Star Wars finalmente corrige buraco na trama criado pela trilogia prequel

Capa da Publicação

Star Wars finalmente corrige buraco na trama criado pela trilogia prequel

Por Gabriel Mattos

Criado por George Lucas, Star Wars é um universo em constante expansão. Mesmo antes da compra da Disney, a LucasFilm encontrava jeitos de aprofundar a história de seus principais personagens, como Darth Vader na trilogia prequel. Mas cada adição acabava gerando contradições na própria trama, especialmente em relação ao roteiro dos filmes originais. Agora, um novo livro da saga trouxe uma explicação que corrige um dos grandes furos da franquia.

Um furo de roteiro

Natalie Portman, que faz a Poderosa Thor, interpreta Padmé Amidala, mãe de Leia e Luke

Em O Retorno de Jedi, Luke Skywalker revela a Princesa Leia Organa que eles são irmãos, separados no nascimento. A rebelde reage com uma estranha naturalidade, afirmando se lembrar vagamente da mãe deles, Padmé Amidala.

“Ela morreu quando eu era muito jovem,” comenta. A princesa ainda acrescenta que se lembra “só de imagens na verdade, sentimentos. Ela era muito bonita, gentil, mas triste.”

O problema é que em A Vingança dos Sith é revelado que Padmé morreu no parto. Pouco depois de dar luz a seus filhos, a senadora perde qualquer vontade de viver e se entrega à morte. O único momento que a recém-formada família compartilhou foi um abraço logo após o nascimento dos gêmeos. Como Leia teria lembranças da beleza de sua mãe?

A conexão secreta

Leia e Han Solo protagonizam novo livro.

A resposta chega no próximo livro da franquia The Princess and the Scoundrel (“A Princesa e o Cafajeste”, em português). Escrito por Beth Revis, a história acontece meras horas após o desfecho de Retorno de Jedi, aprofundando os pensamentos e reflexões de Leia sobre a grande revelação.

O livro será lançado apenas em 16 de agosto, mas trechos divulgados no site oficial da franquia, StarWars.com, explicam como Leia adquiriu memórias de sua mãe biológica — elas tinham uma grande conexão pela Força.

“Quando ela falou com Luke mais cedo naquela noite, Leia contou que lembrava da mãe que compartilhavam, sua mãe biológica. Eram imagens vagas, sentimentos, na verdade, nada mais,” diz o livro, “Mas ela tinha uma memória — do amor, da proximidade, de coisas que não conseguia descrever. Era impossível para ela traduzir aqueles sentimentos em palavras, mas não havia como negar sua verdade. Parecia como… uma conexão, um laço feito de luz.”

A descrição da princesa soa exatamente como alguém que não teve treinamento adequado explicaria a Força. Outro trecho ainda explica que Luke teria uma conexão similar com Anakin Skywalker, o que explicaria como ele conseguia enxergar a luz no vilão sem ao menos conhecê-lo.

Leia também: