Raposa de Nove Caudas na cultura pop: entenda tudo sobre o mito japonês

Capa da Publicação

Raposa de Nove Caudas na cultura pop: entenda tudo sobre o mito japonês

Por Nick Narukame

Há muito mais de doze anos uma raposa de nove caudas vem marcando presença na cultura pop, principalmente as provenientes do leste asiático. Não, ao contrário do que algumas pessoas podem vir a pensar, não foi apenas o anime Naruto o responsável por popularizar o mito envolvendo a criatura fora de seu país de origem.

Em mídias das mais variadas – incluindo doramas, webcomics, jogos e os próprios animes – tem sido cada vez mais comum se deparar com personagens ligados às famosas kitsunes. Quer saber um pouco mais sobre as lendas do “demônio raposa”? Chega mais que o artigo abaixo foi feito especialmente para você!

O mito da raposa no Japão

As raposas são vistas, de forma geral, como animais cheios de energia e isso não é diferente na mitologia. As kitsunes (狐) – como são conhecidas no Japão – aparecem como criaturas inteligentes e vivazes, que adoram pregar peças nos humanos em diversos contos e lendas. Dependendo da história, encontraremos uma kitsune má, aparecendo como a vilã, mas também há vertentes que a retratam como um ser sábio e/ou como a figura central da narrativa.

Para os japoneses, cada cauda de uma raposa arremete ao tempo de vida que tem e o nível de sabedoria adquirida por elas. Acredita-se que cada cauda adquirida por uma raposa represente um total de cem anos vividos por ela e, desse modo, uma raposa de nove caudas (kyuubi no kitsune) seria aquela que atingiu o nível máximo de evolução possível, se tornando um poderoso youkai capaz de muitos feitos surpreendentes.

A figura da raposa de nove caudas.

Uma raposa de nove caudas é a raposa que atingiu o nível máximo de sabedoria e longevidade.

Entre as habilidades que uma raposa-youkai possui, está a capacidade de mudar de forma, assumindo a figura de mulheres bonitas ou de crianças para conseguir pregar suas peças nos seres humanos. A longevidade também é uma forte característica de uma raposa de nove caudas, podendo viver por eras, beirando a imortalidade.

Porém, ainda há formas de combater esses espíritos. Alguns espíritos da mitologia nipônica – incluindo a kitsune – possuem uma bolinha conhecida como hoshi no tama (bola de estrela em tradução livre) que contém seu poder e sua alma e devem ser protegida por elas a todo custo. Muitas representações das criaturas, como estátuas, mostram a hoshi no tama sendo carregada em suas bocas ou protegidas por seus rabos já que uma vez que esse artefato seja danificado, o resultado pode ser desastroso para elas.

Estátua de raposa.

As kitsunes zenko eram guardiãs dos templos.

As kitsunes podem ser dividas em dois grupos: as zenko, mensageiras da deusa Inari, divindade da agricultura, fertilidade e boa sorte. Elas eram responsáveis por proteger as entradas dos templos xintoístas, podendo transitar entre o mundo dos homens e o mundo dos espíritos.

O segundo grupo é o das yako, donas de um comportamento menos amigável, sendo mais maliciosas, atacando galinheiros e destruindo plantações. Conta-se que as raposas que conseguiam adquirir o poder necessário para assumir a forma humana poderia escolher homens de sucesso para se casar e, por essa razão, mulheres do Japão antigo que tinham tendências mais ambiciosas ou libertinas também eram chamadas de kitsunes.

Representação de Tamamo no Mae e um samurai.

Tamamo no Mae é a raposa de nove caudas mais famosa da mitologia japonesa.

Desastres naturais eram frequentemente associados a fúria de uma kyuubi no kitsune enfurecida. Tamamo no Mae (玉藻の前) foi a raposa de nove caudas mais famosa entre todas. Ela é conhecida por ter causado diversos catástrofes no Japão, na Índia e na China, tendo sido responsabilizada pela quase morte do imperador japonês Tomoe. A lenda conta que Tamamo no Mae foi destruída por dois samurais poderosos.

A raposa de nove caudas em outros países

Mas, como muitos já sabem, a lenda das kitsunes não é parte apenas do folclore japonês. Vários outros países asiáticos possuem suas versões da criatura como a China, onde é conhecida como huli jing em sua forma inicial e posteriormente evoluída para uma jiuweihu e a Coreia, onde é conhecida como gumiho.

Apesar da versão chinesa se assemelhar um pouco com a japonesa, apresentando uma criatura que pode ou não ser benevolente com os humanos, a coreana não parece dar brecha para atitudes gentis. Uma gumiho é frequentemente retratada como uma cruel devoradora de fígados e corações, capaz de sugar a energia vital das pessoas.

