamentos suspeitos de filmes, é provável que uma grande mudança de planos esteja vindo a galope.

A segunda temporada de Loki está disponível no Disney+.

Abaixo, veja também: