O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder – Série abraça mitologia de Tolkien e fará os maiores fãs darem o braço a torcer

Capa da Publicação

O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder – Série abraça mitologia de Tolkien e fará os maiores fãs darem o braço a torcer

Por Jaqueline Sousa

Quando a série O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder foi anunciada pelo Amazon Prime Video, a sensação de incerteza entre os fãs do universo criado pelo escritor J. R. R. Tolkien era gigantesca. Afinal, será que a produção seria capaz de dar continuidade ao legado da franquia após as adaptações um tanto quanto esquecíveis de O Hobbit? E mais: será que teríamos aquela mesma sensação de conforto que a trilogia de Peter Jackson é capaz de proporcionar?

É indiscutível que as obras de Tolkien foram – e continuam sendo – uma das mais prestigiadas, não somente do gênero fantástico, mas da história da literatura no geral. As paisagens idílicas, as aventuras épicas e os personagens inesquecíveis ficaram marcados na cultura pop e influenciaram uma grande leva de outros escritores renomados por aí.

O desafio de Os Anéis de Poder, então, era conseguir prevalecer perante o ceticismo de muitos, entregando uma narrativa consistente e que, ao mesmo tempo, honrasse os escritos de Tolkien e a importância de O Senhor dos Anéis na indústria do entretenimento. Felizmente, o mais reconfortante de tudo isso é que a série do Prime Video tem tudo para elevar ainda mais a grandiosa mitologia da Terra-média.

Os Anéis de Poder tem a grandiosidade da trilogia de Peter Jackson e abraça as raízes de Tolkien.

Os primeiros dois episódios de O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder chegam como um suspiro de alívio. Se antes ainda havia uma pulga atrás da orelha em relação ao que os criadores Patrick McKay e J.D. Payne poderiam fazer com a série, o início dessa nova aventura prova o porquê a magia de Tolkien segue conquistando uma legião de fãs ao redor do mundo até os dias de hoje.

Desde o instante inicial, lá no primeiro episódio da série, percebe-se como tudo foi produzido com um propósito. Além de abraçar as raízes da extensa obra de Tolkien, a equipe por trás de Os Anéis de Poder mostra que sabe exatamente a importância daquilo que está sendo apresentado. Tudo é pensado com delicadeza, e cada elemento ou diálogo está ali porque precisa estar. 

E essa orquestra magnífica é apresentada ao público da maneira mais cinematográfica possível. À medida que os personagens, novos e velhos conhecidos, são introduzidos, a narrativa vai se desenvolvendo sem medo de parecer muito grandiosa para uma série de TV. Isso porque, ao menos nos dois episódios iniciais, Os Anéis de Poder não parece estar preocupado em se limitar ao padrão televisivo que estamos acostumados. Sua intenção é nos proporcionar uma aventura digna das grandes telas do cinema.

A série do Prime Video é apresentada da forma mais cinematográfica possível.

O desenrolar da trama é envolvente e, embora a duração dos dois episódios ultrapasse um pouco mais do marco de uma hora, isso não é um empecilho para manter a nossa atenção. Tudo é tão cinematográfico e interessante que, a partir do primeiro segundo, você já está completamente fisgado por essa jornada. 

O que nos leva a falar daquela que, sem dúvida, terá um papel essencial no enredo de Os Anéis de Poder, e já nos cativa desde sua primeira aparição: Galadriel. A atriz Morfydd Clark é a responsável por seguir os passos de Cate Blanchett como a Senhora de Lórien e faz isso com uma interpretação louvável. Só o prólogo do primeiro episódio já é capaz de tirar o fôlego de qualquer fã de Tolkien.

É a partir do ponto de vista e da trajetória de Galadriel que vamos adentrando o universo fantástico da série do Prime Video. A partir disso, figuras como o jovem Elrond (Robert Aramayo), a sonhadora pés-peludos Nori (Markella Kavenagh), e o Elfo Arondir (Ismael Cruz Córdoba), que promete ser uma adição maravilhosa ao universo de Tolkien, são apenas alguns dentre a diversidade de personagens interessantes que vão preenchendo a narrativa aos poucos.

 

Galadriel é um dos grandes destaques de Os Anéis de Poder.

Enredo esse que, claro, tem como ambientação as locações clássicas da Terra-média. É impressionante ver cenários como Lindon, o famoso reino élfico, e Khazad-dûm, o reino dos Anãos que também é conhecido como Moria, invadirem a tela de uma maneira tão singular e bem trabalhada. Isso acontece graças aos excelentes efeitos visuais, que são um verdadeiro deleite aos olhos. 

É assim que Os Anéis de Poder une com maestria a atmosfera da trilogia de Peter Jackson e a elegância da narrativa de Tolkien, ao mesmo tempo que toma liberdades criativas o suficiente para seguir seus próprios passos. É uma série ambiciosa em todos os aspectos, e a direção de J.A. Bayona nos dois episódios iniciais foi competente o bastante para dar um panorama animador do que os fãs podem esperar dos próximos capítulos.

 

Os Anéis de Poder é uma série ambiciosa e eleva o gênero da fantasia na televisão.

São dois episódios espetaculares que, amparados por uma rica fonte mitológica deixada por Tolkien, deram o pontapé inicial em O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder em grande estilo. Enfim, retornamos à Terra-média, e o futuro do gênero fantástico no audiovisual nunca pareceu tão revigorante quanto agora. 

Os episódios de O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder serão lançados a cada sexta-feira no Amazon Prime Video.

Aproveite também: