Os 10 melhores filmes de Jackie Chan!

Capa da Publicação

Os 10 melhores filmes de Jackie Chan!

Por Raphael Martins

Com décadas de carreira nas costas, Jackie Chan é um dos atores mais prolíferos da atualidade e também uma lenda viva do cinema de ação. Conhecido por filmes com coreografias de luta de cair o queixo, muito bom humor e por nunca usar dublês, Chan protagonizou alguns dos maiores clássicos do gênero.

Entre 172 filmes, é bem difícil escolher apenas dez como os melhores, mas assim como o próprio Jackie, não fugimos da raia e topamos o desafio. Vamos a eles!

O Mestre Invencível (Drunken Master II, 1994)

Sequência do lendário filme que o lançou ao estrelato, O Mestre Invencível tem pouco em comum com o original além do humor e do estilo do Kung Fu bêbado, mas consegue ser ainda mais divertido e emocionante.

Chan vive Wong Fei-Hung, um personagem livremente inspirado no grande herói chinês, que acaba se envolvendo sem querer em um caso de tráfico de relíquias chinesas para a Inglaterra. Com seu estilo do bêbado, ele enfrenta lutadores igualmente habilidosos neste que é tido por muitos como o melhor filme de toda a carreira do ator.

Destaque para o duelo final em uma refinaria de metal, onde o ator é jogado dentro do fogo de verdade, escapa pelas brasas ardentes e continua lutando!

Police Story: A Guerra das Drogas (Police Story, 1985)

Logo após o sucesso do primeiro Drunken Master, Jackie Chan brilhou em Police Story, que fez tanto sucesso que acabou virando uma das franquias de ação mais tradicionais do cinema chinês, rendendo vários filmes e derivados.

Neste primeiro longa, Chan é o policial Ka Kui, um homem da lei incorruptível e muito bom no que faz. Após prender um grande chefão das drogas, ele é traído pela testemunha do caso e vai precisar empreender todos os seus esforços para recapturá-lo.

O filme é lembrado até hoje por suas sequências de ação absolutamente insanas, que culminam em uma luta no shopping onde Chan desce por uma torre eletrificada, o que quase o matou na vida real.

O vídeo não está mais disponível.

Operação Condor (Armour of God II: Operation Condor, 1991)

E se Indiana Jones fosse oriental e soubesse Kung Fu? Essa parece ser a premissa deste filme, também conhecido no Brasil como Um Kickboxer Muito Louco, onde Jackie Chan vive um caçador de tesouros chamado Condor e tem a missão de encontrar um tesouro escondido pelos nazistas no deserto.

Ajudado por duas belas mulheres, Condor irá enfrentar caçadores rivais, assassinos treinados e os últimos sobreviventes dos nazistas que esconderam o tesouro, em lutas tão engraçadas quanto emocionantes.

Na cena mais legal do filme, Condor luta contra um bandido em meio a ventiladores gigantes, que fazem ele sair voando no melhor estilo Superman!

O vídeo não está mais disponível.

O Reino Proibido (The Forbidden Kingdom, 2008)

Nessa história de fantasia e misticismo, o garoto Jason (Michael Angarano) é transportado da Boston dos dias atuais para a China antiga, com a missão de entregar entregar um bastão dourado ao lendário Rei Macaco, libertando-o de sua prisão e salvando a China da ameaça de um tirano que se proclamou imperador.

No caminho, ele faz amizade com um imortal bêbado chamado Lu Yan (Jackie Chan), um monge sem nome (Jet Li) e uma jovem guerreira (Liu Yifei), que o ensinam o caminho do guerreiro através do Kung Fu.

Mas esse filme é lembrado principalmente pelo duelo entre Jackie Chan e Jet Li, algo esperado com muita expectativa pelos fãs de filmes de luta na época. E eles não foram decepcionados, porque ela é incrível.

Mr. Nice Guy: Bom de Briga (Mr. Nice Guy, 1997)

Jackie Chan é um pacato chefe de cozinha prestes a se casar com sua namorada, mas passa a ser perseguido pela máfia depois que uma fita com provas incriminadoras acaba nas mãos dele por engano.

É claro que isso significa muitos saltos, socos, chutes e piruetas de Chan por todo o filme. A cena de luta em uma construção abandonada é particularmente uma das melhores do filme, onde o ator usa de tudo o que está ao seu alcance para superar seus inimigos.

A Hora do Rush (Rush Hour, 1998)

Este talvez seja o filme do ator mais lembrado no ocidente, já que se tornou uma cinessérie de muito sucesso. Boa parte disso se deve a enorme química entre Jackie Chan e Chris Tucker, que vivem os policiais Lee e Carter.

No primeiro filme, os dois são obrigados a trabalharem juntos para prender Jun Tao, um grande criminoso chinês atuando secretamente nos Estados Unidos. Mas ao contrário da maioria dos filmes de Chan, o charme aqui são os momentos engraçados entre Lee e Tucker, e não as cenas de luta.

Detonando em Barcelona (Wheels on Meals, 1984)

Este é um dos melhores filmes da carreira de Chan, mas aqui ele não está sozinho: Sammo Hung e Yuen Biao, amigos de infância do ator da época em que treinavam na Escola de Ópera de Pequim, formam com ele um trio de cozinheiros donos de um Food Truck.

Juntos, eles resolvem proteger a jovem Sylvia (Lola Forner), a herdeira de uma grande fortuna, cuja vida está sendo ameaçada pelo próprio tio. Os três mosqueteiros do Kung Fu então saem na porrada com os capangas do vilão para salvá-la.

Arrebentando em Nova York (Rumble in the Bronx, 1995)

Este foi o filme que lançou Jackie Chan ao estrelato nos Estados Unidos, apresentando o ator a um público fora do nicho dos fãs de filmes de Kung Fu dos anos 70 e 80.

Keung (Jackie Chan) vai para Nova York para o casamento de seu tio e acaba tendo problemas com uma gangue local após impedir um assalto ao mercadinho de sua amiga Elaine (Anita Mui). Ele então passa a ser perseguido pelos bandidos, o que é péssimo para eles, pois Keung é um mestre das artes marciais.

Projeto China (Project A, 1983)

Este foi o primeiro de vários filmes que Jackie Chan fez ao lado de Yuen Biao e Sammo Hung, e também é um dos mais divertidos. Nele, Chan vive um marinheiro que precisa trabalhar, a muito contragosto, com a polícia local, para prenderem um grupo de piratas.

Este foi um dos filmes em que o ator mais se machucou nos bastidores, mas tudo valeu a pena no final, pois ele foi um grande sucesso e tem um culto fiel de fãs ainda hoje.

Police Story 3: Supercop (1992)

O terceiro filme da série Police Story foi um dos mais caros e ambiciosos de sua época a serem feitos na China, contando com um orçamento milionário e locações em vários países.

Nele, Chan é um policial durão que se infiltra em uma grande organização criminosa ao lado da agente a interpol Jessica Yang (Michelle Yeoh) para prenderem um chefão das drogas na Ásia. Enquanto tentam cumprir sua missão, os dois viajam pelo mundo enfrentando criminosos e participando de perseguições frenéticas.

Em um de seus truques mais arriscados, Jackie Chan se pendura de verdade em um helicóptero, sem qualquer tipo de proteção. E o helicóptero ainda explode no final!