Os Anéis de Poder: Por que Galadriel é um personagem central para a trama? Entenda papel da elfa no universo de Tolkien

Capa da Publicação

Os Anéis de Poder: Por que Galadriel é um personagem central para a trama? Entenda papel da elfa no universo de Tolkien

Por Jaqueline Sousa

Se você é um entusiasta do universo fantástico criado por J. R. R. Tolkien, certamente deve conhecer a Galadriel. A elfa faz parte do grupo de personagens mais poderosos do universo ambientado na Terra Média e terá um papel central na série O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder, do Amazon Prime Video.

Apesar de não sabermos muitos detalhes sobre o enredo, a divulgação da produção vem dando bastante ênfase em Galadriel, que aparecerá na série em sua versão mais jovem, interpretada pela atriz Morfydd Clark. Mas por que a Senhora de Lórien vem ganhando todo esse destaque na trama? Continue com a gente que vamos te explicar!

Quem é Galadriel?

Galadriel é uma das figuras mais poderosas da Terra Média.

Como dito anteriormente, Galadriel é uma das maiores elfas da Terra Média. Além de sua beleza majestosa, ela possui uma inteligência impressionante, assim como seus poderes. A personagem é uma das poucas figuras femininas no universo de Tolkien, marcando sua presença como peça fundamental no desenvolvimento das aventuras de Frodo Bolseiro, por exemplo, e a Sociedade do Anel.

Galadriel nasceu antes mesmo do início da Primeira Era da Terra Média, em Valinor, fazendo com toda a sua trajetória colaborasse para que seus poderes mágicos aumentassem ainda mais ao longo do tempo. Com sua aura angelical, a elfa sempre foi capaz de fazer qualquer coisa para proteger o reino de Lothlórien, ou apenas Lórien, das ameaças de Sauron.

E é exatamente por ter nascido há tanto tempo que Galadriel presenciou diversos dos principais acontecimentos que mudaram a história da Terra Média. Entre esses eventos estão a batalha contra Morgoth, o primeiro Lorde das Trevas, e a criação dos Anéis de Poder. Ela chegou inclusive a ter sob sua proteção um dos três artefatos que foram entregues aos Elfos.

Por que Galadriel tem um papel central em Anéis de Poder?

Em os Anéis de Poder, veremos Galadriel mais jovem e com uma postura de guerreira.

Até o momento, o público conhece Galadriel a partir da performance da atriz Cate Blanchett, que viveu a personagem na trilogia de O Senhor dos Anéis, de Peter Jackson. Mas, em Os Anéis de Poder, teremos a oportunidade de ver uma outra faceta da elfa: mais jovem, Galadriel possui uma postura de guerreira, algo que destoa da imagem angelical que tínhamos da personagem.

Durante os eventos desta linha do tempo no universo de Tolkien, Galadriel tinha acabado de presenciar a derrota de Morgoth, optando por permanecer na Terra Média ao invés de retornar para Valinor.

Assim, de acordo com as informações já divulgadas sobre o enredo da série da Amazon, sabemos que veremos os principais acontecimentos da Segunda Era. O principal deles – e aquele que dá nome à produção – é a criação dos Anéis de Poder. Lembra que a Galadriel tinha um desses artefatos sob seus cuidados? Isso é um dos motivos pelos quais a elfa tem tanto destaque no universo de Tolkien, especialmente nesta linha do tempo. Além disso, ela foi uma das primeiras a perceber a verdadeira intenção de Sauron a respeito dos objetos mágicos.

É neste período também que ela se torna a Senhora de Lórien, ao lado de seu marido Celeborn. Logo, o destaque da personagem na franquia não é à toa: mais do que ninguém, a elfa conhece os mistérios e maravilhas da Terra Média, sem deixar de lado, claro, seus poderes impressionantes que a tornam tão magnífica.

O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder estreia em 2 de setembro de 2022 no Amazon Prime Video.

Aproveite também: