Mikey: Tudo sobre o Sano Manjiro de Tokyo Revengers

Capa da Publicação

Mikey: Tudo sobre o Sano Manjiro de Tokyo Revengers

Por Flávia Pedro

Atenção: Alerta de Spoilers!

Tokyo Revengers é um mangá recente de Ken Wakui e que ganhou um anime a pouco tempo, mas mesmo assim chamou a atenção de muitos durante 2021. Com personagens que se destacam pelo visual adolescente único e diferenciado, Sano Manjiro se tornou um dos queridinhos dos fãs, principalmente por sua história sombria. Veja tudo o que você precisa saber sobre Mikey, o líder da Toman!

O protagonista da história é o Takemichi Hanagaki e, é graças ao seu desejo de alterar o passado, que somos apresentados a Mikey, o líder adolescente de uma gangue de motoqueiros chamada Tokyo Manji. Porém, apesar de ser um jovem divertido e leal aos seus amigos de gangue, ele passa por inúmeras situações traumáticas que vão fazendo com que ele se perca em meio a uma escuridão.

O mangáque está bem mais adiantado – explica muito bem todos os incidentes que aconteceram na vida de Manjiro desde sua infância, então neste texto teremos algumas informações do mangá de Tokyo Revengers e, consequentemente, alguns spoilers. Continue lendo por sua conta e risco.

Quem é Mikey?

Sano Manjiro

Sano Manjiro é um jovem que aparece nos primeiros episódios de Tokyo Revengers como um adolescente temido por outras gangues e conhecido por sua grande força e ótimo desempenho em lutas contra rivais. Em diversos momentos vemos que ele é capaz de derrubar sozinho seus inimigos com a força de um único chute.

Apesar desse lado ameaçador, Mikey é um garoto gentil, companheiro, engraçado e solidário com seus companheiros de gangue, principalmente Draken, seu melhor amigo e braço direito. Ele passa boa parte do anime sendo um garoto normal de sua idade, mas em situações extremas, Mikey se torna alguém violento ao ponto de matar outras pessoas com as próprias mãos se for preciso.

Acontece que, desde muito jovem, o garotinho passou por inúmeras perdas e começou a ser tomado por uma maldade que ele chama de “escuridão”. São esses traumas e essa escuridão que fazem do Mikey “do futuro” o líder impiedoso de uma gangue poderosa que se envolve com coisas pesadas (drogas, assassinato, jogos, estupros e etc).

O passado de Mikey

Mikey quando era criança

O que sabemos de mais antigo sobre o Mikey foi revelado a pouco tempo no mangá e envolve sua infância, sua mãe e seu pai. Ele perdeu seu pai quando ainda era muito jovem e, uma das poucas lembranças que tem dele é ligado a ser forte e não demonstrar fraqueza. A partir daí, Mikey cresceu desejando ser o mais forte de todos e não demonstrar sentimentos.

Já a sua mãe acabou doente quando o garoto deveria ter entre seus 8 a 10 anos de idade, ficando internada e recebendo visitas dele. Estranhamente, nessa época, Sano já brigava na rua e batia em garotos mais velhos, compartilhando isso empolgado com a sua mãe e ela não o repreendia. Quando ela também morre, Mikey tenta não chorar para não parecer fraco e é aí que seu lado sombrio aparece.

Após a morte de sua mãe ele cresce no Dojo de seu avô ao lado de seu irmão mais velho e sua irmã mais nova. Como neto de um mestre em artes marciais, Manjiro cresceu treinando e se tornou um lutador muito bom pra pouca idade. É por isso que ele é visto como tão forte pelos demais, ele realmente treinou o suficiente para isso.

Uns anos se passam e a Tokyo Manji surge, com a reunião de amigos que querem proteger uns aos outros. Mikey é indicado como o líder da nova gangue e faz dela uma das maiores de sua região, sendo temida por adversários. Ele conhece personagens como Draken, Baji, Mitsuya, Pa-chin e Kazutora (e esse é mais um passo para a escuridão).

Ele também perde seu irmão mais velho, graças a Kazutora, seu amigo. Ele e Baji decidiram roubar uma moto para dar de presente ao Mikey, mas a loja que escolheram era justamente a do irmão mais velho do garoto e, após serem pegos no meio do roubo, Kazutora o mata. Mais uma perda, mais um trauma para a vida do menino… Futuramente (dessa vez apenas no mangá) ele também perde Emma, sua irmã.

Esse foi o fim da linha para o Mikey bonzinho que conhecíamos. Após Emma ser morta, Sano se torna outra pessoa, completamente impiedoso e capaz de matar seus próprios amigos.

A personalidade de Mikey

Mikey em sua personalidade simpática

Decifrar sua personalidade é um tanto difícil, pois parece que ele teve algumas ao longo da vida. Mikey era uma criança doce e problemática pois, desde muito cedo, associava a violência como um sinal de poder e isso só piorou com o passar dos anos. Ele se orgulhava das agressões que cometia e de fazer seus adversários “chorarem feito bebês“.

Já na linha do tempo em que Takemichi volta, Mikey parece um jovem normal e brincalhão na maior parte do tempo, em alguns outros parecendo até imaturo demais. Quando seu lado obscuro toma conta é que ele se transforma em alguém que não sente culpa ou remorso pela violência que comete, isso piora com o passar dos anos e o aumento das mortes de pessoas que ele ama.

Mikey passou de uma criança comum a um psicopata que pouco se importa com as mortes que causa, mas o personagem nos faz questionar se as pessoas realmente nascem más, se incidentes pelo caminho as tornam más ou se a escuridão sempre cerca essas pessoas esperando a melhor hora de dominá-las.

O líder da Toman

Principais integrantes da Toman

Como o líder da Tokyo Manji escolhido pelos membros fundadores, Mikey sempre tomou partido de seus companheiros, os defendendo e protegendo sempre que possível. Ele mesmo já liderou seus seguidores em confrontos contra gangues rivais e nunca fugiu da luta ao lado de toda a Toman.

Ele também era o responsável por decidir o destino daqueles que eram derrotados pela Toman, às vezes permitindo que eles se aliassem a sua gangue e às vezes acabando com o grupo rival. Para Mikey, todos da Toman eram uma família! Mas tudo muda quando Emma morre e o garoto põe um fim na Toman e cria uma nova gangue, dessa vez mais perigosa e violenta.

Claro, como líder da Tokyo Manji, Mikey precisava ser o mais forte do grupo e também o mais carismático. Grandes líderes no geral possuem um carisma diferenciado, sendo capazes de motivar outras pessoas através de seus discursos e atitudes. Mikey com certeza tinha essa habilidade social e mais que isso, muito de sua posição de poder estava mais ligada ao carisma e controle que suas aptidões físicas.

Quais são as habilidades de Mikey?

Mikey e a Tokyo Manji em um confronto

Como já foi mencionado anteriormente, algumas das características que mais se destacam em Manjiro são: grandes habilidades em artes marciais, seu carisma, sua resistência física, sua autoridade e sua autoconfiança.

Suas proezas em combate são admiráveis, uma vez que ele é considerado o mais forte da Toman, sendo chamado de “O Invencível Mikey”. Seus inimigos duvidam que ele seja um adolescente comum já que, com um único chute, ele é capaz de derrubar membros de elite de outras gangues.

Como é baixinho e o braço seu alcance é menor, Sano prefere agir com chutes, o que lhe permite encarar adversários mais altos. Além da grande força em suas pernas, Mikey também tem reflexos tão bons que até hoje não o vimos sendo atingido por nenhum ataque surpresa.

A trajetória de Mikey no mangá

Mikey ao lado de Draken

O mangá de Tokyo Revengers está próximo de sua conclusão e, por isso, está abordando melhor a trajetória de Sano Manjiro até aqui, para explicar todos os atravessamentos que o transformaram em alguém tão sombrio. Ele é um dos personagens mais bem construídos da trama, tendo sua história bem delimitada e desenhada, sendo compreensível suas mudanças ao longo da série.

Apesar de ter se tornado alguém tão ruim, ele pede ajuda a Takemichi (para ser salvo por seu amigo), o que indica que no fundo ele ainda é um garotinho assustado que se perdeu no meio da escuridão que o tomou.

Confira também: