10 histórias fantásticas para conhecer da Terra-Média

Capa da Publicação

10 histórias fantásticas para conhecer da Terra-Média

Por Ishiro Oninawa

A mitologia de Tolkien vai muito além dos acontecimentos do fim da Terceira Era em O Senhor dos Anéis, por isso esta lista traz algumas histórias fantásticas por si só, que poderiam render outros filmes ou mesmo séries ambientadas na Terra-média.

Diversos grandes personagens e eventos tomaram lugar ao longo das diferentes eras de Arda, cada um com seu potencial próprio.

Quer contribuir com a lista? Deixe sua história favorita da Terra-média nos comentários!

Imagens: Divulgação
Imagem de capa do item

Feanor e o êxodo dos Noldor

Certamente o ferreiro élfico mais habilidoso que já existiu, Feanor foi o responsável pela criação das Silmarils e consequentemente todas as tragédias que se seguiram em torno das joias.

Ele também liderou seu povo, os Noldor, em um êxodo das terras imortais, rumo a terra-média, no primeiro grande momento onde a vontade dos Valar foi contrariada.

Imagem de capa do item

O expurgo do Condado

Embora tenha sido retirado dos filmes por questões de clímax narrativo, o Condado teve seu período de escuridão sim, sob o comando de Saruman!

Ao retornarem de sua jornada para destruir o Um Anel, os hobbits ainda precisaram organizar uma resistência e enfrentarem Saruman e seus lacaios para conseguir libertar de vez a pacata terra do Condado.

Imagem de capa do item

A Última Aliança

Mostrada apenas em flashbacks na trilogia de O Senhor dos Anéis, a aliança entre o rei humano Elendil e o lorde Élfico Gil-galad contra as forças de Sauron é, por si só, uma tremenda história a se contar.

Imagem de capa do item

A ascenção do Rei Bruxo de Angmar

O feiticeiro da linhagem Numenoriana que aceitou o anel mágico oferecido por Sauron e acaba por se tornar o líder das criaturas mais assustadoras da Terceira Era, os Espectros do Anel.

Certamente a histórias do reino de Angmar rendem bastante conteúdo para ter uma saga própria.

Imagem de capa do item

Ungolianth e as Árvores de Valinor

Antes do Sol e da Lua, a terra média teve outras formas de ser iluminada.

Uma das maneiras mais poéticas foram as árvores sagradas de Valinor, Telperion e Laurelin, cujos brilhos prateados e dourados encantavam deuses e mortais.

Isso acabou quando Morgoth levou a aberração Ungolianth para se alimentar da seiva das árvores e, por fim, matá-las.

Imagem de capa do item

A queda de Númenor

O maior reino humano que já existiu, Númenor era a terra dos altos-homens, dos quais Aragorn é descendente.

É aqui que vemos a corrupção de Sauron atingir seu ápice, quando ele consegue convencer os Numenorianos a atacarem Valinor e tomarem a imortalidade dos Valar.

Certamente renderia um filme ou mesmo uma mini-série realmente emocionante.

Imagem de capa do item

A destruição de Gondolin

Durante a guerra contra o primeiro senhor dos escuro, Morgoth, havia uma cidade élfica secreta, chamada Gondolin.

Ela permaneceu segura por muito tempo, até que um triângulo amoroso deu muito errado e a traição de um elfo negro levou a cidade a sua condenação final.

Imagem de capa do item

A Saga de Turin Turambar

Um herói trágico da primeira era, Turim foi considerado o homem mais belo que já existiu e o maior guerreiro de seu tempo.

Sua história é um misto de épico e trágico, cuja maldição imposta pelo próprio Morgoth termina por encerrar a vida desse herói de forma realmente triste.

Imagem de capa do item

Earendil e a busca pelos Valar

Filho de Tuor, Earendil já estaria destinado a grandiosidade, mas ninguém poderia imaginar que esse humano navegaria rumo aos deuses Valar. Portando uma Silmaril, ele parte para pedir ajuda a essas divindades no combate contra Morgoth.

O volume de acontecimentos épicos dessa história colocaria Senhor dos Anéis no chinelo.

Imagem de capa do item

O conto de Beren e Lúthien

A história que antecede a história de Aragorn e Arwen.

Homem mortal vê princesa élfica e se apaixona perdidamente. O pai de Lúthien, Rei Thingol, desaprova a relação e dá a Beren uma tarefa impossível para que ele possa ter a mão de Lúthien: Ir até a própria fortaleza do Senhor dos Escuro, tomar de sua coroa uma das jóias Silmaril e retornar com o item para o rei.

Beren segue para cumprir a missão sem pestanejar e certamente teríamos um filme absolutamente épico da conclusão dessa história.