Macaulay Culkin: O que aconteceu com o ator de Esqueceram de Mim?

Capa da Publicação

Macaulay Culkin: O que aconteceu com o ator de Esqueceram de Mim?

Por Jaqueline Sousa

Era uma vez Macaulay Culkin, o ator mirim mais famoso de Hollywood na década de 1990 e que, apesar do futuro promissor, simplesmente desapareceu do centro dos holofotes de uma hora para outra. Se você cresceu neste período do tempo, provavelmente deve se lembrar de como Culkin se tornou popular na indústria cinematográfica após estrelar o clássico Esqueceram de Mim, produção que alavancou sua carreira em proporções inimagináveis para uma criança.

Entretanto, a trajetória de sucesso do ator não durou muito e logo sua carreira acabou caindo no esquecimento. O que aconteceu com Macaulay Culkin então para que ele sumisse de Hollywood? Hoje nós vamos te contar tudo sobre a história do astro mirim!

Quem é Macaulay Culkin?

Macaulay Culkin em Esqueceram de Mim.

Macaulay Culkin iniciou sua carreira como ator mirim.

Nascido em 26 de agosto de 1980, em Nova York (EUA), Macaulay Culkin é o terceiro de sete filhos de seus pais. Alguns deles, como Kieran Culkin, por exemplo, também entraram no ramo da atuação, algo que foi impulsionado pelo histórico profissional do pai, Kit Culkin, que também foi um ator durante a infância. 

Como um artista mirim, Macaulay iniciou sua trajetória nos palcos do teatro quando tinha apenas quatro anos. Sua estreia no cinema viria pouco tempo depois, aos oito anos de idade, com o filme O Rochedo de Gibraltar (1988).

Mas foi a partir da comédia Quem Vê Cara Não Vê Coração (1989) que Culkin realmente começou a chamar bastante atenção da crítica especializada e do público. Até que ele foi escalado para ser Kevin McCallister no primeiro filme da franquia Esqueceram de Mim, um dos grandes clássicos do cinema nos anos 1990 e que, até hoje, é sempre relembrado com carinho por muitas pessoas. 

A partir disso, a vida de Macaulay Culkin nunca mais foi a mesma. O ator mirim deu de cara com um sucesso estrondoso após a ótima performance do filme nas bilheterias, algo que alavancou sua carreira na indústria rapidamente. Outros destaques de sua filmografia são os longas Meu Primeiro Amor (1991), Esqueceram de Mim 2: Perdido em Nova York (1992) e Riquinho (1994).

O que aconteceu com Macaulay Culkin?

Macaulay Culkin como Riquinho.

Macaulay Culkin deu uma pausa em sua carreira como ator quando tinha 14 anos.

Com um futuro tão promissor à vista, Macaulay Culkin decidiu se afastar da atuação quando tinha 14 anos de idade, e é claro que há um motivo por trás de tudo isso. Em entrevista à Ellen Degeneres, em 2018, o ator contou que estava cansado da rotina exaustiva de gravações e que queria ser apenas um garoto normal.

Culkin disse:

“Honestamente, eu estava cansado de tudo aquilo. Fiz 14 filmes em seis anos ou algo do tipo. Ficava longe de casa por muito tempo, estava longe da escola. Precisava de outra coisa… Foi a coisa mais esperta que eu poderia ter feito, tirar esse tempo de folga.”

Foi neste período também que Macaulay se emancipou de seus pais. O casal estava passando por uma separação conturbada para tentar obter controle da fortuna do garoto, que já estava em torno de US$ 17 milhões na época (via The Guardian), e ainda decidir sobre a custódia dos sete filhos. 

Também há relatos de que Kit Culkin, o pai de Macaulay, tinha um comportamento violento dentro de casa. Em entrevista à New York Magazine, em 2001, o ator contou que o pai “sempre tinha sido abusivo”, algo que ele voltou a afirmar em uma conversa no WTF Podcast, em 2018. De acordo com Macaulay, Kit tinha “inveja” de seu sucesso e também apresentava uma personalidade agressiva, “mental e fisicamente” falando. 

Foi diante desse cenário que Culkin resolveu se afastar da indústria cinematográfica, um hiato que só terminou em 2003 quando ele participou do filme Party Monster. Mas a crueldade do esquecimento de Hollywood acabou fazendo com que ele não conseguisse superar a transição de ator mirim para adulto nos próximos anos. 

Além disso, um acontecimento polêmico em sua vida também fez com que seu antigo carisma esfriasse: em 2004, Culkin foi preso após ser encontrado com 17 gramas de maconha e dois tipos de tranquilizantes. Embora tenham surgido rumores de que o ator tinha entrado no mundo das drogas de vez, Macaulay desmentiu tais acusações em entrevista ao The Guardian

Como Macaulay Culkin está hoje em dia?

Macaulay Culkin em evento.

Macaulay Culkin segue atuando hoje em dia.

Desde a volta de seu hiato, Macaulay continuou seguindo com sua carreira como ator, mas não de uma forma muito significativa, fazendo apenas algumas aparições em comerciais ou séries de TV. Sendo assim, ele não chegou a desaparecer totalmente da frente das câmeras, seus trabalhos só não alcançaram a mesma proporção de Esqueceram de Mim, por exemplo.

Hoje em dia, Culkin tem 41 anos e é casado com a atriz Brenda Song, bastante conhecida por ter interpretado a mimada London em Zack & Cody, série de sucesso do Disney Channel. O casal já tem um filho, nascido no ano passado. 

Além disso, Macaulay também tem um podcast chamado Bunny Bear, onde ele entrevista convidados especiais. Já como ator, em 2021, ele participou de alguns episódios da série American Horror Story e, em 2022, também já apareceu em The Righteous Gemstones

Aproveite também: