Por que Chris Tucker, ator de A Hora do Rush, sumiu de Hollywood?

Capa da Publicação

Por que Chris Tucker, ator de A Hora do Rush, sumiu de Hollywood?

Por Arthur Eloi

É muito comum em Hollywood que algumas estrelas cresçam, se popularizem e desapareçam sem maiores explicações, deixando apenas questões na mente do público que costumava acompanhá-las. Os anos 90, em especial, teve muitos nomes de peso que simplesmente deixaram os holofotes da noite para o dia.

Um desses nomes é Chris Tucker. O comediante ficou conhecido por estrelar a trilogia A Hora do Rush entre 1998 e 2007, ao lado de Jackie Chan, mas desde então teve apenas dois outros papéis no cinema. O que aconteceu?

O sucesso de Chris Tucker

Chris Tucker é conhecido nos cinemas por estrelar A Hora do Rush ao lado de Jackie Chan.

Antes do cinema, Chris Tucker era comediante de stand-up em Los Angeles com apenas 19 anos, por volta do início da década de 1990. Foi nessas apresentações que ele acabou entrando em contato com Russell Simmons, o empresário por trás da Def Jam Recordings, gravadora que cuidava de artistas como DMX, LL Cool J, Public Enemy, Pusha T e muitos outros.

Simmons, porém, queria dar mais espaço para comediantes emergentes, então decidiu criar um especial televisivo que ficou conhecido como Def Comedy Jam, gravado no Harlem, em NY, mas exibido pelas telas da HBO. Ali, Chris Tucker se consagrou quando teve um espaço para se apresentar, além da parceria com Simmons ter lhe colocado em constante contato com rappers.

Assim, além de pequenas participações em clipes de artistas como Dr. Dre e 2Pac, ele também fez sua estreia no cinema com Uma Festa de Arromba 3, onde contracenou com Bernie Mac (A Família da Noiva) e Tisha Campbell (Eu, a Patroa e as Crianças). Mas o prestígio só viria em 1995.

Sexta-Feira em Apuros, de 1995, lançou as carreiras de Chris Tucker e Ice Cube nos cinemas.

Durante a década de 1990, após ter deixado a N.W.A. em uma briga bastante pública, o rapper Ice Cube buscava uma forma de se reinventar, e o cinema parecia um bom caminho. O músico então escreveu o roteiro do que viria a ser sua estreia nas telonas: Sexta-Feira em Apuros. Nessa comédia, Cube e Tucker vivem dois doidões que precisam encontrar uma forma de juntar grana para pagar a dívida com um traficante de maconha. O longa foi um enorme sucesso, que alavancou a carreira de ambos os seus protagonistas.

Após isso, Chris Tucker se tornou um queridinho entre diretores cult, estrelando o sci-fi O Quinto Elemento (1997) para o francês Luc Besson, e também Jackie Brown (1997), de Quentin Tarantino. O ápice de sua popularidade veio em 1998, quando se reuniu com o diretor Brett Ratner, com quem já tinha trabalhado em Ambição em Alta Voltagem (1995).

Tucker se tornou parte essencial da franquia A Hora do Rush, que combinava seu humor com a proficiência em artes marciais e agilidade do chinês Jackie Chan, como uma dupla de investigadores se metendo em todo tipo de confusão impossível. Esse também foi o começo do fim da carreira de Chris Tucker.

Por que Chris Tucker sumiu de Hollywood?

A Hora do Rush 3, de 2007, foi o último grande papel de Chris Tucker.

O afastamento do ator se deu por três motivos: prioridades, religião e problemas financeiros. Em 2017, falando com a AZ Central, Chris Tucker afirmou que se sentiu mal de ter menosprezado sua carreira de comediante:

Comecei como comediante, mas aí minha carreira no cinema decolou tão rápido que eu apenas acabei deixando tudo de lado, mas agora voltou a ser minha prioridade. Tenho muito mais experiência de vida agora do que quando era adolescente, então tenho muito mais material. Sou uma pessoa completamente diferente do que quando fazia Def Comedy Jam. Amo fazer filmes, mas estou focando no meu stand-up. É trabalho, de um jeito ou de outro.

Além disso, Tucker também aproveitou a pausa em sua carreira para retomar sua religião, visto que foi criado em um lar cristão pentecostal. A decisão também veio com um novo conjunto de consequências, visto que o comediante optou por não apelar nos palavrões ou fazer piadas de baixo nível em seus shows. Isso também complicou a escolha de papéis no cinema – que definitivamente não estavam em falta.

Durante todo o tempo que está fora das telonas, Chris Tucker continua recebendo propostas para voltar, mas segue recusando todas. Uma lista da Vulture, de 2011, cita apenas alguns dos papéis que o ator abriu mão ao longo dos anos: Máquina Mortífera 4 (1998), A Pantera Cor-de-Rosa (2006), as continuações de Sexta-Feira em Apuros, e até mesmo Django Livre (2012), de Quentin Tarantino.

Curiosamente, não é como se dinheiro não fosse uma questão para ele. Entre 2011 e 2014, Chris Tucker foi pego pelo leão da Receita Federal dos EUA, com grandes dívidas por não ter pago seus impostos ao longo de vários anos durante a primeira década de 2000. Sua dívida com o governo estava na casa de US$14 milhões. Ele fechou um acordo privado com a Receita Federal para se livrar dessa dor de cabeça.

Diferente de muitos atores que somem de Hollywood após estrelar alguma bomba, ou por não pegar papéis, Chris Tucker sumiu por vontade própria. A indústria tenta trazê-lo de volta com holofotes e dinheiro, mas nada parece convencê-lo a voltar… por enquanto, já que ele e Jackie Chan há anos antecipam um quarto A Hora do Rush.

Por hora, ele segue firme e forte nos palcos, por outro lado – inclusive fazendo piadas com os maus bocados que passou. Em um especial da Netflix de 2015, Tucker conta ao público sobre suas desventuras com a Receita Federal, e aproveita para cutucar outro amigo conhecido por não pagar impostos:

Tomem conta das suas contas e nunca escutem os outros. Faça você mesmo suas contas. Tome cuidado porque da última vez eu acabei pedindo a ajuda de Wesley Snipes para fazer minha declaração de renda!

Toda a trilogia A Hora do Rush está disponível no catálogo da HBO Max. Já Sexta-Feira em Apuros, filme que lançou a carreira de Chris Tucker, pode ser encontrado na Netflix e no Globoplay.

Aproveite e confira: