Disney+ finalmente esclarece dúvidas de anos sobre a linha do tempo do Universo Cinematográfico da Marvel

Capa da Publicação

Disney+ finalmente esclarece dúvidas de anos sobre a linha do tempo do Universo Cinematográfico da Marvel

Por Gabriel Mattos

O Universo Cinematográfico da Marvel está em constante expansão. Novos anúncios de séries e filmes da Marvel Studio alteram a ordem cronológica constantemente, mas existem também casos em que a empresa reorganiza filmes antigos para corrigir inconsistências apontadas pelos fãs. Em preparação a estreia de Mulher-Hulk no Disney+, a plataforma alterou a posição de O Incrível Hulk (2008) na linha do tempo do Japão e da Espanha.

Quando acontece O Incrível Hulk no MCU?

A nova organização situa os eventos da história de origem de Bruce Banner depois dos acontecimentos de Homem de Ferro 2, resolvendo assim uma antiga dúvida de muitos fãs. O filme havia sido originalmente posicionado logo após Homem de Ferro (2008).

O motivo do debate envolvia a cena pós-créditos dos primeiros filmes. Em Homem de Ferro, Nick Fury convida Tony Stark para a Iniciativa Vingadores. Já em O Incrível Hulk, o bilionário parece convidar o gigante escarlate para a equipe, através do General Ross. Parecia uma conexão direta, mas produções posteriores colocaram isso em cheque.

Bruce Banner em O Incrível Hulk.

Por que O Incrível Hulk acontece depois de Homem de Ferro 2?

Durante os eventos de Homem de Ferro 2, Nick Fury declara que Stark não seria a melhor escolha para participar ativamente da equipe. Ele funcionaria melhor como recrutador, como acontece no one-shot “O Consultor”.

No curta, o conselho de segurança queria recrutar Emil Blonsky, o Abominável, para os Vingadores. Mas o Agente Coulson, que tem bom senso, decide sabotar a missão e envia Tony Stark para negociar a soltura do terrorista com o General Ross, recontextualizando a cena pós-créditos de O Incrível Hulk.

Assim, o único lugar em que o primeiro filme de Bruce Banner poderia acontecer seria depois de Homem de Ferro 2, como foi estabelecido na nova ordem oficial. Confira:

Ordem atual do MCU

No momento, O Incrível Hulk não está disponível na Disney+ do Brasil, apenas na Netflix e no Star+. A mudança de ordem só acontece agora porque o Abominável voltará a ter foco no MCU. Emil Blonsky será um dos clientes da advogada Jennifer Walters, a Mulher-Hulk, em sua futura série.

Mulher-Hulk estreia dia 18 de agosto no Disney+.

Leia também: