Novos detalhes revelam problemas na Marvel Studios e desentendimento de Kevin Feige e Victoria Alonso

Capa da Publicação

Novos detalhes revelam problemas na Marvel Studios e desentendimento de Kevin Feige e Victoria Alonso

Por Gus Fiaux

No começo deste ano, fomos surpreendidos com a notícia de que Victoria Alonso, uma das executivas mais antigas e experientes da Marvel Studios, teria sido demitida pela Disney, sob circunstâncias obscuras. Agora, novos detalhes sobre a demissão foram divulgados, e sugerem atritos entre ela e Kevin Feige, presidente do estúdio.

Recentemente, foi publicado nos EUA o livro MCU: The Reign of Marvel Studios, de Joanna Robinson com Dave Gonzales Gavin Edwards (via Comic Book Movie). Um dos trechos do livro revela atritos entre Victoria Alonso e Kevin Feige, e como o presidente da Marvel Studios teria tentado “controlar” a produtora:

“[Victoria] Alonso quebrou uma das regras de ouro de [Kevin] Feige: não fale mal publicamente da companhia. Uma fonte próxima me disse que Feige sugeriu a Alonso que ela teria ‘crescido além’ de seu trabalho na Marvel. Ele supostamente a alertou para ‘manter a cabeça baixa’ e ‘fazer o trabalho’.”

Desde que a demissão de Victoria Alonso foi noticiada, poucos comentaram sobre o assunto. A própria Alonso não se manifestou muito, e Kevin Feige não soltou um pio para falar da demissão de sua colega de trabalho.

Victoria Alonso teria se recusado a cortar símbolos LGBTQIA+ de uma cena de Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania.

O livro então revela, com todas as letras, o que aconteceu para Alonso ser demitida. De acordo com Robinson, Alonso teria se recusado a fazer alterações em cenas que contavam com símbolos do Orgulho LGBTQIA+, o que revoltou os executivos de alto escalão da Marvel Studios. Mesmo com sua recusa, Louis D’Esposito (outro produtor famoso da Marvel Studios) teria ordenado as alterações no longa:

“No começo de 2023, Alonso se recusou a acatar um pedido da Marvel Studios para retirar símbolos do Orgulho LGBTQ+ de ‘Homem-Formiga: Quantumania’ em mercados estrangeiros. A atmosfera no estúdio era tensa: o departamento do ‘sim’ disse ‘não’. [Louis] D’Esposito mandou as cenas para o departamento de efeitos visuais de qualquer forma, um ato que Alonso tratou como uma traição.”

As cenas em questão fazem parte de Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania, e são meros detalhes que nós vemos no fundo, enquanto Scott Lang caminha pelas ruas de São Francisco. Ainda assim, a Disney, um estúdio que sempre se vende em cima da diversidade, achou de bom tom cortar tais detalhes para não causar mal-estar com as bilheterias de países estrangeiros.

Abaixo, veja também: