Onde e como assistir doramas legendados em português

Capa da Publicação

Onde e como assistir doramas legendados em português

Por Nick Narukame

Repletos das mais diversas tramas abarcando vários gêneros diferentes, os doramas são produções em série vindas do leste asiático que fazem um sucesso absurdo em todo o mundo. Em suma, são novelas e séries que contam com um desenvolvimento bastante característico que dão aos fãs de cultura pop um gostinho que lembra muito o dado pelos animes e mangás, embora não sejam de todo iguais.

As obras podem ser assistidas de muitos modos, tanto em plataformas focadas especificamente nesse tipo de produção, quanto em serviços de streaming que lidam com conteúdos gerais, tendo eles até séries originais produzidas para serem exibidas exclusivamente em seus sites. Abaixo poderemos conferir os principais meios de assistir aos doramas, sejam eles pagos ou gratuitos.

Round 6 é um dorama exclusivo da Netflix e pode ser assistido na plataforma.

Netflix

A Netflix é um serviço pago de streaming, fundado em 1997 e inicialmente voltado para venda e aluguel de DVDs. Desde então, a plataforma mudou para o modelo video on demand, e passou a atuar de forma global, fornecendo filmes e séries sem um foco específico nas produções leste-asiáticas, embora tenha uma boa variedade de títulos do tipo em seu catálogo.

Os doramas mais conhecidos do streaming são Round 6, produção original que conta a história de um grupo de pessoas desesperadas que arriscam suas vidas por dinheiro, Alice in Borderland, que se passa em uma realidade alternativa onde os protagonistas precisam sobreviver a jogos mortais, e Garota de Fora, que conta a saga vivida por Nano, uma garota misteriosa que muda frequentemente de escola para revelar os podres dos lugares por onde passa.

O streaming está disponível para PC, Mobile e Smart TV. Você pode conferir a plataforma clicando aqui.

 YouTube

My Father is Stranger está disponível no canal oficial da KBS no YouTube.

Há também os estúdios que produzem doramas, K-dramas, C-dramas e afins que disponibilizam os episódios de seus títulos principais gratuitamente no YouTube, como é o caso do estúdio sul-coreano KBS e do chinês Youku.

As postagens são feitas pelos canais oficiais dos estúdios e é sempre importante procurar por fontes confiáveis para assisti-los. Os principais títulos disponíveis na plataforma desta maneira são My Father is Strange, que conta a história de uma família de classe média que mora nos arredores de Seoul e Full House, um clássico dos K-dramas do gênero de comédia romântica.

O serviço está disponível para PC, Mobile e Smart TV. Você pode conferir a plataforma clicando aqui.

Amazon Prime Video

Taemin Lee, membro do grupo SHINee, como personagem do dorama Final Life, disponível na Amazon Prime Video.

O Prime Video é um serviço pago de streaming da Amazon com foco em diversos tipos de conteúdo, atuando em mais de 200 países. Possui muito pouco conteúdo relacionado a doramas em seu catálogo, sendo os principais Final Life, Happy Marriage e Tokyo Vampire Hotel. Entre estes, o primeiro conta com Taemin Lee em seu elenco, artista famoso por ser parte do grupo de K-Pop SHINee.

O serviço está disponível para PC, Mobile e Smart TV. Você pode conferir a plataforma clicando aqui.

Rakuten Viki

Protagonistas de Luz em Mim, dorama original do Rakuten Viki.

A plataforma norte-americana popularmente chamada de Viki possui um foco direcionado apenas para as produções do leste asiático, sendo boa parte de seu conteúdo proveniente da Coreia do Sul. O site começou seus trabalhos como um fansub, legendando obras de modo independente e, atualmente, possui até mesmo obras exclusivas, produzidas apenas para o site.

Dentre esses exclusivos estão Luz em Mim e Lembranças, obras aprovadas pelo público alvo e que por meio de uma assinatura mensal.

O serviço está disponível para PC e mobile. Você pode conferir a plataforma clicando aqui.

Kocowa

One the Woman é um dos títulos que pode ser assistidos na plataforma Kocowa.

Kocowa é um site pago que possui parceria com o Rakuten Viki, podendo ser assinado em conjunto com o outro streaming. É originário dos Estados Unidos e sua sede fica em Los Angeles, transmitindo produções das mais famosas redes de TV coreanas: KBS, MBC e SBS. Não é focado apenas em doramas, mas em K-content (conteúdo sul-coreano) de modo geral, exibindo programas de variedades, coisas relacionadas a K-Pop e reality shows, todos legendados para as Américas em diversos idiomas, incluindo o português.

Tem como destaque em seu catálogo o dorama One the Woman que conta a história de uma promotora corrupta que perde a memória e vai parar em uma família muito bem de vida. Outra produção que chama a atenção é Young Lady and Gentleman seguindo um homem bem sucedido que contrata uma tutora para cuidar de seus três filhos e acaba encontrando o amor de sua vida no processo.

O serviço está disponível para PC e Mobile. Você pode conferir a plataforma clicando aqui.

We TV

Que Tal Tomar um Café? é um dos títulos em destaque da plataforma We TV.

A We TV é um serviço de streaming pago contando com doramas exclusivos e outras produções vindas do leste-asiático, disponível tanto para PC quanto para mobile. A plataforma é de origem tailandesa, mas sua hospedagem é chinesa, oferecendo vídeos em alta qualidade para seus assinantes.

Em seu catálogo, podemos encontrar títulos como Renascimento Para Você, Que Tal Tomar um Café? e Meus Queridos Irmãos, que são, atualmente, os maiores destaques no site. Você pode conferir a plataforma clicando aqui.

Seja qual for a plataforma escolhida, sempre vale a pena tirar umas horinhas de seu dia para apreciar as produções que podem acabar surpreendendo aqueles que não as conheciam, exatamente como ocorreu com Round 6, que se tornou um fenômeno mundial.

Mas, e aí? Já conhecia os serviços? Quais plataformas vocês mais gostam de usar para assistir seus doramas? Divida com a gente nos comentários!

Aproveite e confira também: