Como Obi-Wan morreu em Star Wars?

Capa da Publicação

Como Obi-Wan morreu em Star Wars?

Por Gabriel Mattos

Obi-Wan Kenobi, nova série do Disney+, mostra como o lendário mestre de Darth Vader se transformou no recluso eremita Ben Kenobi, exilado nas areias de Tatooine. A história dá continuidade aos eventos da trilogia prequel de Star Wars, que acompanha a ascensão do Mestre Jedi, e prepara o público para os momentos finais do herói, na trilogia original. Mas afinal, como Obi-Wan morreu em Star Wars?

Como Obi-Wan morreu em Star Wars?

Obi-Wan morreu duelando contra Darth Vader.

A morte de Obi-Wan aconteceu no primeiro filme da saga, Star Wars: Uma Nova Esperança, que se passa nove anos depois dos eventos da série Obi-Wan Kenobi. O jedi perece em um conflito contra Darth Vader na Estrela da Morte, durante o resgate da Princesa Leia de Alderaan.

A rebelde é sequestrada no início do filme pelas forças do Império Galático e deixa um pedido de socorro para o antigo general. O pedido vai parar nas mãos de Luke Skywalker, que secretamente é seu irmão gêmeo. Junto a Luke, Ben invade a estação de batalha em uma missão de resgate, mas acaba sendo interceptado por Darth Vader.

Enquanto enfrentava seu antigo Padawan com um sabre de luz, Obi-Wan aceitou que seu tempo havia chegado e se uniu a Força Viva. Assim, ele desapareceu completamente antes de um ataque letal de Vader, deixando apenas seu robe vazio no lugar. Ele volta a aparecer novamente como um Fantasma da Força em O Retorno de Jedi, anos depois.

Como Obi-Wan se uniu à Força?

Qui-Gon Jinn, mestre de Obi-Wan, descobriu os segredos de como se tornar um Fantasma da Força

Para se tornar um com a Força, assim como Luke faz anos depois em Os Últimos Jedi, Obi-Wan precisou passar por um treinamento. Diferente do que muitos acreditam, essa não é uma habilidade trivial dos Jedi e foi descoberta pelo mestre de Kenobi, Qui-Gon Jinn.

A revelação veio na animação The Clone Wars, no episódio da sexta temporada “Vozes“, em que o Mestre Yoda investiga um chamado do falecido Jedi. O veterano é atraído a um planeta forte na Força e se depara com uma série de provas que vão testar se ele é digno da vida eterna. Para retornar como um Fantasma da Força, Obi-Wan deve ter passado pelas mesmas provações em algum momento após a série.

De qualquer modo, para se unir com a Força é preciso atingir um grande nível de altruísmo, o que Obi-Wan deve ter alcançado com seu último feito de sacrifício.  Será que veremos o retorno de Qui-Gon Jinn no desfecho da série? Não deixe de comentar!

O último episódio de Obi-Wan Kenobi estreia dia 22 de junho no Disney+.

Fique com: