10 filmes que influenciaram a obra de Quentin Tarantino!

Capa da Publicação

10 filmes que influenciaram a obra de Quentin Tarantino!

Por Evandro Lira

Um dos cineastas mais badalados do cinema moderno é Quentin Tarantino, que está atualmente em cartaz nos cinemas com seu novo longa Era Uma Vez… em Hollywood. O diretor é conhecido por pegar emprestado de outras obras o material para trabalhar em seus filmes, homenageando e recriando alguns dos elementos de grandes nomes da sétima arte.

Nessa lista, você confere alguns dos títulos que foram fundamentais para a carreira do artista:

Imagem de capa do item

Carrie, A Estranha

Tarantino já deixou claro em várias entrevistas que a obra de Brian de Palma é uma de suas principais influências, sendo Carrie, a Estranha a sua favorita.

O filme que adapta o primeiro romance de Stephen King é indiscutivelmente memorável. Uma jovem mulher tímida e calma sofre com a intolerância e maldade alheia até que decide punir seus detratores com um - literal - banho de sangue. Muitos apontam que o longa foi fundamental para ajudar Tarantino a pavimentar Kill Bill.

Imagem de capa do item

Dogville

Em uma entrevista de 2009, Quentin Tarantino falou sobre o quanto ele adorava este filme de Lars von Trier, chamando o roteiro de "um dos maiores já escritos para o cinema". Alguns críticos apontam Dogville como o antecedente moderno mais claro da atual produção do cineasta.

O tom arcaico e cheio de floreios dos filmes de época de Tarantino bebem da água desse filme de 2003, que traz Nicole Kidman em um conto sobre degradação moral e violência em uma remota cidade do Colorado.

Imagem de capa do item

Onde Começa o Inferno

No seu filme Jackie Brown, Tarantino está muito mais interessado em permitir que o espectador conheça seus personagens mafiosos e simpáticos do com os atos de violência tão típicos dos seus filmes anteriores. E o artista aponta como maior inspiração para isso, o filme de 1959, Rio Bravo, onde o lendário John Wayne vive um xerife que tenta resistir a um ataque de um fazendeiro corrupto que quer tirar da prisão seu irmão assassino.

Onde Começa o Inferno, no entanto, se concentra na relação do xerife com seus assistentes desajustados, algo que Tarantino faz com a personagem Jackie e Max no seu filme.

Imagem de capa do item

Lady Snowblood

Variações dos elementos estéticos e narrativos de Lady Snowblood podem ser vistos nos dois volumes de Kill Bill, uma das obras mais populares de Tarantino.

Na trama desse filme japonês de 1973, Yuki tem um único propósito: se vingar da gangue que assassinou sua família. O longa segue a missão da jovem com direito a várias cenas de luta, reviravoltas dramáticas, tom lúdico e narração, elementos que Kill Bill pega emprestado para investir na jornada d'A Noiva vivida por Uma Thurman.

Imagem de capa do item

O Enigma de Outro Mundo

Se inicialmente Os Oito Odiados de Quentin Tarantino e O Enigma de Outro Mundo de John Carpenter só parecem ter em comum o ator Kurt Russell no papel principal, logo descobrimos que eles têm muitas outras semelhanças.

Ambos se passam em um cenário de nevasca, com um grupo de pessoas que suspeitam uns dos outros, enquanto o espectador muda suas alianças e aumenta suas desconfianças a cada momento até o clímax do filme. É evidente a inspiração de Tarantino nessa clássica ficção científica de 1982.

Imagem de capa do item

Django

Essa talvez seja uma das referências mais óbvias da obra de Quentin Tarantino, não só porque ele pega emprestado o título de Django, clássico de 1966, mas também porque se utiliza de algumas cenas de luta tão brutais e violentas quanto as do western.

A história pode não ser parecida, mas tanto em Django quanto em Django Livre, o racismo característico da época se faz presente nas histórias. Tarantino ainda se utiliza da música tema do filme original, e até mesmo o ator principal de Django, Franco Nero, faz uma participação no filme de 2012.

Imagem de capa do item

Jogo da Morte

Esse filme é uma das maiores influências não só de Tarantino para Kill Bill como também para quase todo filme moderno de artes marciais.

O longa que traz Bruce Lee ostentando um macacão amarelo (alô Uma Thurman!) foi marcado também pela morte do artista, que faleceu antes mesmo de terminar o filme. Jogo da Morte acabou sendo finalizado e lançado 5 anos depois, com o uso de dublês e um novo roteiro.

Imagem de capa do item

Fugindo do Inferno

Em Era Uma Vez em... Hollywood, o personagem de Leonardo DiCaprio mencioa Fugindo do Inferno, de 1963, como um filme que ele quase estrelou, mas que infelizmente perdeu o papel para Steve McQueen. O novo longa de Quentin Tarantino faz questão de usar a referência do filme de John Sturges mais de uma vez, trazendo uma sequência de fantasia onde Dalton atua em uma cena do filme, e uma outra em que um personagem representando Steve McQueen, astro de Fugindo do Inferno, aparece brevemente.

Imagem de capa do item

Perigo Extremo

Na época em que Tarantino lançou seu primeiro longa, Cães de Aluguel, vários críticos apontaram que o cineasta havia copiado o enrendo e cenas inteiras do filme de ação de Hong Kong, Perigo Extremo. No entanto, o cineasta se defendeu alegando que tudo era, na verdade, homenagens ao filme de 1987.

O enrendo de Perigo Extremo mostra um jovem policial disfarçado se infiltrando em uma quadrilha de ladrões de joias, e à medida que uma desconfiança começa a pairar em torno do grupo, uma crescente tensão passa a tomar conta do filme. Apesar de ser realmente bem parecido com Cães de Alguel, o filme de Tarantino tem um estilo que difere do longa de Ringo Lam.

Imagem de capa do item

Três Homens em Conflito

Esta obra de Sergio Leone é frequentemente lembrada como um dos grandes filmes do cinema, e Tarantino não discorda disso. O cineasta faz em seus filmes algo que Leone realizou ali em 1966, que é basicamente construir seus filmes em cima de clichês do cinema, e fazer daquilo seu estilo próprio.

Em Três Homens em Conflito, Leone nos oferece um conto sobre ganância e egoísmo com o único caráter possível para sobreviver em meio ao velho oeste americano, temas que Tarantino já abordou em alguns de seus filmes. Além disso, a forma absurda que algumas sequências, no espaço de uma única cena, por exemplo, se fazem em Três em Conflito, se tornou uma das principais marcas de Tarantino.