Personagem do dorama "Minha namorada é uma gumiho"

A gumiho, raposa de nove caudas coreana, era conhecida como devoradora de fígados e corações humanos.

Um dos meios mais comuns para acontecer esse roubo de energia seria através de um beijo. Para tal, a raposa em forma humana colocaria sua yeowoo guseul (uma espécie de hoshi no tama) na boca de sua vítima e a tomaria de volta, adquirindo a vitalidade do indivíduo no processo.

A lenda da raposa também pode ser encontrada em outros países como Índia e Vietnã, mas acredita-se que, em suma, a origem dessas lendas venha da China. Devido ao grande intercâmbio cultural ocorrido entre diversos países da Ásia – principalmente do leste asiático – com a China, a figura mística da huli jing foi exportada para diversas regiões, sendo adaptada de acordo com as necessidades dos povos que a adotaram.

As representações da raposa de nove caudas nos animes

Conforme as animações e quadrinhos do leste asiático foram se popularizando, as raposas de nove caudas acabaram sendo exportadas nessas mídias para países do ocidente. No primeiro episódio de Naruto, por exemplo, sabemos que uma raposa de nova caudas estava atacando o vilarejo enfurecida quando o quarto hokage, pai de Naruto, selou seu espírito no interior de seu filho, se sacrificando no processo.

Naruto e Kurama.

Kurama, a raposa de nove caudas de Naruto, é a mais famosa da cultura pop.

Mas, embora a Kyuubi de Naruto seja a mais conhecida entre elas, existem diversos outros animes que trazem o youkai de nove caudas como personagens em suas tramas. Soushi Miketsukami, de Inu x Boku SS, o sedutor Tomoe, de Kami-sama Hajimemashita, Kurama Youko de Yu Yu Hakusho são apenas alguns dos nomes que fazem referência à lenda das raposas asiáticas nas obras as quais pertencem.

Nessas representações, é comum ver as características dos espíritos raposa sendo mantidas, somadas a adendos que costumam enriquecer ainda mais suas personalidades. Travessuras, carisma, esperteza e sensualidade emanam das raposas nos animes e dificilmente um expectador não é capaz de se conectar com elas, tornando-as, muitas das vezes, seus personagens favoritos.

Em quais outras mídias a raposa de nove caudas está presente?

E não é apenas nos animes que podemos encontrar raposas à nossa espreita! No mundo dos games, as espertas criaturinhas também marcam presença, seduzindo a atenção dos jogadores. Em Pokémon, por exemplo, encontramos Vulpix, uma raposa de seis caldas que, ao evoluir, torna-se Ninetales, uma poderosa criatura de nove caudas.

O pokémon Vulpix.

Vulpix, em Pokémon, evolui para uma raposa de nove caudas chamada Ninetales.

Em Genshin Impact, temos Yae Miko, um espírito de raposa muito antigo próximo a deusa Electro. Apesar de ser uma referência às raposas zenko, ela também não deixa de lado suas travessuras, aprontando muito em diversas situações, mas principalmente com Gorou, o general do exército de Watatsumi.

Já em League of Legends, temos a popular Ahri, uma raposa de nove caudas poderosa capaz de transformar magia em orbes de energia. Ela é uma das personagens mais populares do jogo, sendo também a líder de seu grupo de guardiãs estelares.

Fora do mundo dos jogos, também podemos esbarrar com raposas de nove caudas em filmes, séries e doramas. As séries ocidentais Lovecraft Country e Love, Death & Robots tem referências nítidas aos contos das raposas, tendo a primeira uma personagem com o espírito de uma gumiho e a segunda um episódio inteiro focado na relação entre uma huli jing e um rapaz humano.

A personagem Yae Miko.

Yae Miko é uma raposa travessa em Genshin Impact.

No mundo dos doramas, podemos encontra-las nos mais diversos títulos, como o chinês The Fairy Fox, onde o mundo atual divide tela com diversos elementos da China antiga. O K-drama histórico coreano A Revolta do Gumiho tem uma pegada mais de terror e é uma excelente pedida para quem gosta do gênero.

Imagem do dorama chinês The Fairy Fox.

The Fairy Fox é um dorama em que um dos perosnagens é um espírito de raposa.

De forma geral, esses seres místicos atraem a atenção desde os tempos mais antigos e tudo indica que seguirão dessa forma por muitos anos a fio. Todas as novas mídias que adotaram as kitsunes seguem fazendo muito sucesso e isso apenas coloca mais combustível nas chamas das raposinhas da cultura pop ao redor do mundo.

Mas e você? Conhecia as lendas das raposas de nove caudas? Conhece outros títulos com elas que não foram citadas aqui? Divida com a gente nos comentários!

Aproveite e confira nossa lista com diversas dicas de animes de youkais famosos: