Genshin Impact: Como começar a jogar?

Capa da Publicação

Genshin Impact: Como começar a jogar?

Por Nick Narukame

Genshin Impact é um fenômeno mundial entre os fãs de MMO RPG e até mesmo alguns daqueles que não são simpatizantes do sistema de gacha para aquisição de itens no jogo se renderam a febre e deram uma chance ao título.

O jogo foi lançado em 28 de setembro de 2020 pela empresa chinesa MiHoYo e conta a história de dois irmãos gêmeos que são separados e precisam enfrentar diversos desafios para se encontrarem novamente em um mundo totalmente diferente do qual vieram.

Repleto de gráficos de encher os olhos, o jogo atrai a atenção não apenas por sua história, mas também pelo visual mais parecido com o de animes famosos, cativando os otakus e simpatizantes sem muito esforço.

Mas o que exatamente alguém precisa saber antes de embarcar nas aventuras vividas pelo protagonista da série?

Os tipos de missão em Genshin Impact

Quando começamos a jogar Genshin Impact, recebemos algumas missões iniciais que servirão mais para demonstrar o funcionamento do jogo que qualquer outra coisa. Porém, conforme vamos avançando, outros tipos de missões vão aparecendo na nossa aba de consulta quando acessamos o menu e, às vezes, nem todas possuem a mesma classificação.

Missão do arconte

Missões do arconte serão missões que interferirão diretamente na história do jogo

As missões que receberem a classificação de “Missão do Arconte” irão interferir diretamente na trama principal e são as mais importantes do jogo. É nelas que você ficará sabendo o que precisa sobre a história e participará das acontecimentos que a compões.

Missões lendárias

Lumine (centro) e a companheira de viagem Paimon (direita) durante missão lendária da personagem Mona (esquerda)

As missões lendárias são aquelas voltadas especificamente para a história de personagens que encontramos no meio de nossa jornada. Geralmente enfrentamos problemas junto a esse personagem em questão e o ajudamos com o que ele precisa, testando sua jogabilidade em determinado momento de combate, mesmo que não o tenhamos em nosso inventário.

Missões diárias

Os bônus das missões diárias serão resgatados com a NPC Katherine na Guilda dos Aventureiros

Desbloqueadas quando o jogador atinge o  nível 12 no rank de aventura, missões diárias são aquelas que raramente interferirão na trama do jogo, mas que devem ser feitas todos os dias para que o jogador receba os bônus do jogo.

As missões diárias são sempre quatro e resetam as seis da manhã do dia seguinte.

Missões de mundo

Os NPCs que terão missões de mundo para dar estarão com uma exclamação azul sobre a cabeça

As missões do mundo são geralmente dadas por NPCs espalhados pelo mapa que contam histórias paralelas a das missões do arconte. Nelas podemos conhecer mais sobre as cidades em que passamos, os habitantes, entre outras coisas que, por vezes, acabam não sendo exploradas na trama principal.

Missões de encontro

Tela de missões de encontro

Missões de encontro são aquelas que você tem a chance de sair em uma aventura com alguns personagens em especifico e colecionar imagens e finais diferentes de acordo com suas escolhas durante a duração da missão. Um sistema bastante parecido com os jogos de simulações de encontro como Amor Doce e Mystic Messenger.

Todas as missões dão algum prêmio como bonificação pela conclusão delas, podendo sempre variar entre diversos itens como gemas, materiais de evolução de experiência para os personagens, artefatos e decorações para o bule.

O sistema de resinas em Genshin Impact

O jogo também disponibiliza vários meios de conseguir os itens acima citados sem a necessidade de conclusão de missões, afinal de contas, uma hora as missões acabam, mas a nossa necessidade de upar o level dos personagens não.

Através das flores de linha ley e dos domínios de artefatos podemos enfrentar uma série de adversários para conseguir itens e, para isso, consumimos um recurso chamado resina original, que possui o formado de uma lua crescente e fica localizado no canto direto da parte de cima da tela quando abrimos o mapa.

Childe ( esquerda) e Zhongli (direita).

A quantidade máxima de resinas acumuladas é de 160 e uma resina demora oito minutos para ser restaurada. Existem formas de restaurá-las mais rápido como, por exemplo, usando um item raro do jogo chamado resina frágil que regenera 60 resinas originais de uma única vez, mas não aconselha-se utilizá-los no início do jogo porque, após o nível 45, quando os domínios que garantem a aquisição de artefatos de nível mais alto são desbloqueados, o jogador precisará muito mais delas.

Tela de ascensão de nível de personagens

Também há a possibilidade de transformar gemas em resinas, mas essa é outra coisa extremamente desaconselhada a se fazer, uma vez que as gemas são a única forma de se obter novos personagens e o melhor é investi-las no gacha mesmo.

No fim, o melhor jeito de repor suas resinas sempre será ter paciência mesmo e esperar os longos oito minutos que cada uma delas leva para voltar.

Os artefatos em Genshin Impact

Os artefatos são itens que servirão para aumentar determinados aspectos dos atributos de seus personagens. Como cada personagem funciona melhor focando no aumento de algum atributo diferente, os artefatos costumam dar bônus diferentes.

Há a possibilidade de escolher 5 peças para compor a build de seu personagem: uma flor, um cálice, uma ampulheta, uma pena e um chapéu. A flor sempre terá como status principal o aumento da vida, enquanto a pena sempre será focada no ataque. Porém, os demais itens poderão variar no bônus concedido e isso é totalmente aleatório no jogo.

Artefato conseguido em um dos domínios com status principal de vida e substatus de proeficiência elemental, dano crítico e taxa crítica.

O ideal é sempre utilizar um cálice que dê bônus do elemento utilizado pelo personagem e um chapéu com bônus de taxa ou dano crítico. A ampulheta irá variar da necessidade do personagem em questão. Ex: Noelle utiliza como principal atributo em sua build a defesa, o ideal para ele seria uma ampulheta com bônus de defesa e assim vai.

No início do jogo, os artefatos que nos são fornecidos não são lá muito bons, mas mantendo essa ordem de prioridade em mente, conseguimos fazer umas boas combinações para esperar o rank 45, que é onde nos domínios que garantem os artefatos mais adequados para os personagens se abrem e, daí podemos farmar como condenados para tentar alcançar o sonho da build perfeita.

Os elementos em Genshin Impact

No jogo, existem sete elementos: cryo, geo, pyro, anemo, electro, dendro e hydro; sendo eles respectivamente representantes dos “elementos” gelo, terra, fogo, ar, eletricidade, plantas e água. Cada elemento representa uma das sete nações do mundo de Teyvat, que é onde o protagonista foi parar, e cada uma dessas nações é regida por um deus responsável por tal elemento. Esses deuses são denominados “arcontes”.

Os três arcontes já lançados no jogo: Zhongli, Ei e Venti.

Até o momento conhecemos três arcontes: Venti, o arconte Anemo; Zhongli, o arconte Geo e Ei, a arconte electro.

Bosses semanais, ascensão de armas e talentos

Geralmente, ao fim de cada arco apresentado pelas missões de arconte ou das missões lendárias, um dos bosses que enfrentamos acaba se tornando fixo, podendo ser enfrentado para que recebamos itens como recompensa de suas derrotas uma vez na semana em troca de determinada quantia de resinas.

Andrius, o lobo é um dos bosses semanais que devem ser feitos em troca de materiais de ascensão de personagem

É importante sempre fazê-los porque são deles que muitos itens de ascensão de talentos dos personagens são droppados e não há outra forma no jogo de consegui-los.

Outras coisas importantes a serem adquiridas para aumentar o nível de poder dos personagens são os domínios que dão materiais de ascensão de talentos ou materiais para aumentar o nível das armas utilizadas por eles. Cada um desses domínios possuem um sistema de revezamento de recompensas de acordo com o dia da semana então sempre é importante consultar no menu do personagem qual exatamente é o dado naquele dia para não acabar indo na esperança de obter uma coisa e receber outra totalmente diferente.

Desbloqueio de conquistas

Há também um jeito muito interessante de conseguir gemas no jogo: desbloqueando conquistas que podem ser consultadas no menu “Conquista”. Algumas categorias, ao serem concluídas em 100% te darão, além de uma quantidade considerável de gemas, um cartão especial para ser utilizado como “capa” de seu perfil no jogo.

Menu de consulta das conquistas do jogo

As conquistas são variadas e podem ser desbloqueadas conseguindo coisas bobas como, por exemplo, abrindo uma determinada quantia de baús em uma das nações disponíveis, e também coisas inusitadas como ser atingido por um raio, fracassar em uma requisição de caça e morrer para um javali.

O que é preciso para que Genshin Impact rode no meu computador?

Para que o jogo rode em seu PC, não é necessário nada de muito extraordinário e é essa uma das coisas que tornam o jogo tão interessante: a fácil acessibilidade.

Fala do personagem Childe durante missão do evento Guerreiros do Labirinto na versão 2.2 do jogo.

Os requisitos mínimos para que Genshin Impact rode tranquilamente em seu PC são: um sistema operacional Windows 7 SP1 64-bit, Windows 8.1 64-bit ou Windows 10 64-bit; processador Intel Core i5 ou equivalente (mas há quem rode o jogo no i3 com certa dificuldade), memória 8 GB de RAM, placa de vídeo NVIDIA GeForce GT 1030 ou superior, DirectX versão 11 e armazenamento com 30 GB de espaço livre.

Quais celulares rodam Genshin Impact?

Ao contrário do que muitos pensam, a acessibilidade com relação ao mobile já não é tão ampla quanto para PC. O jogo é extremamente pesado em sua versão para celulares, exigindo um desempenho alto e sequer aparecendo nas lojas de aplicativos para alguns modelos.

Xingqiu é considerado um dos melhores personagens de suporte do jogo

Atualmente os melhores celulares para se jogar Genshin Impact são: Motorola Moto G9 Plus, Motorola Moto G 5G, Motorola Moto G 5G Plus, Xiaomi POCO X3 Pro, Motorola Moto G100, Samsung Galaxy S10 Lite, Samsung Galaxy S21 e Apple iPhone 11, mas essa lista pode mudar a qualquer momento uma vez que uma nova atualização está para vir no dia 24 de novembro e isso com certeza deixará o jogo mais pesado e pode comprometer o desempenho em alguns dos celulares citados.

Onde baixar Genshin Impact?

Genshin Impact está disponível gratuitamente para PC, Mobile e PlayStation. No PC você poderá baixar o arquivo para instalá-lo diretamente no site da empresa MiHoYo enquanto nas outras plataformas você encontrará em seus respectivos serviços de distribuição de aplicações e games como PlayStore e PlayStation Store.

Mas e aí? Já baixou o jogo? Conte para a gente nos comentários sua experiência!

Aproveite e confira também: