Quanto anos tem Dumbledore em Animais Fantásticos e quantos anos ele tinha em Harry Potter?

Capa da Publicação

Quanto anos tem Dumbledore em Animais Fantásticos e quantos anos ele tinha em Harry Potter?

Por Gus Fiaux

Em pouco mais de um mês, nós retornaremos ao Mundo Bruxo graças a Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore, filme que deve explorar um pouco mais das crescentes tensões entre os bruxos durante a década de 30, com a ascensão desenfreada de Gerardo Grindelwald e sua sombra se espalhando pela Europa. Além disso, o filme ainda nos fará reencontrar Alvo Dumbledore, muito mais jovem e prestes a embarcar na guerra mais triste de sua vida.

Muitos se questionam sobre a idade do bruxo, uma vez que ele sempre é visto como um velho excêntrico nas páginas da saga de Harry Potter. Em Animais Fantásticos, estamos sendo convidados a visitar um Alvo mais enérgico e assertivo, que conserva muito da rebeldia de sua juventude, mas que também está trilhando o caminho para virar o amado diretor da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts.

Oficialmente, nos escritos de J.K. Rowling, Alvo Dumbledore nasceu em 21 de agosto de 1881, na vila de Mould-on-the-Wold, na Inglaterra. Sua juventude foi tumultuada e marcada por várias polêmicas familiares, inclusive toda a prisão de seu pai em Azkaban. Quando adolescente, ele se tornou amigo de Gerardo Grindelwald e os dois faziam planos e planos de viajar pelo mundo, dominar as Relíquias da Morte e conquistar poder absoluto.

Claro que isso deu ruim e, após um grande desentendimento, Alvo e Grindelwald separaram seus caminhos. Alvo ficou para trás por puro remorso, já que sua irmã, Ariana Dumbledore, havia morrido no meio de um confronto entre ele, Gerardo e o seu outro irmão, Aberforth Dumbledore. Assim, a partir da dor, o bruxo retornou à escola de Hogwarts, dessa vez como professor, e lá permaneceu até o fim de sua vida.

Dumbledore já era centenário quando apareceu na saga de Harry Potter.

Quanto à sua idade nas sagas apresentadas, precisamos lembrar que Animais Fantásticos e Onde Habitam se passa em 1926 – porém, Dumbledore só foi aparecer no segundo filme da franquia, que é ambientado em 1927. Com isso, ele tem 46 anos quando o vemos pela primeira vez, interpretado por Jude Law. O personagem retornará em Os Segredos de Dumbledore, que é ambientado na década de 30 – ou seja, ele deve estar entre o final dos 40 e o começo dos 50 anos aqui.

Já a saga de Harry Potter é bem curiosa e já começa quando o bruxo passou de seu centenário. Na cena inicial do primeiro livro, quando Harry é resgatado após a morte de seus pais, Dumbledore está com exatos 100 anos, no momento em que deixa o jovem menino ao cuidado dos terríveis Dursley. Vale lembrar que esse “prólogo” se passa dez anos antes do começo das aulas de Harry em Hogwarts.

Então, entre A Pedra Filosofal O Enigma do Príncipe (que é quando Alvo é morto em um plano arquitetado por ele próprio e Severo Snape), viajamos do ano de 1991 até 1997. No primeiro ano letivo de Harry em Hogwarts, alvo tem 110 anos, e ele falece com 116 anos. É uma vida longa e plena, e é sabido que parte dessa longevidade pode ser explicada através da Pedra Filosofal, já que Alvo era amigo próximo de Nicolau Flamel e poderia ter recebido um pouco do elixir da vida para se manter firme e forte por tanto tempo.

Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore estreia no dia 14 de abril de 2022.

Abaixo, confira também: