Star Wars: O que acontece quando um Jedi morre?

Capa da Publicação

Star Wars: O que acontece quando um Jedi morre?

Por Gabriel Mattos

Vida e morte são conceitos bem maleáveis em Star Wars, especialmente quando o quesito são usuários da Força. Quando chega a hora de um Jedi partir, ao invés de morrerem como as demais pessoas, alguns simplesmente desaparecem misteriosamente sem deixar vestígios. Afinal, o que acontece quando um Jedi morre?

O que acontece quando um Jedi morre?

De modo geral, o corpo de um Jedi não desaparece ao morrer. Especialmente quando sua morte vem de forma abrupta, como os inúmeros Jedi que perderam suas vidas na Ordem 66 e aqueles derrotados pelos Inquisidores posteriormente.

Em Rebels, vemos o corpo destes Jedi sendo usados como iscas para atrair novas vítimas para o Grande Inquisidor. Já a série Obi-Wan Kenobi mostrou uma tumba onde o corpo de vários Jedi eram preservados e expostos como troféus na base de operações dos Inquisidores.

Luke Skywalker desaparece em sua morte.

Entretanto, quando um Jedi está em paz com a sua inevitável morte e aceita o seu destino, a vida passa da Força Viva para a Força Cósmica. Isto é, sua energia vital volta a ser um com a Força. Aqueles que passaram por um treinamento especial, como Yoda e Obi-Wan, perdem a forma física por completo. É o preço para conseguirem manter sua consciência além da morte.

Nenhum Jedi consegue voltar dos mortos por conta própria. Tampouco é possível para um Jedi reviver um colega, por maneiras comuns. Porém, após muitos estudos, Qui-Gon Jinn descobriu uma maneira de alcançar a imortalidade da alma com uma técnica Jedi avançada — os Fantasmas da Força.

O que são Fantasmas da Força?

Em algum momento, Anakin e Luke Skywalker aprenderam a técnica perdida.

Fantasmas da Força são casos raros de Jedi que conseguem manifestar sua consciência mesmo depois de mortos. Eles apenas conseguem aparecer no plano terreno diante de outra pessoa sensitiva a Força, para dar conselhos ou interferir em casos extremos. Mas para isso, a pessoa precisa estar pronta, em paz consigo mesma e conectada à Força.

Como um Jedi se torna um Fantasma da Força?

As Sacerdotisas da Força testam o coração dos Jedi.

Para aprender esta habilidade secreta de driblar a morte, um Jedi precisa treinar na dimensão de onde vieram as midi-chlorians. Lá, é necessário conseguir a bênção de um tribunal de entidades anciãs que estudam a trajetória de todos que tem conexão com a Força. Somente aqueles com boas intenções e luz no coração podem ter acesso a esse poder.

A forma de conquistar o respeito deste tribunal é passando por uma série de testes, como Yoda no episódio Destino de Clone Wars. Para preservar a identidade após a morte, é necessário autoconhecimento, desapego e dominar seus medos, para só então aprender como projetar sua existência através da Força Cósmica.

A primeira prova põe o Jedi para enfrentar o seu lado sombrio e a segunda testa sua resistência a tentações. Mas para conseguir completar os testes, é preciso sobreviver à absoluta escuridão do planeta de Moraband, o antigo mundo natal dos Sith.

Leia também: