Star Wars: Como o Darth Vader morreu? Relembre a morte do icônico vilão

Capa da Publicação

Star Wars: Como o Darth Vader morreu? Relembre a morte do icônico vilão

Por Gabriel Mattos

Obi-Wan Kenobi está determinado a explorar uma das relações mais conturbadas de Star Wars — a do Mestre Jedi com seu aprendiz, Darth Vader. O confronto entre a dupla está entre os momentos mais aguardados da série, mas este não será o fim do Lorde Sith. Afinal, Darth Vader morre bem depois na cronologia da franquia. Mas como isso acontece?

Tudo começa na Batalha de Yavin, o marco zero da cronologia de Star Wars. Em sua tentativa de defender a Estrela da Morte do ataque rebelde, em Uma Nova Esperança, Vader faz um contato pela Força com Luke Skywalker e sente que o rapaz é seu filho.

O sentimento por Luke despertou um conflito em Vader.

Obcecado pela revelação, o vilão toma como um desafio pessoal a tarefa de levar sua prole para o lado obscuro da Força. Porém, em O Império Contra-Ataca, a cada duelo que ele tenta convencer Luke a abraçar a escuridão, ele é levado um pouco mais próximo do lado da luz.

Em O Retorno de Jedi, Luke sente este conflito e decide explorá-lo para acabar com o Imperador. Vader não tem coragem de matar seu próprio filho, o que leva Palpatine torturar Luke com suas próprias mãos. Ver o sofrimento de seu filho faz Vader aceitar a bondade em seu coração e assim ele mata o Imperador, absorvendo um ataque da mais pura energia sombria do terrível vilão.

O ataque danificou sua máscara e exigiu toda a força do jedi caído. Como ele precisava da máscara para sobreviver, não havia mais saída — Darth Vader iria morrer.

Darth Vader antes de morrer como Anakin Skywalker.

Como pedido final, ele ordenou a seu filho que retirasse sua máscara para que pudesse vê-lo como Anakin Skywalker uma última vez e então aceitou a morte na segunda Estrela da Morte. Posteriormente, a estação espacial explodiu. Nos destroços, estava a máscara distorcida de Vader, que anos depois, caiu nas mãos de seu neto, Kylo Ren.

Fique com: